Automação de marketing: transforme leads em clientes

Atualizar os processos de venda é o que o mercado atual pede. O relacionamento com o cliente exige cada vez mais constância e humanização na hora de oferecer o seu serviço ou produto, tornando a venda um processo mais dinâmico, fluido e efetivo.

No entanto, gerenciar um fluxo de marketing digital, disparar e-mails, sms, desenvolver iscas de captação e outras tarefas essenciais para otimizar o relacionamento com seu público pode acabar demandando muito esforço e tempo. É aí onde entra a automação de marketing.

A nutrição de leads através dos softwares de automação de marketing gera fluxos de atendimento para monitorar o comportamento do seu público, te deixando por dentro de todos os processos de movimentação da intenção do seu cliente. Quer saber como isso te ajudará a vender mais? Veja a seguir! 

Por que a automação é tão importante para o seu negócio?

As execuções previamente programadas com soluções integradas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Softwares de automação, ou CRM (Customer relationship management = Gestão de Relacionamento com o Cliente), possibilitam o acompanhamento do tráfego do cliente ao enviar um e-mail marketing, sms e até mensagens no WhatsApp.

Em plataformas como essas, você consegue realizar vários serviços em um só lugar, permitindo que a equipe de vendas trabalhe com outras estratégias de fidelização, como ligações direcionadas, e com um atendimento exclusivo para cada lead, atendendo às demandas de forma individual e objetiva.

Funil de vendas e automação andam lado a lado

O funil de vendas está atrelado às etapas de conversão de leads. Ao fornecer seus dados a uma empresa você será qualificado ao topo do funil, entrando para o processo de automação e possivelmente começará a receber e-mails ou mensagens relacionadas ao conteúdo que foi buscado, até realizar a compra.

Pesquisas atuais sobre o funil de vendas relatam que o cliente após a compra ainda deve ser nutrido, gerando um novo conceito: a ampulheta de vendas. Através dela, as pessoas que já passaram pela última etapa do funil podem retornar para realizar novas compras. Isso tudo, claro, com estratégias de fidelização e um bom atendimento.

A etapa não termina por aí! É importante manter o relacionamento antes, durante e após a venda.

Como tornar meu cliente um fã da minha marca?

Quem nunca se deparou com um cupom de desconto após fazer aquela compra pela internet? Sim, você é um lead qualificado que aderiu àquele produto e a automação do marketing contribuiu para a sua fidelização à marca, ao oferecer uma vantagem, te tornando um possível fã.

O que se leva em consideração é a qualidade do produto, o atendimento e a funcionalidade do serviço, ou seja, uma experiência de usuário satisfatória. Com isso, possivelmente você voltará a comprar ou até indicar para os amigos.

Assim, as automações de marketing permitem que sua equipe de vendas dê foco e aprimore o atendimento personalizado, um fator muito importante para fidelização do público. Ao contrário do que muitos pensam, automatizar um serviço não significa robotizar a marca, mas na verdade, permite criar um relacionamento mais próximo e efetivo com seu público.

Quais são as ferramentas de automação mais indicadas?

Existem várias, mas algumas das principais são: 

1. HubSpot 

A HubSpot tem uma plataforma completa de CRM com ferramentas e integrações necessárias para aumentar leads, acelerar vendas, otimizar o atendimento ao cliente ou criar um site de alto desempenho. Geração de leads, automação de marketing, CRM avançado e gestão de conteúdos são alguns recursos da plataforma HubSpot. 

2. RD Station

O RD Station é um software para fazer campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar resultados de vendas. A ferramenta permite a divisão de tarefas da equipe de marketing e da equipe de vendas, além da criação de landing pages e pop-ups como iscas digitais para sua empresa, como também a geração de relatórios de desempenho.

3. Rubueus

Exclusiva para a área da educação, o CRM Rubeus cria relacionamentos que geram oportunidades dinâmicas, agendamentos inteligentes e contato rápido com seu cliente. Na plataforma é possível agendar ligações, mensagens, e-mails e lembretes para a sua equipe de captação, além da integração com Whatsapp e outros meios de comunicação.

A importância da automação indica que estamos evoluindo no nosso jeito de nos relacionar digitalmente, beneficiando não somente o usuário, mas, sobretudo, a equipe organizacional. 

Quer saber mais sobre marketing e vendas? Continue navegando no blog!

 

 

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Equipe DIWE
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