Inovação: o que é preciso fazer para acompanhar o mercado?

A evolução é um processo que acompanha os seres humanos desde o princípio. É por meio das experiências que as pessoas mudam, crescem e aprendem a serem melhores e ficarem mais bem preparadas. E dentro das empresas essa importância não seria diferente.

Em pleno século XXI estamos presenciando uma alta transformação na indústria e comércio. Nunca antes a tecnologia foi tão comentada como na Era em que estamos vivendo. Termos como Big Data, Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas) são bastante utilizados. A transformação está acontecendo diante dos nossos olhos e esse é o momento de nos perguntarmos se, assim como o mundo, nós profissionais também estamos nos transformando.

E você, sabe dizer se a sua postura como gestor está contribuindo nos negócios ou será que a sua mentalidade está apenas engessada no seu cargo? Descubra, neste post, se uma mudança de mindset é necessário e o que é preciso fazer para se tornar um profissional da inovação.

A importância da mudança

Só usar a tecnologia é inútil nas mãos de profissionais despreparados e com pouco conhecimento. Cada vez mais a liderança e o papel dos gestores têm sido fundamental para o sucesso dos negócios, e ainda assim existem pessoas dispostas a fechar os olhos para toda essa inovação.

Muitas empresas estão tão acostumadas ao seu modelo antigo de negócios, “satisfeitas” com os mesmos resultados e, por estarem onde estão, se esquecem da necessidade de evoluírem junto do mercado. E por conta disso acabam ultrapassadas, engessadas em um mindset antigo que as impede de se desenvolverem e conquistarem melhores ganhos.

Talvez seja duro admitir isso, mas boa parte desse atraso organizacional está concentrado nos gestores. Eles precisam começar a perceber o quanto essa defasagem está comprometendo seu resultados e não só isso, também analisar o que preciso ser feito para reverter esse quadro antes que seja tarde demais.

Concordamos que na teoria o termo “evolução” parece mais simples, mas não. E, por conta disso, a necessidade dos gestores começarem a se aprofundar na nova era da inovação é urgente.

Sem uma transformação de mentalidade será praticamente impossível as empresas fazerem crescer seus resultados. Elas acabarão ficando para trás e tão logo serão substituídas por outras mais inovadoras, com profissionais mais preparados e que estão diariamente focados no agora e no futuro.

Você se considera um desses profissionais? Sinceramente, esperamos que sua resposta seja “sim”. Porém, entendemos também que acompanhar esse crescimento acelerado é algo que exige mais do que só esforços e dedicação. É preciso também o talento para visionar decisões e saber implementar estratégias para transformar os negócios antigos em algo totalmente novo.

Acha que não consegue? Que pode estar no caminho errado? Que tal então atentar-se aos vilões que podem estar te impedindo de apoiar a mudança?

Falta de visão à longo prazo

Não estamos dizendo para você deixar de focar nas metas do próximo trimestre ou ano, mas sim de ter um planejamento estratégico para atingir metas significativas em maior tempo. Pense só, se em três meses você é capaz de conseguir resultados satisfatórios, o que impede que daqui 5 ou 10 anos você não ajude a sua empresa a ter resultados excelentes?

As vezes, essa falta de visão pode ser o motivo da sua gestão estar ultrapassada.

Falta de educação em inovação

Tempos atrás, quando eram formados em administração de empresas, os gestores não possuíam em sua grade curricular as disciplinas que abordavam o tema da inovação. A consequência disso foi que muitos acabaram ficando atados aos métodos básicos, pensando que esses seriam o suficiente para manter a empresa bem preparada e competitiva – e a verdade é que não é mais assim.

Para ajudar os negócios a crescer, hoje os profissionais precisam fazer de tudo para captar mais informações e conhecimento sobre inovação e formas novas de gerência.

Medo de arriscar

Ficar acomodado pode ser uma estratégia segura, mas não é a forma mais inteligente de manter a empresa competitiva. Deixar de tomar decisões por medo dos riscos pode estar impedindo você de explorar novas oportunidades, além de conquistar resultados muito mais expressivos.

Se o objetivo é se destacar e se tornar líder do seu segmento, uma postura mais arrojada pode ajudar os seus negócios a prosperar. Mas lembre-se de sempre tomar decisões de forma consciente e bem planejada, ok?

Foco no controle

Ter controle é bom, sabemos disso, mas quando esse traço acaba em exagero, isso pode acarretar o efeito contrário, atrasando toda a equipe. A inovação requer mudanças, não só na maneira de trabalhar e concluir processos, mas também na mentalidade dos gestores. Por isso, ter jogo de cintura pode ajudar você a superar situações com maior facilidade, chegando a soluções favoráveis à empresa e seus parceiros.

Em muitos casos, o controle em excesso pode estar “pressionando” o desempenho individual da equipe, o que consequentemente atrasa toda o negócio para a inovação. Tenha cuidado!

Não compreender a importância do networking

Os relacionamentos são a base da existência humana. Sem a comunicação ou qualquer tipo de interatividade, ficamos desmotivados e com pouco espaço para desenvolver laços importantes no dia a dia.

Hoje, no mundo atual da inovação, o networking é a chave para construir relacionamentos saudáveis com outros gestores, clientes e funcionários. Deixar de dar a devida importância para ele é o mesmo que virar as costas para novas oportunidades. E isso não pode acontecer.

Falta de ação

Colocar os planos no papel é mais fácil do que colocá-los em prática, certo? E por tratar de algo mais difícil de ser feito, muitos gestores acabam desistindo ou deixando de implementar estratégias novas que poderiam sim ser eficientes.

Pode não parecer agora, mas essa falta de atitude acaba comprometendo o progresso da inovação, deixando a empresa acreditar que está no caminho certo quando na verdade não está. Se como gestor você quer que a sua empresa prospere, é necessário colocar as mãos na massa e agir para que isso aconteça.

Embora seja um grande desafio, não é impossível os gestores adaptarem os negócios à inovação e o crescimento. É claro que essa mudança exigirá trabalho duro, dedicação e atitude, mas garantimos que todo esse esforço terá valido a pena.

Como profissional responsável, será você o encarregado por gerenciar e direcionar os negócios para o caminho da inovação. Então é necessário e, quase que imprescindível que você esteja bem preparado.

Gostou do tema? Está precisando de ajuda para começar a sua inovação? Clique e então converse com um de nossos especialistas. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliá-lo a dar o seu primeiro passo rumo ao conhecimento.

Equipe Diwe

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