A importância da cultura organizacional na sua empresa

A importância da cultura organizacional na sua empresa

Pense em uma empresa bem-sucedida. Facebook, Twitter, Google, Netflix. Todas elas têm uma coisa em comum, uma cultura organizacional e um culture code sólidos. A seguir vamos detalhar um pouco mais sobre cada um deles.

O que é cultura organizacional e culture code de uma empresa?

Cultura organizacional são as diretrizes e valores que regem uma empresa. Todas as pessoas da empresa, independente do cargo que tenham, trabalham e convivem sob estes valores.

Ou seja, se estas diretrizes valorizam os colaboradores, focam no desenvolvimento pessoal e trabalho de equipe, são flexíveis, têm um propósito bem articulado entre outras características, a cultura da empresa é positiva.

Quando todas estas diretrizes são agrupadas num documento formalizado, incluindo a missão e os valores da empresa, este documento é chamado de culture code, ou o código de cultura da empresa.

Não importa o tamanho da empresa, seja uma startup ou uma multinacional, todas elas possuem uma cultura, que garante uma equipe harmoniosa e um ambiente colaborativo.

Qual a importância da cultura organizacional atualmente?

Umas das principais características da cultura organizacional é mostrar para o mundo a sua marca e identidade. Quando elas são bem definidas, o público se identifica e sua popularidade aumenta.

Outro ponto alto de uma cultura organizacional sólida é a lealdade entre os colaboradores. Quando o ambiente é agradável, os colaboradores se sentem bem, desenvolvem um relacionamento com os superiores e todos trabalham em sinergia atrás de um mesmo objetivo.

Uma empresa com uma cultura bem definida contrata funcionários que se adequam aos seus pensamentos, investem em seu desenvolvimento e recebem lealdade e talento de volta.

Além disso, uma pessoa talentosa conhece outras pessoas com talentos similares. Quando elas estão satisfeitas com seus empregos e ambientes de trabalho, acabam falando sobre isso com conhecidos e facilitando a contratação de novos funcionários.

O que fazer para melhorar a cultura organizacional da sua empresa?

Tudo começa com os líderes. Um líder inacessível não contribui em nada com o desenvolvimento da empresa. Dê liberdade de expressão para os colaboradores e aceite novas ideias e sugestões. Veja, abaixo, uma lista de outras dicas que melhorarão a cultura organizacional da sua empresa.

  1. Mostre que todos os colaboradores são aliados e nunca concorrentes.
  2. Seja sempre claro e aberto, fofocas raramente são disseminadas num ambiente saudável.
  3. Siga à risca os valores e missões da empresa, um culture code que não é seguido rigorosamente não traz benefício nenhum.
  4. Invista nos colaboradores, valorize seus talentos, dê feedbacks constantes, crie um plano de crescimento. Deixe claro o papel e a importância de cada um na empresa.
  5. Invista em um plano de benefícios, principalmente nos relacionados à qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Quando você beneficia seus colaboradores com plano de saúde e odontológico, bolsa de estudos, workshops etc., seu investimento retorna a você em forma de comprometimento.  

Exemplos de culture code bem-sucedidos

Nem todos os culture code das empresas precisam ser longos e complicados, desde que representem exatamente a identidade dela. Existem empresas com apenas poucas linhas de culture code e mesmo assim seguidas à risca. A seguir, vamos ver como funcionam algumas empresas com uma cultura organizacional positiva.

. Netflix:

É uma empresa conhecida por valorizar o colaborador. Ela dá plena liberdade para ele, mas cada um é responsável por seu próprio trabalho. Não há jornada de trabalho fixa, as férias são ilimitadas e a criatividade individual é sempre admirada, desde que as exigências da empresa sejam atendidas. 

. Google:

Muito conhecida por “mimar” seus colaboradores com viagens, jantares grátis, academia dentro da empresa, ambiente pet friendly entre outros. Agindo desta forma, seus funcionários se sentem queridos e por isso executam um ótimo trabalho. Ultimamente a Google tem se preocupado em renovar seu culture code para que ele possa ser seguido por todas as filiais espalhadas pelo mundo. Outra preocupação constante da empresa é manter os colaboradores tranquilos mesmo vivendo num ambiente competitivo.

. Starbucks:

Mundialmente conhecida por preocupar-se com a sustentabilidade do meio ambiente e da sociedade. Sua missão já diz isso claramente: “Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.” Além disso, ela promove ações a fim de estimular a consciência ambiental de seus funcionários e clientes.

. Apple:

Possui uma cultura organizacional que foca na criatividade, inovação e autonomia dos colaboradores. Seu fundador, Steve Jobs, dizia que sua empresa ultrapassa a tecnologia e trabalha com arte acima de tudo.

Qual o culture code da sua empresa? Ele é positivo ou negativo? Agora ficou fácil fazer esta análise e definir uma identidade favorável para sua companhia. Se quiser ler mais sobre assuntos que englobem o mundo do marketing e estratégia digital, continue lendo nosso blog.

Taynar Costa
Taynar Costa
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *