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Como gerar oportunidade de vendas por meio das redes sociais?

As redes sociais são ótimos canais para gerar oportunidades de vendas, principalmente no cenário atual.

Segundo uma pesquisa de 2019 realizada pelo Instituto QualiBest, a maioria dos brasileiros já realizou algum tipo de compra por meio desses canais.

E esse número ficou ainda maior durante a pandemia. De acordo com o portal Mercado e Consumo, em 2020, um terço de todas as vendas realizadas pelos e-commerces foram feitas por intermédio das redes sociais.

Dessa forma, fica evidente a importância que esses canais têm para a sua empresa e como eles podem auxiliar na geração de oportunidade de vendas.

Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Nós podemos ajudar. Continue lendo esse post e veja como planejar uma estratégia comercial para a sua empresa.

 

O aumento das vendas pelas redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida da maior parte dos brasileiros que as utilizam não apenas para interagir com seus amigos e familiares, mas também para conhecer novas marcas e buscar mais informações sobre serviços e produtos.

Isso se tornou ainda mais recorrente no ano de 2020, em que houve lockdowns e isolamento social.

Dessa forma, muitas empresas começaram a trabalhar nesses canais para divulgar o seu negócio e conquistar novos clientes.

Uma pesquisa realizada há um ano pelo Centro Regional de Estudos do Brasil aponta que 78% das empresas nacionais têm ao menos uma mídia social, e que, dessas, 57% têm como único objetivo vender mais.

Frente a tantos dados, é impossível negar a importância do seu negócio investir nesses canais.

 

Como criar oportunidade de vendas nas redes sociais?

Confira as nossas dicas para que você crie oportunidade de vendas nas suas redes sociais e conquiste o novo consumidor.

 

Faça uma boa gestão de comunidade

O marketing de comunidade visa estreitar o seu relacionamento com os seguidores e clientes. 

Para isso, deve-se focar nos interesses do seu público-alvo, buscando gerar engajamento e conversão.

Nós aconselhamos a utilização dos 3 Cs para construir uma comunidade:

  • captação: veja o que o que seu público-alvo deseja, o que ele valoriza e crie conteúdos que tenham valor,
  • capacitação: foque em materiais educativos que realmente impactem os seus seguidores e gere interação,
  • conversão: ofereça suporte e crie relações verdadeiras para incentivar mais pessoas a engajarem com a sua marca.

 

Aposte no Social Commerce

O Social Commerce é uma estratégia que permite que você venda diretamente nas redes sociais.

Segundo a pesquisa já citada, realizada pelo Mercado e Consumo, essa opção é muito utilizada pelas marcas:

  • 57% delas utilizam o Instagram Shopping,
  • 46% apostam na Loja do Facebook,
  • apenas 21% utilizam somente sua loja comercial. 

 

Foque no customer sucess

O foco da sua empresa não deve ser apenas a venda, mas, sim, a experiência que o cliente tem com ele e com a sua marca. 

É nessa premissa que se baseia a estratégia de customer sucess: não tentar apenas vender, mas entender detalhadamente o problema que o possível cliente tem e gerar valor para ele através da sua ferramenta ou produto.

Para esse pilar, uma boa dica é passar informações relevantes para o mercado e, assim, criar uma relação forte com os seguidores.

Essa estratégia, quando aplicada corretamente, consegue promover o crescimento da marca de forma orgânica, aumentando a sua receita e criando verdadeiros fãs.

 

Saiba mediar conflitos

As redes sociais não são utilizadas apenas para se divertir, elas auxiliam a comunicação entre marca e consumidor, por isso, é comum que nas páginas das empresas existam comentários com reclamações sobre a solução ou até mesmo sobre o atendimento que foi prestado.

Muitos negócios escolhem não responder e aguardar a pessoa entrar em contato por outro canal, há ainda os que arquivam esses comentários para evitar que outras pessoas os vejam.

Isso é um grande erro.

Todas as reclamações devem ser respondidas com o respeito e seriedade que exigem.

Nós aconselhamos responder o comentário e ainda chamar a pessoa no privado para saber mais sobre o problema e, assim, buscar uma maneira de resolvê-lo.

Lembre-se de sempre ser educado e jamais discutir com um cliente. Isso faz com que a marca fique com uma imagem ruim, o que pode influenciar na decisão de compra de outros potenciais compradores.

Agora você tem todos os primeiros passos que devem ser seguidos para divulgar a sua marca e conquistar novos clientes pelas redes sociais. Essa estratégia já faz parte da maioria das empresas e pode fazer toda a diferença para a sua.

Crie sua página, divulgue as soluções, aposte nos canais de vendas, esteja presente e dê o primeiro passo para vender mais.

Agora que você sabe mais sobre as vendas pelas redes sociais, continue planejando a sua estratégia e aprenda como fazer um planejamento para esses canais.

Equipe DIWE
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