homem digitando num notebook

Transformação: como sair da Tecnologia da Informação para Tecnologia do Negócio

Facilitar o relacionamento com os consumidores, integrar todos os setores da empresa e selecionar as tecnologias certas para auxiliar na transformação digital. Os profissionais de TI estão desempenhando um papel cada mais vez importante dentro das organizações.

Como o sucesso de uma marca vai depender exclusivamente da análise precisa de indicadores, a Tecnologia da Informação está deixando de ser apenas uma área operacional para se tornar também uma área gerencial. Ou seja, o trabalho desses especialistas está tendo influência sobre a tomada de decisão e formulação de estratégias.

Existem CEOs que ainda não compreendem a necessidade de o setor estar envolvido com outros departamentos, nem o porquê de as equipes de TI precisarem se reinventar de forma contínua. E talvez seja por isso que eles estão deixando de conquistar resultados mais satisfatórios.  

A verdade é que a área de TI precisa deixar de executar apenas funções operacionais  para se transformar junto ao grupo. Assim como todos os outros setores, ela precisa estar inserida dentro do business intelligence. 

Precisa se transformar em Tecnologia de Negócios e ter em sua equipe profissionais qualificados e dispostos a fazer a diferença. Que  desenvolvam uma comunicação mais clara para que a empresa consiga aprimorar processos, direcionar estratégias e investir recursos com mais sabedoria.

Tecnologia do Negócio

A TN visa orientar e conduzir as equipes dos departamentos de tecnologia das empresas para que atendam as demandas e necessidades dos negócios, mitigando a necessidade de processos com estruturas centralizadoras e burocráticas – isso tudo permite uma estrutura estratégica de gestão de Tecnologia para atender as necessidades do negócio. É tecnologia como meio para entregar valor, e não como fim!

Os CEOs precisam contar com o suporte dos CIOs para determinar quais tecnologias  serão mais eficientes. Assim  como para analisar as informações com segurança e para avaliar a forma como os investimentos irão impactar no desempenho dos negócios

Transformar a Tecnologia da Informação em Tecnologia de Negócios é permitir que os dados coletados se transformem em informações de qualidade. E que por meio disso os  gestores possam direcionar as estratégias certas e assim aumentar as chances de sucesso. 

Mas como mudar?

Para que essa evolução ocorra imbuída em valor e resultado, o primeiro passo para a área de Tecnologia é pensar: o que o meu cliente (seja ele interno ou externo) precisa? E como posso agregar mais valor para a experiência desse consumidor, por meio da tecnologia?

Segundo dados do Gartner, menos de 20% dos líderes digitais de empresas são CIOs. E para que esse número cresça, os gestores precisam chamar a responsabilidade para si, mostrando como a área de TI pode ser um acelerador de mudanças para beneficiar a empresa e seus clientes.

A era digital chegou e cobra um novo posicionamento: mais inovação, agilidade e menos resistência a mudanças.

Renato Teixeira, CIO da VR Benefícios, contou um pouco sobre como esse processo vem acontecendo na organização e como os gestores precisam trabalhar para promover engajamento entre os profissionais e fazer com que eles tornem os objetivos da empresa os seus, reforçando o propósito da área. 

Confira o que ele está fazendo no seu dia a dia e se inspire em mais um episódio do ProTalks!

Taynar Costa
Taynar Costa
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *