Como reter talentos na era digital

Como reter talentos na era digital

No cenário digital em constante evolução de hoje, é fácil ficar para trás. E não é apenas em relação aos consumidores, mas com seus colaboradores também. Na era da tecnologia, as empresas precisam se preocupar com seu posicionamento como marca empregadora para superar os desafios de atração e retenção de talentos.

Os colaboradores de hoje querem trabalhar para empresas que lhes permitam desenvolver e demonstrar as habilidades necessárias para se superar e ter sucesso. As organizações que saem na frente nessa corrida de atrair e reter talentos são justamente aquelas que podem oferecer tais oportunidades, seja por meio de treinamento ou experiências práticas.

Leia também: Diversidade no meio corporativo: melhores resultados, melhores pessoas, mundo melhor

As gerações nativas digitais, Millennials e Geração Z, vão ajudar a sua empresa a conduzir a transformação digital, portanto é fundamental saber o que os estimula e engaja a permanecerem na organização. De acordo com a Forbes, a geração Z abrange 25% da população mundial atual. Uma pesquisa da Fortune afirma que 32% dessa geração se esforça para ter o trabalho de seus sonhos em vez de simplesmente assumir um cargo.

Nesse cenário, o que precisa ser feito pelas empresas para que elas se tornem atrativas para os profissionais? Confira a seguir.

5 estratégias para reter talentos na era digital

5 estratégias para reter talentos na era digital

#1- Maturidade digital

De acordo com pesquisa do MIT Sloan Management Review, os colaboradores que achavam que suas empresas não ofereciam oportunidades para desenvolver suas habilidades digitais tinham seis vezes mais chances de deixar a empresa dentro de um ano do que aqueles que trabalhavam para organizações mais maduras digitalmente, onde havia mais habilidades e oportunidades de desenvolvimento.

A mesma pesquisa indica também que 80% dos funcionários preferem trabalhar para líderes digitais. E isso não se limita aos millennials, mas se aplica em todas as faixas etárias, o que reforça a influência do ambiente digital.

Portanto, tenha em mente que para reter talentos é importante ter uma cultura digital bem consolidada, que empodere os colaboradores, o trabalho em equipe e o crescimento na carreira.

#2- Plano de carreira

Empresas que não reconhecem o potencial de cada colaborador e não deixam claro quais as possibilidades de crescimento naquele lugar, prejudicam a retenção de talentos.

O plano de carreira deve dizer ao colaborador as possibilidades de crescimento profissional que dispõe e qual caminho deve ser percorrido para chegar até lá. Isso inclui oferecer treinamentos e constante evolução.

#3-  Flexibilidade

Horários flexíveis e trabalho remoto, essas são algumas das maiores tendências para o mercado de trabalho, cada vez mais valorizadas por colaboradores e reconhecidas por empresas. A flexibilidade é vantajosa para ambos os lados. Colaboradores deixam de perder horas diárias no trânsito, ganham mais qualidade de vida, bem-estar, autoestima e autoconfiança. O resultado é mais produtividade.

#4- Trabalho colaborativo

As organizações na era digital não têm fronteiras entre setores. Na verdade, há uma troca contínua e mútua de conhecimento e experiências profissionais em um ambiente de compartilhamento de informações, tanto sobre projetos quanto sobre clientes e tendências. Todos os setores trabalham em equipe com metas em comum.

Leia também: Collaborative Selling: como adotar?

#5- Feedbacks contínuos

Ética e transparência são valores prezados por profissionais de todas as gerações. Portanto, as empresas precisam priorizar ciclos de avaliações de desempenho, para que seja passado ao colaborador não apenas seus pontos fortes e fracos, mas, acima de tudo, quem sejam apresentados pela liderança de forma clara e objetiva.

Ter feedbacks constantes faz com que a cultura de troca evolua sempre, trazendo resultados positivos para a produtividade e crescimento da empresa, além de oferecer um sentimento de reconhecimento ao profissional e colaborar na retenção desses talentos.

Leia também: A importância da mulher no mundo corporativo

A atração e retenção de talentos deve ser tratada com sua devida importância dentro das empresas, uma vez que é o capital humano que faz toda diferença nos negócios. Portanto, para que as organizações tenham sucesso nesse desafio de atrair e manter novos talentos na era digital, é fundamental se adequar e implementar novas estratégias para manter o time motivado.

Gostou de saber um pouco mais sobre retenção de talentos na era digital? Então continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das principais tendências do mercado.

Equipe DIWE
Equipe DIWE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *