Como colocar as necessidades do seu cliente acima das suas (e lucrar com isso)

Como colocar as necessidades do seu cliente acima das suas (e lucrar com isso)

Você já deve ter ouvido falar da importância de estabelecer um relacionamento com o seu cliente. A mudança gradativa de perfil do mercado e do comportamento dos consumidores vem exigindo das empresas uma proximidade cada vez maior com o seu público. Não basta só oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso estar à frente dos concorrentes e criar canais de comunicação eficientes para que a sua empresa consiga entender muito bem o seu mercado de atuação.

É preciso estar alinhado com o seu público e entender o que ele realmente espera da sua empresa. Neste post vamos te ajudar a entender melhor como uma startup pode conhecer seu cliente e se relacionar melhor com ele.

Quem é o seu cliente?

Antes de mais nada é preciso saber com quem a sua empresa está falando e o que esse público quer e precisa ouvir. Para saber o que o seu cliente busca é necessário estabelecer um contato mais próximo, compreendê-lo de forma mais ampla e, acredite, isso não é um bicho de sete cabeças.

Com o avanço das tecnologias essa tarefa ficou muito mais fácil. Hoje, o mercado oferece uma série de ferramentas que ajudam nesse processo e, inclusive, oferecem recursos que proporcionam maior assertividade e grandes chances de conversão de vendas. Quando falamos de gerar valor para uma marca, precisamos entender a persona que precisa dela, que busca essas soluções.

Mais adiante vamos falar melhor dessas ferramentas.

O que ele quer?

Um dos principais erros que muitas empresas cometem é acreditar que os consumidores da sua marca ou produto querem apenas se conectar com eles e adotar uma postura passiva com relação ao processo de compra. A necessidade do contato e da interação vai muito além da conexão. Hoje o consumidor tem um papel ativo no mercado, ele quer que a voz dele seja ouvida, quer participar do processo de criação e quer que suas dúvidas e anseios sejam atendidos.

Uma necessidade que toda startup tem é escalabilidade, e estar conectada ao seu público é item essencial para a conquista desse objetivo. É preciso se preocupar em trazer o cliente para perto da empresa, oferecer conteúdos relevantes e de qualidade, permitir que ele participe mostrando suas dúvidas, necessidades e, principalmente, tendo suas reclamações atendidas.

O feedback do consumidor é essencial para não “morrer na praia”, aprimorar o serviços e oferecer soluções cada vez mais alinhadas com o mercado.

Como se relacionar com ele?

Quando pensamos em relacionamento com o cliente, existem duas palavras mágicas que devem ser levadas em consideração: periodicidade e relevância. Não adianta nada começar um trabalho de relacionamento com o cliente, se conectar com ele e depois largar esse trabalho pela metade.

O primeiro passo é criar canais de relacionamento com o seu público e algumas ferramentas podem te ajudar nesse processo como:

  • Redes sociais
  • Blog
  • Canais de vídeo
  • Fluxo de e-mails
  • Conteúdos automatizados

Com uma estratégia de marketing digital bem definida é possível avançar com esse processo e criar conteúdos direcionados para cada perfil de cliente e/ou solução.

Uma das formas de criar valor para a sua marca é mostrar interesse pelo seu público, criar empatia, ser original e, principalmente, responder ao seu cliente. Além de estabelecer um contato frequente com ele é preciso saber gerir possíveis problemas que possam acontecer no decorrer do caminho, e isso envolve responder do jeito certo na hora certa.

Então fique atento aos seguintes pontos:

  • Mostre que você está interessado em conhecer e ouvir o seu cliente;
  • Crie conteúdos relevantes que ajudem ele nos seus anseios e necessidades;
  • Faça uma gestão correta e eficiente dos possíveis problemas que podem ocorrer no meio do caminho;
  • Nunca deixe o seu cliente sem resposta;
  • Aprimore seus produtos e serviços com a ajuda do seu cliente.

Criar esse tipo de relacionamento com o cliente vai oferecer diversos benefícios para a sua startup, que vão desde a organização até o planejamento e execução das atividades. Isso vai te ajudar a coletar mais informações sobre o seu mercado, e com elas você será capaz de adequar o seu próprio produto e mantê-lo em constante processo de aprimoramento.

Além de se comunicar de uma forma mais assertiva, o relacionamento com o cliente vai ajudar a sua startup a crescer com escalabilidade e manter o seu negócio sempre atualizado com as demandas de mercado.

Gostou deste conteúdo, então leia Como dar os primeiros passos em Marketing Digital.

Equipe DIWE
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