marketing social

Que marca a sua empresa quer deixar no mundo? Conheça o marketing social

Ter um negócio de sucesso e que gere lucros: esse é o objetivo de todo empreendedor com uma ideia para o mercado. Mas, e o impacto que sua marca vai causar no mundo, já parou para pensar nisso? Uma empresa não é completamente de sucesso se ela não se preocupar em como vai transformar positivamente a sociedade em que está inserida.

Ao longo dos anos, diversos pesquisadores propuseram alternativas para garantir que o lucro e o impacto social positivo andassem lado a lado, como é o caso do conceito de Marketing Social, criado nos anos 70 por Phillip Kotler. É possível usar o marketing, como ferramenta de comunicação, para influenciar as pessoas com responsabilidade social.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e aprofunde-se no marketing social.

 

O que é marketing social? 

Segundo a definição do Social Marketing Institute, marketing social é “o planejamento e implementação de programas desenhados para criar mudança social a partir de conceitos advindos do marketing comercial”. 

Ou seja, o marketing social é a junção das técnicas de marketing com o propósito de difundir alguma ideia que tente eliminar problemas sociais, e não focar na venda de produtos e serviços. Claro que a marca ganha visibilidade nesta ação, mas esse não é foco no momento. 

É muito importante entender que o marketing social tem uma estratégia profunda, enraizada nos valores da empresa. Os valores comunicados partem, de fato, da crença de todos os envolvidos com a empresa, que eles podem ser agentes de mudança. É diferente, portanto, de usar causas sociais para impulsionar os resultados do marketing comercial. 

As empresas que apenas usam causas sociais de fachada, sem vínculo com o DNA da marca, acabam fazendo isso de forma rasa, o que é facilmente desmascarado pelos consumidores, como é o caso de muitas empresas que praticam Greenwashing.

Leia também: O papel das empresas na transformação cultural

 

Por que Marketing Social é importante para as empresas?

Consumir por consumir está ficando cada vez mais fora de moda. Cada vez mais as pessoas estão apoiando marcas que se preocupam em apoiar causas de interesse social. 

Os números não negam: 

  • 50% dos consumidores brasileiros se declaram adeptos da prática de apoiar ou punir empresas com base na sua participação social (Instituto Ethos);
  • 24% dos consumidores preferem comprar produtos ou serviços de empresas que têm responsabilidade social em detrimento daquelas que não tem essa preocupação (Instituto Ethos);
  • 66% dos consumidores afirmam que pagariam mais por um produto oferecido por uma empresa comprometida com valores sociais (The Sustainability Imperative – Nielsen)

Assim, podemos perceber que a responsabilidade social é uma oportunidade também para as empresas, que devem focar em mais do que apenas passar uma imagem positiva. Com o marketing social, sua marca pode conscientizar o público, contribuindo para mudanças positivas na sociedade. 

Leia também: O que a diversidade tem a ver com os resultados do seu negócio? 

 

Cases de marketing social para você se inspirar

Agora que já tem em mãos todos os detalhes sobre o conceito de marketing social, que  tal conferir alguns exemplos de empresas que conseguiram fazer isso com sucesso? Confira a seguir e inspire-se: 

 

McDia Feliz

Anualmente, a rede mundial de hambúrgueres McDonald ‘s destina parte das vendas do hambúrguer Big Mac para apoiar a causa do câncer infantil. A ação McDia Feliz acontece há 30 anos no Brasil, e aplicou mais de 200 milhões de reais em instituições de todo o país.

 

Visa Causas

O projeto Visa Causas, da bandeira de cartões de crédito Visa, permite que os seus clientes escolham, por meio de um portal dedicado ao projeto, uma causa para apoiar (entre as opções Animais, Crianças, Idosos, Educação e Saúde). A cada vez que o cliente utilizar seu cartão de crédito (para compras pessoais), a Visa faz uma doação para a causa escolhida. 

Até hoje, foram realizadas mais de 140 milhões de doações por causa do projeto. 

 

Florestas Ypê

O projeto Florestas Ypê, da marca de detergente com o mesmo nome, é uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, e faz parte do Programa Florestas do Futuro, que procura contribuir na conservação da biodiversidade, proteção dos recursos hídricos e trazer bem-estar às comunidades envolvidas. 

O Florestas Ypê já plantou mais de 750 mil árvores desde o início do projeto, em 2007. Além de plantar espécies nativas da Mata Atlântica em cidades como Campinas e Itu, há um desdobramento social, gerando empregos por meio do projeto para a comunidade local.

Pronto, você está preparado para levar a palavra do marketing social a diante. Uma empresa é um grande agente de mudança, capaz de influenciar na sociedade. Por isso atitudes positivas, divulgadas por meio do marketing social, podem desencadear uma corrente do bem. Gostou de saber mais sobre o assunto? Continue navegando no blog e encontre mais temas profundos para mergulhar. 

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