Brand persona: aprenda a gerar valor e conexão

DIWE
May 26, 2022
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05 minutos
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Marketing

Você deve seguir uma marca que faz publicações que você vê e se identifica totalmente e sente que ela entende as suas dores e necessidades, não é?! Esse é um efeito da aplicação correta da brand persona.

Você leu corretamente, não estamos falando de buyer persona!

Apesar de serem confundidos, esses termos têm significados completamente diferentes. Enquanto um deles foca em compreender o perfil do consumidor, o outro deseja humanizar a marca e criar um estilo de comunicação próprio com o público.

Quer saber mais sobre esse conceito e sua importância? Continue lendo e confira.

O que é brand persona?

Brand persona é um personagem que representa a sua empresa por meio da definição dos valores e características do seu negócio.

Nisso está incluso o estilo de comunicação com o público, as preferências, os valores pessoais e, até mesmo, os objetivos que se deseja alcançar, sejam eles a curto, médio e longo prazo.

O objetivo da brand persona é guiar toda a comunicação da empresa, fazendo com que ela seja consistente e atinja o público desejado.

Um bom exemplo para entender esse conceito é a famosa Lu do Magazine Luiza, que conta com mais de 5 milhões de seguidores e tem uma comunicação bem leve e divertida.

Mas isso não quer dizer que para traçar a sua brand persona, você precisa criar um personagem com imagem, voz e tudo mais. O que você precisa é definir quais são os valores que deseja transmitir e como fará isso.

Se sua empresa tem uma pegada ecológica e atende principalmente jovens, pode ter uma comunicação mais informal, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e trazer informações relevantes sobre isso. Sua marca pode, inclusive, usar gírias e memes.

Já se trabalha com pessoas da terceira idade, talvez seja importante passar mais credibilidade e ter uma comunicação mais assertiva. Você também pode usar memes e gírias, desde que esses estejam dentro da rotina das pessoas que deseja atingir.

Uma marca que não tem um personagem fictício, mas é exemplo a ser seguido em relação à comunicação assertiva é a Netflix que sempre engaja e posta conteúdos incríveis, fazendo, inclusive, pessoas que nem são assinantes a seguiram.

Qual a importância da brand persona?

Por meio da brand persona, sua empresa conseguirá criar materiais que tenham mais valor para o consumidor, trazendo aquele sentimento que a publicação foi feita para eles.

Assim, será possível fazer com que as pessoas vejam a sua marca de maneira humanizada e entendam quais são os seus verdadeiros objetivos.

E isso nunca foi tão importante quanto atualmente, uma vez que 83% dos consumidores brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais.

A pesquisa realizada pela Accenture Strategy, que revelou esse dado, ainda mostra que 76% afirmam que suas decisões de compra estão diretamente ligadas com os valores que as marcas propagam, assim como pelos seus líderes.

A brand persona é uma ótima estratégia para que sua empresa possa vender ainda mais e criar valor por meio da humanização.

Como criar uma brand persona?

Agora que você já sabe mais sobre a definição e a importância da brand persona, deve estar se perguntando como criar uma.

Esse processo não deve envolver apenas você, como gestor, mas, sim, toda a equipe da empresa para que sejam analisados quais são os valores que devem ser passados, a forma de comunicação atual e onde se deseja chegar.

A brand persona se baseia nos seguintes elementos:

  • pilares: palavras ou frases que representem quem a marca é e o que deseja mostrar,
  • essência: o que a empresa acredita e qual é o seu conceito,
  • promessa: os valores do negócio e como eles auxiliam na comunicação e criação de uma relação real,
  • missão: objetivo da empresa sem ser vender o seu produto ou serviço.

Para se inspirar…

Nada melhor do que alguns exemplos para se inspirar!

Como já falado, a Lu e a Netflix são ótimas, mas existem outras, como:

  • Casas Bahia: comunicação leve, ativista e sustentável. Vende soluções, não produtos,
  • Disney: engajadora, foca na magia das séries e filmes e deseja encantar todos,
  • Hotel Urbano: também foca no engajamento, mas é mais sério e busca mostrar que as pessoas podem realizar os seus sonhos.

Agora que você já sabe tudo isso, basta se reunir com a equipe de marketing e começar a traçar a sua brand persona que é essencial para criar conexões e gerar valor para a marca.

Aproveite esse momento também para rever os valores da sua empresa e analisar se não é possível torná-la mais inclusiva e diversa.

Se quiser saber mais sobre esse tema, confira o nosso post O papel das empresas na transformação cultural!