Community management

Você sabe o que é Community management?

Engajar comunidades e, consequentemente, consumidores e clientes, é essencial para o sucesso do seu negócio. É exatamente disso que se trata a estratégia de Community Management. Ao longo deste artigo, vamos entender esse conceito, o que faz um community manager, além de dar algumas dicas para desenvolver esse trabalho nas redes sociais do seu negócio. 

A importância da estratégia 

Muitos modelos comerciais modernos, métodos de financiamento e estratégias de marketing dependem de comunidades online robustas. Crowdsourcing, crowdfunding, conteúdo gerado pelo usuário, modelos de software de open source, marketplaces online – tudo isso começa com a comunidade. 

Há muitos benefícios para investir em sua comunidade. Através de sua comunidade, você pode:

  • Receber feedback contínuo sobre o produto
  • Obter ideias frescas para novos produtos
  • Prestar atendimento personalizado ao cliente
  • Construir uma maior consciência de marca 
  • Criar uma fonte constante de leads
  • Melhorar a retenção de clientes
  • Prolongar o valor de vida útil de seu cliente
  • Incentivar e hospedar conteúdo gerado pelo usuário

Dicas

O processo de community management consiste na construção de uma comunidade autêntica entre os clientes, funcionários e parceiros de uma empresa através de vários tipos de interação.

É como uma marca utiliza as oportunidades para interagir com seu público e criar uma rede na qual eles podem se conectar, compartilhar e crescer. Abaixo separamos algumas dicas para desenvolver bem essa estratégia.

Planejamento 

O planejamento é fundamental para o sucesso da estratégia de community management. Todo o conteúdo deve ser organizado em um calendário detalhado para que seja possível ter uma visão clara e geral do trabalho. É importante também estabelecer fluxos de aprovação para a equipe para que não haja erros.

Desenvolva uma personalidade de marca

É crucial que sua marca tenha uma identidade coerente e reconhecível em sua interação com a comunidade. Assim,  o seu público sente que está falando com uma pessoa e ajudará muito a cultivar o engajamento e a fidelidade à marca.

Inclua seu público na conversa

O relacionamento, especialmente nas mídias sociais, é sobre interação. Portanto, muitas vezes o melhor conteúdo vem do próprio público. Isso é especial porque é autêntico, reflete o que seu público pensa sobre sua marca e permite que ele compartilhe suas experiências, positivas ou negativas, além de impulsionar a conversa de uma forma que você não será capaz de fazer.

Community Management x Gestão de mídias sociais

Community management e gestão de mídias sociais são frequentemente confundidas. Sim, há muito cruzamento entre as funções. Então ambas posições representam a voz da marca e falam diretamente com os clientes por meio de social media, além de criar uma marca mais pessoal e atrair novos seguidores. 

No entanto, as mídias sociais são apenas uma das ferramentas utilizadas pelos community managers para se conectarem com o público. Então essa função se concentra no quadro geral, mais amplo, desenvolvendo a confiança da comunidade, servindo como um recurso útil, recebendo novos clientes e promovendo relacionamentos. Ou seja, eles utilizam eventos de rede, brindes, fóruns comunitários, newsletters, pesquisas, concursos e muito mais.

Negócio centrado no cliente

Embora os clientes sempre tenham sido uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing, o foco nele se tornou ainda mais importante no ambiente moderno do digital-first. 

A tecnologia tem aumentado a concorrência pela atenção dos usuários, e uma abordagem centrada no cliente pode ajudar a se destacar tanto para os clientes potenciais quanto para os já existentes. Então, isto é especialmente verdade durante a pandemia COVID-19, que tem uma interação cara a cara limitada entre empresas e clientes.

O community management é uma oportunidade de mostrar a seus clientes (sem precisar, necessariamente, dizer) que você dirige um negócio centrado no usuário. Por exemplo, marcas de sucesso que utilizam essa estratégia se encontram com clientes onde eles estão para fornecer suporte rápido e conteúdo relevante. Os community managers enriquecem ainda mais a experiência ao emprestar um rosto e uma voz à marca.

Em resumo, essas interações aumentam sua base de usuários, atraem novos membros e disseminam o conhecimento de seu produto ou serviço. E quando se trata de construir uma comunidade forte, o que mais importa é que você comece a dar o pontapé inicial.

Gostou de saber os benefícios em investir em Community Management para o seu negócio? Então assine nossa newsletter para mais conteúdos e entre em contato conosco para descobrir como alavancar seu negócio engajando comunidades. 

[optin-monster-shortcode id="tc7sfgapf4vareut0m0e"]
Equipe DIWE
Equipe DIWE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *