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Customer experience no setor educacional: Como gerar valor e encantar clientes

Customer experience: palavras-chave para a consolidação e o avanço de instituições de ensino em um mundo contemporâneo e de rápidas transformações. Pilar de qualquer negócio da atualidade, a jornada do cliente precisa ser lapidada em todos os canais de contato, é passo fundamental para atrai-lo e retê-lo.

Já se foi o tempo em que o produto ou serviço final eram o suficiente para conquistar o seu cliente. Na era digital, ele quer ser tratado bem de ponta a ponta. Da hora em que busca saber o endereço da instituição na rede social ao fechamento do contrato e a tão esperada hora de pegar o canudo.

Por isso, investir em ferramentas, inovações e métodos que tragam a melhor experiência ao cliente, é chave para o sucesso de qualquer negócio do segmento. Leia neste post quais são os melhores meios para conquistar mais clientes nesse mercado que está em uma transição acelerada!

 

Uma boa customer experience exige investir em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Ter um bom conteúdo nos canais certos são os melhores meios de atrair mais clientes para a instituição de ensino. E E você pode fazer isso através de estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

O primeiro é responsável por colocar à disposição dos seus clientes, materiais de altíssima qualidade que estejam alinhados a necessidade dele. Enquanto o segundo faz com que cada vez mais pessoas sejam atraídas aos seus canais, em busca de novos conteúdos sempre.

Unir as duas ferramentas é trazer para a instituição um bom relacionamento com os consumidores e possibilidades de novos negócios. Claro, ambas devem ter um planejamento estratégico alinhado para melhorar a customer experience.

 

Tenha uma comunicação clara

O melhor conteúdo deve estar no canal certo, voltado ao público ideal e na linguagem adequada a ele. Essa é uma tríade que mantém a customer experience reforçada.

Não basta ter os melhores meios para ser referência no mercado, para que o público queira consumir seus produtos e serviços. Mas sim, comunicar que a sua instituição tem o que o cliente quer de verdade, no formato que ele deseja e que ele tenha a certeza de que a empresa o entende.

 

Gere marketing de autoridade

O segmento educacional é bastante baseado em um pilar: a autoridade. Afinal, ninguém quer investir muito tempo e dinheiro em uma instituição sem boas referências. Portanto, para ter uma customer experience de sucesso, é preciso explorar o marketing de autoridade.

Um dos meios de conquistar autoridade no segmento é colher e divulgar em todos os canais da instituição, do impresso ao áudio, depoimentos sobre a reputação da empresa. E eles devem vir de ex-alunos, pais, fornecedores e demais clientes.

Esse método dará conta do serviço de divulgar o seu negócio “pela boca dos outros”, principalmente sem parecer que está literalmente se vendendo.

 

Tenha presença digital

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com parceria do SPC Brasil, 97% dos consumidores consultam a web antes de fechar compras. E isso vale para o setor de educação e tende a ser cada vez maior.

Facebook, Instagram, YouTube, Site, Blog. Todo esse arsenal de canais faz parte do que é imprescindível hoje à uma instituição de ensino: ter presença digital.

O SAC de telefone dá espaço hoje ao modelo 4.0, em que o meio digital é 100% prioridade. Materiais de apoio no site da instituição, sala do aluno, e-mail marketing são apenas algumas estratégias de um plano de presença digital.

Diante de tantos recursos para captar e reter mais alunos, você deve ter percebido que em um mundo conectado, cada vez mais a empresa deve se conectar com o aluno. E no cenário EAD, isso vale onde ele estiver, fornecendo materiais e canais do tipo e onde ele deseja se comunicar. Uma fórmula básica de customer experience.

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Taynar Costa
Taynar Costa
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