Como criar experiências impactantes, sem sofrimento

DIWE
November 4, 2019
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07 minutos
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Dados e Estratégia

Segundo Demand Metric, 78% dos executivos entrevistados apostam na oferta de conteúdo personalizado como o futuro do marketing. Cada vez mais, a personalização da estratégia é usada para garantir a atração, fidelização e encantamento dos clientes. Mas como criar experiências de impacto com ações simples?A produção de conteúdo relevante para resolver as dores da persona é uma das etapas mais importantes na estratégia de inbound marketing. Isso porque o conteúdo é a base para atrair e nutrir os leads que serão acompanhados por todo funil de vendas até chegarem na conversão.Para criar conteúdo que encante, não é preciso reorganizar a estrutura da empresa e muito menos fazer mudanças bruscas na equipe ou diretrizes de comunicação. Criar experiências de impacto, engajamento e fidelização é possível com estratégias simples, mas embasadas nas verdadeiras necessidades do cliente – sendo assim mais assertivas.Leia também: Aprenda com as startups: 3 cases de sucesso de marketing digital para te inspirar

Como criar experiências de impacto com marketing personalizado

Construir uma mensagem personalizada é um processo que leva em conta a segmentação dos indivíduos com base em alguns aspectos, como: onde estão, quem são, em qual fase do ciclo de compra estão, por que acessam seu conteúdo e por onde acessam (o mobile ganham a cena atualmente).Criar experiências de impacto está muito mais associado com a personalização e exclusividade da mensagem do que com a complexidade e inovação da ação, propriamente dita. Para atingir esse objetivo, voltamos ao ponto zero da criação de conteúdo: a definição de personas.Criar um personagem semi-fictício com as características reais do seu potencial cliente, saber exatamente com quem se fala e quais as dores esta persona precisa solucionar é fundamental para transformar a jornada de compra, interagindo com assertividade e tornando a experiência do cliente algo singular.Ao perceber a personalização, o cliente torna-se fiel à marca e um embaixador, reconhecendo e propagando o valor que recebeu do seu negócio.Leia também: Collaborative Selling: como adotar?

Case Terra Empresas

A DIWE é responsável pela condução do projeto de inbound marketing e gestão dos conteúdos do Terra Empresas, especialista em soluções de internet para o micro e pequeno empresário. A marca tem o desafio de posicionar-se nesse mercado e conseguir chegar até suas personas por meio dos conteúdos publicados no blog.

Qual foi o plano de ação escolhido?

A partir do mapeamento das personas, a DIWE trabalha mensalmente no planejamento do calendário editorial do cliente, entendendo quais são as principais dores do consumidor do Terra Empresas e estruturando pautas com conteúdos que ajudem a resolver esses desafios.Quais foram as ações executadas que solucionaram o problema?Definição de pauta, acompanhamento da produção e distribuição do conteúdo. Conheça os produtos mais vendidos na internet no Brasil.

Qual foi o resultado tangível/mensurável resultante da execução?

Toda semana é feito um acompanhamento para analisar os conteúdos que melhor performaram e colocá-los em destaque no portal Terra. Em uma semana de publicação, o conteúdo Conheça os produtos mais vendidos na internet no Brasil representou 40% de todas as visitas do site, num total de 11.500 acessos. O resultado valida que o planejamento de conteúdo traçado para promover a educação e conscientização da persona do Terra Empresas tem trazido resultados expressivos ao abordar temas que estão de fato conectados às suas necessidades e dúvidas.“Acredito que o maior valor desse case está na comprovação de que quando um planejamento de conteúdo é bem estruturado, quando a persona do cliente é construída com base em um cenário real, há grandes chances de entregarmos conteúdos que resolvam as dores do cliente e, consequentemente, que atinjam ótimos resultados, como foi o caso desse conteúdo para o Terra Empresas.Além disso, há uma parte analítica importante: estamos sempre procurando entender o que performou bem, quais são os termos mais buscados, quais temas interessam nossas personas, essa pesquisa é fundamental para compreender o comportamento do consumidor e, assim, produzir materiais que atendam a esses anseios e dúvidas”, finaliza Camila Prochnow, Diwer responsável por esse case.Agora você já sabe como criar experiências impactantes com personalização e conteúdos desenvolvidos exclusivamente para sanar as dores da sua persona. Gostou de mergulhar nesse tema? Continue acompanhando o blog e fique por dentro!