Como usar estratégias de marketing na construção civil?

Estar bem estruturado, com uma boa equipe operacional e munido de recursos produtivos é o mínimo necessário para uma empresa de construção civil prosperar. Porém, ter todo o processo produtivo alinhado e não fortalecer sua marca para conquistar mais clientes pode acabar estagnando seus resultados. Para resolver este problema, é importante recorrer à elaboração de estratégias de marketing mais eficientes. Já pensou em como fazer isso?

O setor de construção civil tem muito a ganhar usando estratégias de marketing, principalmente se ela englobar um posicionamento estruturado no ambiente online. Quando bem elaborado, integrado e coordenado da maneira correta, o marketing na construção civil pode ajudar a realizar bons negócios. Por isso, neste artigo vamos explicar pontos importantes sobre marketing e quais as estratégias de marketing digital mais indicadas para sua empresa de construção civil.

Estratégias de Marketing para construção civil

Marketing é um grupo de ações tomadas para criar visibilidade de uma empresa, marca, produtos e serviços. Ou seja, é criar a presença de sua marca na mente do consumidor. Assim, quando a necessidade de adquirir um produto/serviço surgir, sua empresa será a primeira opção a ser lembrada.

Para essa memorização acontecer, é indispensável que sua empresa crie uma boa reputação, credibilidade e autoridade no mercado atuante. Daí a importância de investir em marketing para garantir o sucesso do negócio!

Marketing digital na construção civil – 4 soluções eficientes

Engana-se quem pensa que marketing digital é eficiente apenas para empresas novas e com viés tecnológico. Até mesmo em áreas historicamente mais tradicionais, como a construção civil, a integração entre campanhas de marketing on e off é imprescindível para se aproximar das personas e se transformar em uma autoridade no seu mercado.

Leia também: 3 tendências na construção civil para aplicar e se diferenciar no mercado

A atuação online, baseada em marketing de conteúdo, pode tornar a empresa uma referência em seu nicho. Pesquisas indicam que o marketing de conteúdo pode ser uma estratégia 62% mais barata e três vezes mais efetiva do que as técnicas de marketing tradicionais.

Mas, para isso dar certo, é necessário investir tempo e recursos na definição de alguns pontos importantes. Confira algumas soluções para compor as suas estratégias de marketing:

1. Crie um site atrativo e alinhado com o seu negócio

O primeiro passo é criar ou atualizar seu site para que ele esteja funcionando corretamente quando seu potencial cliente acessá-lo. Para isso, as fotos precisam carregar adequadamente sem travar, o formato precisa ser adaptável para a tela de dispositivos mobile, com informações bem descritas de seus produtos e serviços, espaços para cadastro de clientes, contato eletrônico etc.

2. Tenha um blog e se torne referência no mercado

Existem muitos blogs com conteúdos sobre construção civil na internet, mas poucos deles entregam conteúdos de valor, que esclarecem dúvidas sobre métodos, processos e recursos produtivos e realmente agregam valor ao cliente. Que tal fazer diferente e criar um blog para disponibilizar conteúdo profundo e valioso para a sua audiência?

Criar um blog é o método mais fácil de firmar autoridade à sua marca, dar credibilidade e proporcionar confiança através de seus conteúdos. Além disso, ao trabalhar com conteúdos bem otimizados, é possível alcançar bom posicionamento de seu site nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo e etc.).

3. Ofereça conteúdos ricos para atrair mais clientes

Os canais de transmissão de conteúdos ricos mais comuns atualmente são ebooks, podcasts, infográfico e webinars. Além de ajudar na estratégia que citamos anteriormente, como uma possibilidade de entregar conteúdos ainda mais completos e de mais valor aos seus clientes, esses materiais são usados como chamariz de leads.

Essa estratégia de “isca” para atrair clientes funciona como uma troca: você entrega o conteúdo e em troca o usuário deixa seus dados de contato. Assim, você pode continuar se comunicando com essas pessoas, mostrando os diferenciais da sua marca, produtos e serviços e educando-as sobre o mercado.

Por exemplo, se uma pessoa deixa seus dados para baixar um ebook sobre tipos de telhas, ela possivelmente vai se interessar também por conteúdos que expliquem como fazer a instalação correta desse material, sobre os diferenciais entre as telhas da sua marca e as dos concorrentes e, por fim, pode acabar entrando no seu site ou indo a uma distribuidora e encomendando telhas para uma obra. Todo esse caminho você vai poder construir enviando conteúdos da sua marca para ela por e-mail, por exemplo.

4. Se aproxime do seu público com as redes sociais

Outros canais fundamentais de comunicação entre marcas e clientes são as redes sociais que, além da grande visibilidade, promovem conteúdo e funcionam como um canal de engajamento e comunicação direta com seus clientes, aproximando-os do dia a dia da empresa, criando um relacionamento estreito e humanizando a marca.

Outro ponto positivo é divulgar conteúdos publicados no site ou blog por meio de links nas redes sociais, o que aumenta o tráfego e visibilidade.

Leia também: Storytelling: o que é e qual a importância no seu negócio

O Inbound Marketing é uma estratégia baseada na atração de potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes, nutrindo-os com informações importantes até chegar o momento de decisão de compra. Além disso, trabalhar com estratégias de marketing online e off line é fundamental para negócios da construção civil.

A DIWE é um das TOP 5 agências de Inbound Marketing Brasil e pode te ajudar a escalar os resultados das estratégias de marketing. Quer saber como? Então fale com um Diwer.

Equipe Diwe

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