Business analytics: entenda o conceito e aprenda os primeiros passos

Existe uma ferramenta de gestão que a cada dia ganha mais espaço nas corporações, o business analytics. Com uma abordagem focada nos dados, integrada com inteligência de negócios e análises preditivas, essa estratégia colabora com os gestores na previsão de resultados e tomada de ações mais assertivas.

A cada dia que passa, o volume e a complexidade dos dados disponíveis aumenta de maneira desenfreada. Desta forma, tornou-se inevitável a criação de uma metodologia de análises compatível com este fluxo de informações.

Leia também: A importância do mindset ágil em uma cultura moderna e conectadas

O desenvolvimento do business analytics possibilitou uma análise de dados aprofundada, ágil e que evidencia o quê, quando e como as coisas estão acontecendo. Além disso, é possível obter respostas sobre o motivo do acontecimento de eventos passados

Entenda o conceito business analytics

Com foco na informações e objetivo em entregar insights fundamentais para o desenvolvimento e competitividade da corporação, o business analytics colabora com o alcance de metas e objetivos. Desta maneira, todos os departamentos fundamentais ganham eficiência operacional.

Entenda o conceito business analytics

Confira: Como identificar, monitorar e superar concorrentes com estratégias de SEO

Em sua essência, esta estratégia transforma de maneira definitiva o modo como uma empresa trata e apura os dados à sua disposição. Isso é possível graças à integração de diversas ferramentas tecnológicas e de gestão.

Observe essa lista de abrangência do business analytics para entender melhor:

  • Big Data;
  • Data Science;
  • Mineração de dados;
  • Procedimentos de descoberta e reconhecimento;
  • Business intelligence.

Obviamente, essa é apenas a ponta do iceberg, as ferramentas que dão estrutura para o funcionamento do business analytics. Tudo isso tem como principal objetivo obter informações mais ricas sobre o comportamento de seus clientes, concorrentes e parceiros em tempo real para, literalmente, prever como eles irão agir num futuro próximo.

O primeiro passo para aplicar em seu negócio

Saiba que para trabalhar com business analytics é preciso estar pronto para transformar a gestão e cultura organizacional de sua empresa.

Como trata-se de um método avançado que utiliza um conjunto de ferramentas digitais para apurar e analisar todos os dados coletados, é fundamental que todos os envolvidos sejam requalificados ou aptos.

Assista: Transformação: por onde começar?

Tenha em mente também que buscar resultados imediatos é a receita para se frustrar, eles começam a ser bem evidentes em aproximadamente um ano. A mudança no comportamento de toda a gestão leva tempo, não depende só da ferramenta.

Os primeiros passo para aplicar em seu negócio

Confira agora os primeiros passos para implementar o business analytics em seu negócio:

Definição do problema

O que você pretende resolver ou melhorar usando business analytics? Essa resposta é que definirá as ferramentas, modelos e estratégias serão utilizados para pré-processamento, mineração e pós processamento.

Seleção de dados

Quais os dados te ajudarão? Você sabe o que precisa ter em mãos para melhorar seus processos e resultados? Esses dados são suficientes?

Mineração de dados

Neste passo você irá explorar enormes volumes de informação para identificar padrões e anomalias que podem ser usados para definir novas estratégias de atuação. É a etapa onde os algoritmos e estatísticas começam a trabalhar e interagir.

Determine o ambiente de Processamento

O ambiente de processamento é a interface física onde todos os algoritmos trabalharão. Normalmente são necessários equipamentos de hardwares de alta performance, com máquinas usando 2 ou mais GPUs e/ou computadores trabalhando paralelamente.

Desenvolva gráficos e planilhas intuitivas

Ter boas representações gráficas de como os dados estão se comportando é fundamental para rápida compreensão da equipe. Por isso, invista em dashboards que facilitam a visualização, análise e interpretação de todas as informações de modo que seja possível tomar ações rápidas e com segurança. Afinal, segurança e agilidade são as principais qualidades do business analytics.

Caso você ainda não tenha segurança e nem recursos humanos necessários para aplicar essa ferramenta de gestão, é muito importante começar com a ajuda de uma empresa especializada e que possa oferecer soluções adequadas às suas expectativas e necessidades de seu negócio. Além disso, é uma grande oportunidade para entender o workflow e ter insights poderosos.

Gostou de aprender sobre o business analytics? Se tiver interesse em aplicar em seu negócio, consulte um Diwer. Para aprender mais sobre estratégias digitais você pode acessar o blog.

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.