Evite estes 4 erros básicos no Planejamento de Marketing para 2020

Evite estes 4 erros básicos no Planejamento de Marketing para 2020

Outubro marca a chegada do último trimestre do ano, momento ideal para começar o planejamento de marketing do próximo ciclo. Afinal, todo plano de marketing, até mesmo o digital, precisa de tempo para dar retorno. Então, se você quer entrar em 2020 com tudo, a hora de começar é agora! 

O plano de marketing traça os caminhos que devem ser percorridos para alcançar cada meta da empresa. Onde a empresa está, para onde vai e como fazer para chegar lá são algumas questões que devem ser respondidas neste momento. 

Por isso, além de trabalhar com antecedência, ter estratégia também é fundamental para evitar erros básicos, mas que podem colocar todo planejamento de marketing digital por água abaixo. Conheça os principais deslizes que você deve evitar na hora de elaborar o seu planejamento para ter resultados mais efetivos.

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4 erros básicos no planejamento de marketing 

1- Não fazer pesquisas 

Conhecer a fundo o mercado em que sua empresa está inserida é um dos primeiros passos no planejamento de marketing e, talvez um dos mais importantes. É importante conhecer a concorrência, os aspectos econômicos e o ambiente interno da sua organização.

Colete o maior número de informações capazes de impactar diretamente no seu negócio. Pesquisas dão muito trabalho, mas são fundamentais para identificar oportunidades e ameaças ao desempenho das estratégias. 

2- Não conhecer seu público 

Outro ponto importante e ainda, muitas vezes, deixado de lado é a criação de personas para o seu negócio. Diferente do público alvo, que está relacionado a um grupo de pessoas, a persona é como um personagem criado a partir de informações verdadeiras sobre seus clientes. 

É uma comunicação mais personalizada, que envolve definir os gostos e particularidades dos potenciais clientes, indo além de dados demográficos para abordar hobbies, desejos e necessidades.

Portanto, a falta de definição sobre quem é a persona, ou as personas, do seu negócio pode causar diferentes efeitos contrários, como alto custo de aquisição de novos clientes, dificuldade de fechar negócios, além de não conseguir retê-los, causando insatisfação nos consumidores. 

3- Não definir métricas 

Não definir métricas

Aquilo que não é medido, não pode ser melhorado, certo? Portanto, é essencial para o sucesso de todo planejamento de marketing a definição de indicadores chaves de desempenho, ou os KPIs (Key Performance Indicator). 

São eles que vão apresentar, de forma concreta, os resultados das ações planejadas. Assim, é possível trabalhar as melhorias e ajustes com base em dados, e não em suposições.  

Cada negócio deve ter o seu, afinal eles variam conforme os objetivos da empresa. Porém, alguns são fundamentais para todos. 

  • ROI (Retorno sobre o investimento);
  • Taxa de conversão;
  • Custo por visitante;
  • Custo por lead;
  • Funil de vendas.

Mas apenas defini-los não basta! É preciso monitorar constantemente seu desempenho para repensar ações, se for necessário. 

4- Não contar com ajuda especializada

Para elaborar um bom planejamento de marketing digital é fundamental conhecimento técnico, teórico e prático. Portanto, uma equipe especializada no assunto é imprescindível. 

Contar com parceiros estratégicos que possam auxiliar na construção do planejamento de marketing personalizado e desenhado conforme as necessidades do negócio é o pontapé inicial para uma estratégia de sucesso.

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A DIWE é a primeira agência brasileira a aplicar profound marketing, uma atuação que não fala basicamente só de indicadores de marketing, mas também pensa em negócios com mais elementos que podem ajudar no desenvolvimento dos projetos.

Conseguimos unir indicadores de marketing e negócios de igual para igual. Contamos com a agilidade da agência pequena, mas com times essencialmente digitais e estruturados para atender as necessidades do novo consumidor. 

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Taynar Costa
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