Construção civil em 2019 o que há de mais novo e promissor na área

Construção civil em 2019: o que há de mais novo e promissor na área?

Depois de passar por um período de recessão, a construção civil em 2019 tem uma nova perspectiva de retomada de crescimento e estabilidade no mercado. O Índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pela FGV/IBRE, aumentou gradativamente até chegar a 84,7 no mês de novembro de 2018, o maior nível desde janeiro de 2015.

A expectativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), é que o PIB do setor cresça 2,0% em 2019.

Com a retomada do mercado a todo vapor, crescem também as oportunidades de expansão e bons negócios, mas é importante que as empresas da construção civil estejam atentas às tendências de sustentabilidade, eficiência energética, inovação em prestação de serviço e atendimento aos clientes para se manterem sempre competitivas e aumentarem as chances de crescimento a longo prazo.

Estar atento às mudanças no mercado, em termos tecnológicos de infraestrutura, equipamentos, ferramentas, gestão de processos e comportamentais do consumidor garante que empresas do setor construtivo consigam manter-se ativas, competitivas e na mente do potencial cliente.

Para fazer com que os negócios na construção civil em 2019 estejam alinhados ao sucesso, confira abaixo as principais novidades que empresas da construção civil precisam conhecer e aplicar para se diferenciar no mercado.

3 iniciativas promissoras para a construção civil em 2019

A tecnologia se atualiza diariamente e suas mudanças afetam o futuro próximo de todas as empresas. Por isso, é importante ficar de olho no que vem por aí para saber como as inovações irão impactar o mercado da construção civil em 2019. Isso garante mais poder de adaptação aos negócios e, consequentemente, resultados mais positivos.

Sustentabilidade e eficiência energética

Um projeto médio de construção sustentável pode economizar cerca de 40% o uso de água, 35% a emissão de gás carbônico e 65% o desperdício. Esse tipo de construção eficiente está em alta e será cada vez mais requisitada, graças ao avanço sobre a conscientização ambiental e também por uma questão de custo.

Além dos ganhos ambientais e sociais, um empreendimento sustentável e com práticas ambientalmente corretas são mais valorizados e podem também ter melhor custo-benefício.

Smart Cities

Smart Cities

As cidades inteligentes, ou smart cities, são a grande aposta da construção civil, segundo o Grand View Research, pesquisa que demonstra um crescimento de 15,2% nesse mercado entre 2014 e 2019.

Cidades como essas são tidas como modelo em modernidade, pois envolvem projetos de implementação de eficiência energética, de uso de recursos naturais e de automação de serviços.

Além disso, toda mobilidade urbana e infraestrutura também é repensada, com sistemas de transporte multimodal e distribuição de energia e água racional e eficiente, por exemplo. Por isso, os empreendimentos já devem ser pensados e projetados seguindo esses conceitos.

Marketing digital

Marketing Digital

Por se tratar de um setor restrito, o mercado de construção civil possui um longo funil de vendas, a decisão de compras é demorada e, quando as negociações são entre empresas, o fechamento de negócio depende de muitos requisitos para acontecer. Além do mais, comprar um imóvel ou materiais de construção não é tão simples quanto ir ao supermercado, não é mesmo?

Além desses fatores básicos, o consumidor atual é extremamente exigente e, em poucos toques e uma pesquisa no Google, a solução de seus problemas ou dúvidas é encontrada. Por que não aparecer nas pesquisas de seus clientes em potencial?

Apesar de não ser tão novo assim, o marketing digital vem ganhando cada vez mais importância em empresas da construção civil, essa estratégia é acessível e pode entregar resultados expressivos, a curto e longo prazo, pois ela acontece onde os consumidores passam o maior tempo atualmente: na internet.

Essa estratégia vai desde a construção de um site até o envio automatizado de emails com conteúdos personalizados de acordo com o estágio do funil de vendas que o cliente se encontra.

Essa preparação do cliente facilita o trabalho da equipe de vendas, que geralmente perde muito tempo com clientes que ainda não conhecem seu produto ou não possuem interesse algum em adquirir sua solução. Desta forma, a equipe de vendas fica preparada para receber seus clientes, fechar negócio e com tempo de sobra para investir em melhoria contínua, novas campanhas e estratégias.

Como vantagens do marketing digital, podemos citar o baixo custo, melhor identificação e classificação de potenciais clientes, retornos mensuráveis, engajamento com o público-alvo, redução do ciclo de vendas. Este tipo de contato contínuo com seus clientes em potencial passa uma sensação de segurança e conforto, pois agrega valor à vida dele, fator que gera autoridade e reconhecimento de sua marca.

Você pode perceber até aqui que as inovações no mercado da construção civil não param e são, ano a ano, cada vez mais importantes. Os gestores que acompanham e aplicam essas medidas no cotidiano produtivo e administrativo garantem mais expressividade no mercado e, claro, competitividade.

A construção civil em 2019 reserva ainda muitas transformações, tendências e inovações para alavancar o crescimento do setor e sua rápida recuperação depois do período de recessão.

Você já sabe que para se diferenciar no mercado da construção civil, inovação e tecnologia andam lado a lado, certo? Então confira nosso conteúdo sobre tecnologia na construção civil e aprenda ainda mais sobre como aumentar sua produtividade e resultados.

Taynar Costa
Taynar Costa
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *