Como gerar oportunidade de vendas por meio das redes sociais?

DIWE
June 10, 2021
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07 minutos
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Marketing

As redes sociais são ótimos canais para gerar oportunidades de vendas, principalmente no cenário atual.Segundo uma pesquisa de 2019 realizada pelo Instituto QualiBest, a maioria dos brasileiros já realizou algum tipo de compra por meio desses canais.E esse número ficou ainda maior durante a pandemia. De acordo com o portal Mercado e Consumo, em 2020, um terço de todas as vendas realizadas pelos e-commerces foram feitas por intermédio das redes sociais.Dessa forma, fica evidente a importância que esses canais têm para a sua empresa e como eles podem auxiliar na geração de oportunidade de vendas.Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Nós podemos ajudar. Continue lendo esse post e veja como planejar uma estratégia comercial para a sua empresa.

O aumento das vendas pelas redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida da maior parte dos brasileiros que as utilizam não apenas para interagir com seus amigos e familiares, mas também para conhecer novas marcas e buscar mais informações sobre serviços e produtos.Isso se tornou ainda mais recorrente no ano de 2020, em que houve lockdowns e isolamento social.Dessa forma, muitas empresas começaram a trabalhar nesses canais para divulgar o seu negócio e conquistar novos clientes.Uma pesquisa realizada há um ano pelo Centro Regional de Estudos do Brasil aponta que 78% das empresas nacionais têm ao menos uma mídia social, e que, dessas, 57% têm como único objetivo vender mais.Frente a tantos dados, é impossível negar a importância do seu negócio investir nesses canais.

Como criar oportunidade de vendas nas redes sociais?

Confira as nossas dicas para que você crie oportunidade de vendas nas suas redes sociais e conquiste o novo consumidor.

Faça uma boa gestão de comunidade

O marketing de comunidade visa estreitar o seu relacionamento com os seguidores e clientes. Para isso, deve-se focar nos interesses do seu público-alvo, buscando gerar engajamento e conversão.Nós aconselhamos a utilização dos 3 Cs para construir uma comunidade:

  • captação: veja o que o que seu público-alvo deseja, o que ele valoriza e crie conteúdos que tenham valor,
  • capacitação: foque em materiais educativos que realmente impactem os seus seguidores e gere interação,
  • conversão: ofereça suporte e crie relações verdadeiras para incentivar mais pessoas a engajarem com a sua marca.

Aposte no Social Commerce

O Social Commerce é uma estratégia que permite que você venda diretamente nas redes sociais.Segundo a pesquisa já citada, realizada pelo Mercado e Consumo, essa opção é muito utilizada pelas marcas:

  • 57% delas utilizam o Instagram Shopping,
  • 46% apostam na Loja do Facebook,
  • apenas 21% utilizam somente sua loja comercial.

Foque no customer sucess

O foco da sua empresa não deve ser apenas a venda, mas, sim, a experiência que o cliente tem com ele e com a sua marca. É nessa premissa que se baseia a estratégia de customer sucess: não tentar apenas vender, mas entender detalhadamente o problema que o possível cliente tem e gerar valor para ele através da sua ferramenta ou produto.Para esse pilar, uma boa dica é passar informações relevantes para o mercado e, assim, criar uma relação forte com os seguidores.Essa estratégia, quando aplicada corretamente, consegue promover o crescimento da marca de forma orgânica, aumentando a sua receita e criando verdadeiros fãs.

Saiba mediar conflitos

As redes sociais não são utilizadas apenas para se divertir, elas auxiliam a comunicação entre marca e consumidor, por isso, é comum que nas páginas das empresas existam comentários com reclamações sobre a solução ou até mesmo sobre o atendimento que foi prestado.Muitos negócios escolhem não responder e aguardar a pessoa entrar em contato por outro canal, há ainda os que arquivam esses comentários para evitar que outras pessoas os vejam.Isso é um grande erro.Todas as reclamações devem ser respondidas com o respeito e seriedade que exigem.Nós aconselhamos responder o comentário e ainda chamar a pessoa no privado para saber mais sobre o problema e, assim, buscar uma maneira de resolvê-lo.Lembre-se de sempre ser educado e jamais discutir com um cliente. Isso faz com que a marca fique com uma imagem ruim, o que pode influenciar na decisão de compra de outros potenciais compradores.Agora você tem todos os primeiros passos que devem ser seguidos para divulgar a sua marca e conquistar novos clientes pelas redes sociais. Essa estratégia já faz parte da maioria das empresas e pode fazer toda a diferença para a sua.Crie sua página, divulgue as soluções, aposte nos canais de vendas, esteja presente e dê o primeiro passo para vender mais.Agora que você sabe mais sobre as vendas pelas redes sociais, continue planejando a sua estratégia e aprenda como fazer um planejamento para esses canais.