Estratégia digital: como ter sucesso nas vendas?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, estima-se que o faturamento das vendas no e-commerce cresça 16% quanto ao ano passado. Esse número deve alcançar R$ 79,9 bilhões em 2019, comprovando que a tecnologia e os dispositivos móveis estarão ainda mais presentes no dia-a-dia dos consumidores.

Com todo esse volume de usuários comprando pela internet, as empresas já estão se atualizando e tendo que reformular estratégias para comercializar seus produtos com mais facilidade. Porém, só recorrer aos métodos tradicionais não é o suficiente, sendo necessário também mudar o mindset para que os profissionais saibam direcionar as vendas até o público certo.

Quer saber qual o mindset os gestores de Vendas precisam ter e como eles podem se preparar para alcançar o resultado das vendas? Descubra, neste post, como esses líderes estão impulsionando o seu desempenho com as estratégias digitais e saiba como você também pode fazer isso dentro dos seus negócios.

Mindset

De acordo com a Hootsuite e We Are Social, em 2018 a quantidade de usuários na internet ultrapassou a marca de 4 bilhões de pessoas. E o que isso significa?  Que boa parte do comércio de produtos está acontecendo na web.

Por conta disso, as empresas sabem que aprimorar as estratégias e modificar o seu mindset são prioridades caso queiram se manter competitivas. Reconhecem que a mudança de mentalidade quanto à transformação digital pode ser a chave para resultados mais consistentes.

Primeiro, porque torna os gestores mais preparados para encarar os desafios  e segundo, porque encontram na inovação o suporte para bolar novas estratégias.

No caso dos produtos, uma alteração no mindset do gestor de Vendas pode ser o suficiente para ajudá-lo a melhorar as entregas e aprimorar o seu relacionamento com os usuários. Na transformação digital, com o suporte da tecnologia e ferramentas de gestão e marketing por exemplo, as equipes conseguem ficar mais bem estruturadas e confiantes para inovar nas estratégias. Isso é ótimo porque permite que elas promovam experiências mais positivas e memoráveis para os consumidores.

Se pararmos para analisar o interessante nisso tudo é que as estratégias certas vão poder otimizar a comunicação antes e depois das vendas, o que favorece a retenção de clientes, fidelização com a marca e aumento dos lucros.

Vendas: entregando o que o cliente precisa

O objetivo da estratégia digital é descobrir o que os clientes procuram e como eles estão usando a internet para localizar produtos e serviço, certo? Para as empresas que já compreendem suas necessidades e que querem captar bons resultados nas vendas criar experiências totalmente novas é muito interessante.

Fornecer opções diferentes de compras, disponibilizar ferramentas que permitem a personalização de pedidos e acompanhar o progresso na fabricação das encomendas são apenas algumas alternativas. Mas que podem ajudar a empresa a oferecer à eles uma experiência mais dinâmica.

Agora que já explicamos como a alteração no mindset pode ajudar os gestores de Vendas, veja à seguir três etapas indispensáveis para acelerar o desempenho e saiba como é possível entregar aos clientes o que eles realmente precisam.

1. Defina o seu público

Não adianta, conhecer o seu público-alvo vai continuar sendo uma das etapas mais importantes nos negócios. Saber o que o cliente está fazendo, quais as plataformas que ele está utilizando e a forma com que está interagindo podem ser questões simples, mas que ajudam as empresas a estabelecerem um perfil certo para comunicação.

Ou seja, elas passam a se relacionar com os usuários certos, por meio das mensagens certas — sem ter que perder tempo na direção errada.

2. Priorize as necessidades do seu cliente

É claro que depois de conhecer o público-alvo os gestores precisam analisar quais são as necessidades dos clientes. Nesse caso, os elementos que realmente estão atrasando a vida dos consumidores. E por que é importante saber disso?

Porque assim as empresas passam a ter maior conhecimento sobre qual o produto indicado a cada perfil de usuário. E se elas sabem quais são as necessidades do público, fica mais fácil de direcionar as estratégias para caminho certo, não concorda?

3. Crie conteúdo para ajudá-los

Quando o assunto é desenvolver uma estratégia digital de vendas, o negócio é sério. Isso porque todas as informações disponibilizadas na internet podem ser responsáveis por alavancar ou até mesmo prejudicar o seu negócio. Como os consumidores modernos estão exigentes, eles não querem mais saber de conteúdos explicativos sobre um determinado produto. Agora eles só buscam informações práticas sobre como a marca é capaz de ajudá-los.

Os conteúdos que esclarecem dúvidas ou solucionam problemas são interessantes já que conseguem posicionar a marca como líder em seu setor. Ou seja, os gestores conseguem mostrar que a empresa está totalmente empenhada em solucionar e atender suas necessidades.  

Como podemos ver, o sucesso de uma estratégia digital de vendas vai depender, primeiramente, do mindset organizacional. Só depois disso, com profissionais mais bem preparados e informados, é que a empresa vai conseguir conhecer o seu público e compreender suas necessidades. E com base nisso, estruturar as melhores estratégias para alcançar clientes, solucionar problemas e impulsionar ações mais lucrativas.

Gostou do tema? Quer saber mais sobre como ter sucesso com uma estratégia digital de vendas? Clique e então converse com um de nossos especialistas. Estamos à disposição para ajudá-lo nessa trajetória.  

Equipe DIWE
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