Como montar uma estratégia profissional de social selling?

Não afaste os futuros clientes pelas redes sociais! Ficou assustado? Mas é muito comum isso acontecer nas empresas que não sabem se relacionar com o público-alvo. O social selling tem o importante papel de utilizar as mídias digitais para atrair potenciais clientes por meio da promoção da marca e construção de uma comunicação efetiva.

Utilizar essa estratégia digital da maneira correta é o primeiro passo para conseguir gerar maior conversão de leads e potencializar o aumento do fechamento de contratos. Contudo, também é fundamental que os times de marketing e vendas saibam trabalhar alinhados, pois isso também interfere muito nos resultados.

Então, como utilizar essas ferramentas de forma adequada para ter sucesso em suas campanhas? É sobre isso que falaremos a seguir!

O que é social selling?

Está vinculado à maneira como sua marca (pessoal ou empresarial) se comunica com o objetivo de criar relacionamentos mais sólidos. Um vendedor, por exemplo, pode utilizar essa habilidade para promover uma interação com potenciais clientes e aumentar a geração de leads e conversão em vendas.

Antigamente, a construção desse relacionamento estava associada aos encontros presenciais, reuniões de negócios e eventos corporativos. Com o surgimento das redes sociais, o contexto mudou um pouco e deve ser expandido para o mundo digital.

É por isso que muitas organizações criam um perfil nas mídias on-line para promover a marca, os produtos e serviços. Elas também são excelentes canais para gerar uma interação entre a companhia e o público-alvo.

A ideia aqui é criar uma comunicação mais próxima e interativa com o consumidor. A Amazon é um bom exemplo de organização que consegue atingir esse patamar de relacionamento por e-mail e chat on-line.

Se um cliente inicia uma conversa preocupado com a entrega do produto, os atendentes já conseguem responder de forma humanizada e descontraída para amenizar o tom da conversa. Veja o exemplo do e-mail entregue minutos depois de um bate-papo no chat:

Qual é a importância da estratégia digital para o time de vendas?

Um relatório do Linkedin identificou que 90% dos melhores vendedores utilizam ferramentas de social selling para encontrar prospects e ampliar o fechamento de negócios.

Por isso, torna-se muito importante investir nessa estratégia para ampliar o contato dos vendedores com o público e criar um relacionamento duradouro. Conheça os principais pilares ao fazer essa “venda social”:

1- Mídias digitais

O Linkedin é uma das principais ferramentas on-line que podem ser utilizadas para criar um relacionamento entre os profissionais de vendas, a empresa e os potenciais clientes.

Você pode criar um perfil pessoal, por exemplo, e identificar que trabalha na companhia. A partir daí, consegue utilizar as suas redes de contato para iniciar um networking e fazer pesquisas sobre os interesses dos potenciais consumidores da organização.

2- Fortalecimento da marca

As demais mídias podem ser utilizadas para ampliar o número de pessoas engajadas com a empresa. Para isso, é importante produzir conteúdo relevante no Instagram, Twitter, Linkedin ou Facebook, dependendo da rede que mais se encaixa no perfil da companhia.

Os vendedores podem auxiliar os profissionais de marketing na elaboração de uma estratégia digital mais eficiente. Isso, por meio do compartilhamento de informações como: as principais dúvidas sobre o produto, receios antes de fechar uma venda, as dores do cliente que o fazem procurar pela companhia, entre outras questões.

Assim, os setores conseguem atuar em conjunto para promover o negócio, atrair prospects e ampliar as vendas.

3- Geração de leads

O objetivo da estratégia digital é gerar engajamento e atrair potenciais consumidores para a marca para transformá-los em leads. Como chegar lá?

A equipe de marketing consegue utilizar gatilhos mentais para estimular a inscrição em algum material diferenciado e esse contato entra no funil de vendas. O lead é trabalhado no decorrer do caminho até que demonstre o interesse em se tornar um real cliente.

É aí que o time de vendas ganha mais peso: identificar o momento ideal de fazer uma ligação, enviar um e-mail específico ou agendar uma visita para falar sobre o produto.

4- Análise de resultados

A estratégia digital também precisa ser monitorada pela equipe para avaliar o desempenho das comunicações utilizadas. A equipe de marketing consegue identificar as publicações que geram maior engajamento, enquanto o time de vendas tem o importante papel de acompanhar o número de leads que chegam ao setor e que fecham uma compra.

Os dados são úteis para identificar quais são os formatos e temas que atraem a atenção do público-alvo da empresa, transformando isso em insights para o desenvolvimento de novas ações. Também é uma maneira de identificar as mudanças que precisam ser feitas para melhorar o relacionamento entre o cliente e a marca.

Portanto, desenvolver uma estratégia digital focada nos interesses do público-alvo da empresa é fundamental para promover um social selling. Para isso, os profissionais do setor de vendas devem manter uma comunicação próxima ao time de marketing para desenvolver um trabalho em conjunto e focado no aumento do resultado das vendas.

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Equipe Diwe

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