Curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo: vale a pena fazer para a sua marca?

A curadoria de conteúdo é uma estratégia que está em alta, uma vez que as empresas buscam cada vez mais compartilhar materiais que sejam relevantes para o seu público.

Ela consiste na seleção e publicação de materiais de terceiros, ou seja, o visitante lê, no seu site, conteúdos de terceiros.

Vale ressaltar que tudo isso deve ser feito com muito cuidado e com as devidas referências, afinal, plágio é um crime e uma prática nada legal.

Vamos ajudar nesse sentido! Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre a curadoria de conteúdo e a melhor maneira de aplicá-la no seu negócio.

O que é, exatamente, curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é uma estratégia que faz a seleção de materiais de terceiros e a sua disponibilização por meio dos canais digitais da sua empresa.

Alguns dos materiais mais compartilhados são:

  • blog posts,
  • notícias,
  • infográficos,
  • vídeos,
  • ferramentas,
  • conteúdos interativos,
  • posts nas redes sociais.

Esses conteúdos não precisam ser compartilhados na íntegra ou exatamente do jeito que foram criados.

Sua empresa pode fazer pequenas alterações de acordo com a linguagem e interesse do seu público, mas sempre referenciado o conteúdo original.

Por que fazer a curadoria de conteúdo?

É inegável que nunca tivemos acesso a tanta informação quanto hoje. 

Confira alguns dados que reforçam essa afirmação:

  • mais 4 milhões de artigos são criados diariamente,
  • a cada minuto são postados 456 mil tweets e 46 mil fotos no Instagram,
  • mais de 156 milhões de e-mails são enviados diariamente.

Com tantas ofertas e opções, nós temos problemas para selecionar o que desejamos ver e ler, e o seu público também tem.

A curadoria de conteúdo tem como principal benefício fazer a centralização e a disponibilização de materiais que tenham relação com a sua marca e segmento, tornando a sua empresa uma referência na área.

Além disso, o compartilhamento mais frequente ainda aumenta a autoridade do seu canal, possibilitando que você tenha mais resultados com SEO ou ganhe mais seguidores e assinantes de newsletter, e, claro, marque sua presença.

Como fazer a curadoria de conteúdo?

Confira quais são os passos que devem ser seguidos para iniciar a curadoria de conteúdo:

Conheça o seu público

Essa é uma dica bem comum em toda estratégia de marketing digital, mas também vale para essa, uma vez que você precisa saber o que o seu público deseja ler e consumir. Se você trabalha com eletrônicos, por exemplo, talvez as pessoas queiram ver reviews, novidades sobre os lançamentos do mercado ou, até mesmo, informações sobre as diversas marcas do mercado.

Uma boa ideia para fazer isso é investir em pesquisas que podem ocorrer no próprio stories da sua empresa, perguntando as características dos seguidores, ou ainda através de alguma plataforma que traga esses dados.

Caso não seja possível usar as redes sociais, você pode usar um formulário com seus atuais clientes e traçar uma persona.

Selecione os conteúdos

Essa é uma das etapas mais desafiadoras da curadoria de conteúdo: fazer a seleção. 

Felizmente, existem algumas ferramentas que podem auxiliar, como:

  • Redes sociais: por meio de hashtags é possível encontrar publicações relevantes para o seu segmento e repostá-las,
  • BuzzSumo: site que permite encontrar conteúdos incríveis utilizando palavras-chave,
  • Instapaper: salve gratuitamente todos os materiais que achar interessante para consultá-los depois,
  • Nuzzel: veja o que os seus amigos e seguidores estão compartilhando nas redes sociais e encontre os tópicos mais relevantes.

E claro que você pode fazer da maneira tradicional, visitando sites relevantes do seu segmento e fazendo pesquisas no Google.

Compartilhe nos seus canais

Após o levantamento dos materiais, é hora de escolher em que canais eles serão compartilhados.

Você pode investir em e-mail marketing, focar apenas nas redes sociais ou ainda compartilhar no blog da empresa, ou quem sabe unir todas essas estratégias!

Lembre-se de compartilhar pelos canais mais relevantes para o seu público, naquele que ele está mais presente e se sente mais à vontade.

Um ponto importante: lembre-se sempre de colocar a referência, caso você tenha trazido o conteúdo para o seu canal, para não ser plágio!

Em resumo: a curadoria de conteúdo é um processo que pode ser realizado de diferentes maneiras e é fundamental avaliar o seu público e o que ele procura para saber qual se adapta melhor ao seu negócio. 

Lembre-se de que nenhuma decisão no marketing é eterna. Caso um canal não funcione, vá para o outro sem desistir da estratégia.

 

Agora que você já sabe mais sobre a curadoria de conteúdo, que tal continuar no nosso blog e aprender a criar um planejamento estratégico de marketing do zero?

Equipe DIWE
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