Como preparar a equipe para a transformação digital?

No post anterior falamos à respeito da postura que um gestor deve ter dentro da empresa, a importância em mudar o seu mindset organizacional e como isso é capaz de contribuir para o crescimento dos negócios. Sabemos, porém, que esses profissionais não devem estar focados apenas em mudar a sua própria mentalidade, como garantir também que toda a equipe o esteja acompanhando rumo à inovação.

E talvez esse seja o momento certo para começar a se questionar se o seu time de vendas têm evoluído junto com você. Ou será que eles estão apenas parados no tempo?

Descubra, neste post, quais são os entraves de mindset que pode impedir o seu time de vendas de crescer. Qual é o seu papel como gestor em apontar e sugerir soluções para melhorias?

Os vilões da transformação digital

As pessoas nunca estiveram tão conectadas quanto agora. Nos últimos anos, esses números têm se tornado mais expressivos, apontando que os consumidores estão 5 vezes mais dependentes de conteúdo digital do que no ínicio de 2000. Não só isso, existe ainda uma previsão indicando que haverá mais de 2,55 bilhões de usuários utilizando redes de mídia social até 2021.

E o que isso quer dizer? Que o espaço digital e o uso de novas tecnologias estão longe de acabar.

Junto dessa evolução de mercado, e com a maior participação dos consumidores, os gestores estão se vendo pressionados a adotarem novas estratégias para aumentar a competitividade e fazer o time de vendas crescer. No entanto, essa tarefa nem sempre é fácil uma vez que existem obstáculos que precisam ser superados.

Entre muitas dificuldades, os principais entraves que impedem o time de vendas de acompanhar a transformação digital, são:

  • Resistência Cultural: o receio da mudança pode fazer com que muitos profissionais deixem de encontrar soluções mais eficientes. Satisfazer-se com os mesmos resultados, apenas porque o mindset da equipe não está disposto a acompanhar o progresso, é o mesmo que dar um tiro no pé. Além de limitar o crescimento nos negócios, uma mentalidade atrasada pode impedir que os profissionais busquem por novas oportunidades.
  • Profissionais com pouca experiência e habilidade: um time inseguro e com pouca experiência não reconhece a necessidade da mudança. Eles estão com medo, sem saber como o mercado funciona nem como deve ser feita a formulação de estratégias novas de vendas. O resultado disso é a falta de competitividade.
  • Ausência de planejamento: é quando o seu time de vendas não está sendo bem direcionado. Sem um planejamento, eles não sabem quais metas precisam ser atingidas nem sequer quais são os objetivos. Ou seja, as chances de sucesso são poucas. É importante rever o seu papel como gestor nesse item para que eles consigam concluir suas funções com segurança, e realizar as tarefas de maneira correta.
  • Falta de alinhamento entre a tecnologia e os negócios: a tecnologia é uma aliada importante para o funcionamento das vendas. Não tê-la alinhada junto de um planejamento pode ocasionar no atraso de projetos, como também impedir que os profissionais cheguem a resultados confiáveis. Isso acaba por prejudicar as vendas, a tomada de decisões e a formulação de novas estratégias.

Saiba como definir os seus objetivos estratégicos de negócios, clicando aqui.

Pode não parecer, mas esses entraves podem ser o suficiente para atrasar o progresso do seu negócio. Tanto você como a sua equipe precisam estar adeptos à mudança, e isso não só relacionado a infraestrutura.

É necessário também mudar o comportamento e o mindset organizacional para que todos sejam capazes de acompanhar a transformação digital.

Soluções para o crescimento

Quando não existe conformidade entre um gestor e sua equipe de vendas, as estratégias de aquisição e retenção de clientes são praticamente nulas. É como se todos estivessem percorrendo um caminho escuro, sem o auxílio de qualquer lanterna.

Para impedir que os entraves acima consigam atrapalhar o seu time, é necessário que você os direcione para o caminho certo. E de que forma você pode fazer isso? Sugerindo soluções para ajudá-los a otimizar seus resultados.

  • Líderes de vendas precisam assumir a tecnologia

Os consumidores estão exigentes e as vendas precisam ocorrer de maneira rápida. Para ajudar nesse processo, muitas empresas estão investindo na criação de uma própria equipe composta por profissionais especializados em tecnologia, desenvolvedores, arquitetos e também administradores. Tudo isso para que eles desenvolvam seus próprios aplicativos de vendas.

  • Inteligência Artificial para as vendas

A Inteligência Artificial consegue garantir maior vantagem sobre as vendas. Isso porque facilita a funcionalidade dos processos, contribuindo para que os representantes concentrem os seus esforços na construção de um relacionamento com os clientes, ao invés de só focarem em estratégias comerciais.

  • Mobilidade

Os profissionais de vendas estão acostumados a utilizarem dispositivos eletrônicos no dia a dia. Não mude isso. Assim eles ficam mais acostumados com a ideia da transformação. Pense que, além de ficarem mais conectados com o mundo, eles conseguem também acompanhar as mudanças, em tempo real, do que está acontecendo no mercado lá fora.

  • Agilidade e colaboração

Oriente os seus profissionais para que todos trabalhem de forma colaborativa. Não só no setor de vendas, os integrantes dos times precisam estar direcionando esforços para o mesmo caminho caso queiram alcançar os objetivos mais rápidos.

  • Ambiente confiável

Seja receptivo. Como gestor, conceda espaço para que a sua equipe de vendas consiga expor as suas preocupações e ideias. Com um diálogo e um ambiente regado à confiança, você e outros profissionais podem chegar a insights e soluções que até então, ninguém conseguiria.

  • Assuma riscos e inove

Incentive o seu time a inovar e assumir riscos. Não para que vejam no fracasso apenas os erros, mas para que reconheçam nele a oportunidade para aprender e crescer com isso. Sem a coragem para a inovação, os profissionais podem acabar acomodados, correndo o perigo sério de ficarem ultrapassados.   

Embora existam entraves que impedem os profissionais de enfrentarem uma transformação digital com tranquilidade, existem sim soluções que ajudam amenizar e até mesmo solucionar esse problema. É claro que cabe ao gestor direcionar e preparar a equipe, mas com uma mudança no mindset de ambos os lados, fica mais fácil de você e todos os outros conquistarem resultados melhores, mais rápido.

Gostou do tema? Quer ajudar sua equipe a enfrentar a transformação, mas está com dificuldade para direcioná-los? Clique e então converse com um de nossos especialistas. Estamos à disposição para auxiliá-lo nessa jornada.

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.