[CASE WEBER] Influenciadores: como fazer essa parceria funcionar?

Já pensou se a empresa líder mundial na produção de argamassa industrializada se juntasse a oito influenciadores do mundo dos gramados? O que resultaria dessa ação? A resposta é: um sucesso representado pelo Case Weber! Esse é um exemplo, dentre muitos, que comprova como a parceria entre marcas e influenciadores digitais pode dar certo, se for bem estruturada.

Você já deve ter ouvido falar em influenciadores digitais. É praticamente impossível não conhecer pelo menos um produtor de conteúdo independente que gere valor nas redes sociais e por isso arrasta uma multidão de pessoas engajadas. Associar marcas a influenciadores digitais é uma das tendências mais usadas pelas equipes de marketing, a fim de criar uma ponte direta com o público.  

Cada vez mais os consumidores buscam por referências, principalmente nas redes sociais, antes de realizarem qualquer compra – na verdade, essa parcela já representa 74% do público. Por isso, contar com influencers para difundir os valores da sua marca impacta diretamente nas decisões de compra.

Case Weber: parceria de sucesso com influenciadores

A Weber sempre esteve próxima do futebol, como apoiadora e patrocinadora das competições. Em 2018, patrocinou o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Porém, a presença digital da marca associada ao universo do futebol, era baixa.

Ao analisar a situação, foi possível perceber que o marketing de influência era a maneira de alcançar o melhor resultado. Afinal, qual é a forma mais rápida e assertiva de falar com essa audiência se não por meio das pessoas que produzem conteúdos e as influenciam diretamente?

A DIWE optou por desenvolver uma ação na final da Copa do Brasil 2018, envolvendo oito influenciadores digitais do universo do futebol.

Mecânica da ação

Em parceria com estes influenciadores, foi feito um sorteio de ingressos em seus perfis do Instagram. Os vencedores ganharam o acesso à final junto com o influenciador que ele acompanha. No total, foram oito influenciadores e oito sorteados que acompanharam a decisão na Arena Corinthians, no dia 17 de outubro de 2018.

Além disso, antes do jogo, todos foram levados a visitar o Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge.

O resultado não poderia ter sido mais expressivo! A marca Weber foi reforçada junto ao público do futebol no ambiente digital. E os números comprovam:

+ 1.000.000 de pessoas impactadas nas redes sociais
+ 13.000 curtidas no Instagram
+ 10.000 participantes no sorteio
+ 2.000 novos seguidores no perfil da Weber

Como avaliar se essa estratégia é válida para o seu negócio

Quando trata-se de tendências, todos querem estar ligados para não ter aquela impressão de estar ficando para trás. Mas é sempre bom lembrar que nem toda estratégia é válida para toda marca ou objetivo de campanha.

Para saber se optar por parcerias com influenciadores é uma boa opção para o seu caso, é preciso levar em consideração alguns critérios. Os três mais importantes são:

Tenha um objetivo claro: se você não souber o que esperar dessa ação, não tem como saber se ela deu certo. Além disso, é preciso escolher os produtores de conteúdo certos, que estejam alinhados aos objetivos da campanha, para ter um bom resultado.

Tenha como comprovar os resultados (ROI): se o seu resultado não for mensurável, é impossível saber você teve lucro ou prejuízo. De acordo com a Nielsen Catalina Solutions, conteúdo de influenciadores gera 11 vezes mais resultado do que campanhas tradicionais. O retorno sobre o investimento (ROI) é de US$ 6,85 para cada dólar investido.

Tenha o mindset da inovação: testar novos formatos e entender como as novas tendências de marketing funcionam podem contribuir para o sucesso do cliente.

Ou seja, fazer parceria com os influenciadores digitais pode ser uma excelente ideia para atingir o público certo, de uma maneira inteligente e eficiente. Mas, é preciso saber quando apostar nisso, aliando tendência à estratégia.

Gostou de saber mais sobre o marketing de influência e como as marcas podem se valer dessa parceria para melhorar os resultados? Comente aqui o que você achou do Case Weber e compartilhe o conteúdo nas suas redes!

Equipe DIWE
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