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Como construir uma presença digital eficiente para a sua marca

2020 foi um ano que pegou todo mundo de surpresa. Com a pandemia de Covid-19 se espalhando, medidas de isolamento social foram importantes para conter o avanço da doença, mas impactaram diretamente o faturamento e funcionamento de todos os negócios. 

Tudo mudou em muito pouco tempo, principalmente no comportamento dos consumidores e seus hábitos de compra. Segundo dados da Compre&Confie, publicados no E-commerce Brasil, entre 24 de fevereiro e 24 de maio, as vendas online aceleram e resultaram em um faturamento de R$ 27,3 bilhões no e-commerce nacional (71% maior que o mesmo período de 2019). As compras online nunca se fizeram tão presentes e negócios de todos os tamanhos precisaram dar atenção à sua presença digital. 

Como sua empresa está neste cenário? Para vender em um mundo online, é preciso ter a presença digital bem construída. Entenda a seguir o que é e como posicionar sua empresa estrategicamente.  

 

4 dicas para construir uma presença digital realmente eficiente 

Ao contrário do que muitos acreditam, para ter uma presença digital consistente é preciso ir além de criar apenas um site ou um perfil nas redes sociais. Entregar conteúdo de valor e agregar na vida de suas personas é o diferencial que separa empresas maduras das iniciantes quanto a presença digital. À medida que seu negócio consegue entregar esses pontos de valor e ser visto digitalmente, é natural que o volume de vendas acompanhe este crescimento.

Presença digital é uma questão de estratégia: é preciso acertar na criação do conteúdo e no direcionamento para o público certo. Isso exige investimento, seja de tempo ou dinheiro, mas também todo bom investimento precisa dar retorno. Então, confira abaixo algumas dicas para começar a implementar estratégias simples, mas eficientes, que vão te ajudar a conquistar os clientes no mundo online. 

 

1- Defina sua persona corretamente 

Se você ainda não sabe a diferença entre persona e público-alvo, está mais do que na hora de aprender e ter a sua. Mas caso a sua empresa já tenha passado por esta etapa, a persona desenhada para o seu negócio ainda faz sentido? 

Saber quais são as características deste personagem semi fictício, elaborado com base em dados reais de clientes, é fundamental para que você consiga criar conteúdos de forma estratégica, que realmente alcance as dores, objetivos e necessidades do seu cliente ideal. 

 

2- Produza conteúdo com qualidade e transparência

E por falar em conteúdo, ele deve ser o foco central da sua estratégia para construir e manter uma presença digital relevante. O objetivo é realmente ajudar seu cliente, produzindo conteúdos do interesse dele, que possam ajudá-los em algum nível. As vendas são consequência dessa autoridade criada com base no conteúdo entregue. A quantidade de informações no digital é imensa, sua empresa precisa se destacar pela qualidade. 

Outro ponto importante é criar o posicionamento da marca. Aqui, a definição do seu público é um dos pontos-chave, pois com base nas informações sobre ele, onde está, quais suas preferências, dificuldades e necessidades, é possível construir o posicionamento mais adequado para a marca.

Seja no site, blog ou redes sociais, invista em conteúdos que seja do interesse da persona e realmente os ajude. 

 

3- Tenha um site que te ajude

Para encontrar novas lojas, produtos ou prestadores de serviço, onde vamos buscar? No Google, é claro. E seu cliente também. Por isso, ter um site bem posicionado é importante. Aqui, você deve dar atenção a algumas práticas de SEO (Search Engine Optimization) que vão ajudá-lo a deixar seu site ou blog bem ranqueados no Google.

O site e um blog institucional podem ser canais para compartilhar outros tipos de conteúdos relevantes para sua persona. E, com as técnicas certas de SEO, você será facilmente encontrado nos motores de buscas. Alguns pontos importantes que seu site deve considerar neste sentido: o tempo de carregamento das páginas, tempo de permanência dos visitantes, responsividade, entre outros.

 

4 – Monitore com constância 

Um dos maiores benefícios do digital é a possibilidade de visualizar diversos indicadores e métricas fundamentais para analisar o sucesso ou não das estratégias e, assim, poder investir de maneira mais assertiva onde traz resultados efetivos. 

Ao definir os objetivos do seu negócio no ambiente digital, é fundamental definir também os indicadores chaves de desempenho que serão monitorados. Isso vai demonstrar o que está dando  certo ou não na sua estratégia. Essa etapa é fundamental para a construção de uma presença digital forte.

Além disso, monitorar também é importante para saber o que estão falando da sua marca na web e evitar uma crise de imagem, por exemplo, ou para ajudar a produzir conteúdo mais alinhado com o que seu público está falando. 

 

Qual nível de maturidade digital da sua empresa? 

Construir uma presença digital forte para a sua empresa faz parte do caminho de transformá-la digitalmente. Esse é um processo que trabalha diversas frentes da empresa e vai muito além de apenas implementar ferramentas tecnológicas. 

A DIWE desenvolveu o Profound Score para analisar a maturidade digital das empresas com base em 4 pilares fundamentais: Presença Digital, Processos & Tecnologia, Desafios Digitais e Perfil. Quer saber como a sua empresa está posicionada? Faça o teste e receba um diagnóstico gratuito aqui

Equipe DIWE
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