Como impactar positivamente os seus clientes na área da Saúde com o Marketing Digital?

Hoje, a diversidade de produtos é tanta que os consumidores se sentem perdidos quanto ao que comprar, que mercadorias escolher, quais são as marcas que oferecem um preço realmente atrativo e, o mais crucial: qual impacto essa solução trará para a sua vida.

E quando pensamos na área da Saúde, a decisão ainda é muito mais pensada, afinal, estamos falando de uma área de muito impacto, então a responsabilidade acaba sendo maior. Ou seja, como o consumidor pode escolher a melhor opção?  

Esse questionamento têm levado os gestores a terem de repensar as suas estratégias. Não apenas para avaliar a forma com que os consumidores estão se comportando, mas também para entender o que eles realmente esperam receber de uma empresa. 

Uma tarefa difícil? Sim! Impossível? De jeito nenhum. Veja, neste post, como conquistar o coração dos clientes na área da Saúde, mesmo com tantas opções no mercado e entenda de que forma a comunicação e a tecnologia podem influenciar nesse processo. 

Comunicação e tecnologia

Se anos atrás dissessem que o mundo estaria tão confortável com a tecnologia, ninguém acreditaria. Até pouco tempo não existia o acesso à internet, a diversidade de produtos era baixa, e o máximo de satisfação que um cliente podia alcançar era comercializar em uma loja física.  

Porém, conforme os anos foram passando, as coisas mudaram. Assistimos à inovação ganhar mais força e ceder espaço para as novas formas de compra e de comunicação. E isso facilitou a maneira com que os clientes começaram a se relacionar com as marcas

Para buscar e encontrar médicos e profissionais de saúde hoje em dia é bem diferente do que acontecia antes – afinal, livros de convênio e as listas telefônicas se tornaram obsoletos, e os apps chegam para estreitar esse relacionamento.

Não faz muito tempo que – do ponto de vista do marketing – tudo era motivado pelo nome de um médico. Os pacientes e consumidores acabavam procurando por profissionais e empresas que tinham sido recomendados a eles. Mas o aumento na escolha e de informação disponível também mudou a forma como os consumidores de soluções de saúde buscam serviços.

Hoje, os consumidores querem o que querem quando querem. Em vez de lutar contra a mudança, é preciso abraçar essa mudança e utilizá-la a seu favor.

As pessoas já conseguem interagir com várias empresas, ao mesmo tempo. E com isso estão mostrando para os empresários que eles têm o poder de escolher a marca com quem pretendem negociar. O que isso significa? Que eles estão cada vez mais exigentes quanto ao que o mercado tem a oferecer.

E ainda tem mais um agravante: se antes, apenas os médicos eram detentores das informações, hoje, basta dar um Google e ter acesso a bulas, sintomas, depoimentos sobre tratamentos e muito mais. 

Assim, aquelas que não estiverem dispostas a priorizar uma mudança no seu mindset, investir na tecnologia e interatividade e focar em estratégias realmente relevantes, estará a um passo de se tornar ultrapassada. 

Você não quer isso, quer?  Então está na hora de você lutar pelo seu consumidor!

Como conquistar o seu cliente? 

Já parou para pensar que mudar a forma de se relacionar com os consumidores pode melhorar a experiência deles em uma compra? Embora seguir tendências de mercado seja uma alternativa interessante, está longe de ser a resposta para os problemas. A verdade é que as empresas precisam bolar estratégias que realmente sejam interessantes para o público e que consigam atrair a sua atenção. 

Os clientes querem saber o porquê de realizar uma compra com elas é mais benéfica do que optar pela concorrência. Logo, entender o seu público e melhorar a forma de se relacionar com ele é a solução mais eficaz.

Veja abaixo, algumas dicas que vão ajudá-lo a conseguir isso!

Make Sense

A memória humana tem a importante missão de nos ajudar a tomar decisões mais seguras no presente. O armazenarmos de lembranças sempre faz uma conexão entre o que já vivemos e o que estamos presenciando. 

Então, quando uma empresa oferece uma boa experiência para o cliente, consequentemente estará deixando gravado em sua memória bons momentos. Toda vez que ele se deparar com uma situação semelhante ao que viveu com o seu produto, ele se sentirá motivado a voltar e interagir com você. Multiplique isso para um momento em que ele está preocupado com a sua saúde ou a saúde de um familiar – um momento de real impacto.

Qualquer informação pode ajudar a população a se manter atenta para seguir boas práticas e acatar alertas importantes; um comportamento que pode prevenir problemas graves e contribuir para a cura de diversas doenças – o que é essencial para todo mundo e reforça o seu comprometimento com os clientes no mercado.

Mas para conseguir causar essa boa primeira impressão é necessário seguir alguns passos:

  1. Buscar entender quem são os seus consumidores;
  2. O que eles querem do plano de saúde/consulta médica/assistência/etc.;
  3. Em que momento eles costumam fazer uso do produto;
  4. Em que situações específicas eles realizaram a compra.

Assim que compreender esses quatro pontos, faça um mapa apontando todas os resultados. Depois, elabore um plano estratégico e monte ações de marketing voltados a isso e à memória do cliente. Se você fizer isso e realmente compreender o que o seu consumidor busca, quando chegar o momento da compra ele pensará na sua abordagem e não na de outras empresas.

Aprimore a sua comunicação

O que você acha que acontece quando um atendente não consegue satisfazer  as necessidades do cliente? Pense em uma pessoa que liga com dor, querendo marcar um exame e não consegue? Ou quando um vendedor não deixa transparecer objetividade e acaba se enrolando em uma proposta? Ou quando a empresa não se mostra interessada em manter a interatividade? Tudo desaba

A comunicação é e continuará sendo o pilar do sucesso. Investir no atendimento é a alternativa mais inteligente para quem espera se sobressair entre as demais. Por isso, preste bastante atenção na forma com que você e toda a equipe estão se relacionando. 

Geralmente, quando alguém procura uma solução na área de saúde, está frágil ou confuso, então ter empatia é essencial.

Durante essa análise, procure apontar os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados no atendimento. Veja qual é a forma de tratamento que está garantindo bons resultados e quais são as abordagens que estão sendo repelidas pelo seu público.

Quando concluir esse processo de análise, pense em todas as soluções possíveis para aprimorar a interatividade e otimize o seu atendimento. Tornar os diálogos objetivos e ser o mais claro possível mostrará para o cliente que a sua empresa é séria, e que está interessada em manter uma comunicação

Desenvolva os seus funcionários

Vamos dizer que os funcionários são como o combustível. Sem eles, é praticamente impossível um negócio funcionar. Logo, investir neles deve ser uma prioridade. No entanto, nem todos os gestores parecem preocupados com essa questão. E sem perceber, acabam  comprometendo a capacidade de os colaboradores desempenharem suas funções com habilidade e motivação. 

Isso vai refletir no atendimento com o cliente. Sem uma comunicação de qualidade, os clientes não voltam. A primeira impressão continua sendo a que fica, e será o contato entre os seus funcionários e o seu público que vai garantir o sucesso e a continuidade. 

Por isso, não deixe de estimulá-los  com oportunidades de carreira, treinamentos, orientação e também desenvolvimento pessoal. Mostre que eles são parte importante do time, que a empresa está realmente preocupada com o futuro deles e que podem se sentir seguros para crescer junto com a marca. 

Isso cria laços profundos de respeito e lealdade. E isso serve de combustível para que eles realizem bons serviços e ofereçam um atendimento de qualidade.

Esteja na rede

Como falamos acima, a tecnologia não para. Ela continuará fazendo parte da rotina de milhões de pessoas e “estar” nela é extremamente necessário. Buscar meios de se comunicar com os clientes por meio de dispositivos digitais é uma estratégia rápida e que traz excelentes resultados. Afinal, você consegue criar laços com qualquer usuário do mundo. 

Quanto mais a rede se expande, maiores serão as oportunidades de as empresas fecharem negócios e encontrarem novas oportunidades para vender. Então, não se atenha aos métodos ultrapassados para conquistar e atrair o seu público. Veja na tecnologia uma aliada poderosa para aumentar o seu alcance e seja visto!

Percebe como não é impossível? O Nubank, por exemplo. Além de ser uma startup totalmente tecnológica, o atendimento dos funcionários com o público é algo inspirador. Você vê que eles estão sempre buscando novas formas de conhecer os clientes, de se comunicar e de serem mais prestativos do que qualquer outro banco digital. E está aí a resposta de o porquê a marca estar crescendo tão rápido.

E, não, o Nubank não é do setor de Saúde, mas mexe com outro direito básico das pessoas, o acesso.

Como falamos no início do post, conquistar o coração dos consumidores não é uma tarefa difícil. É algo que vai exigir um pouco de tempo e bastante dedicação? Sim. Mas, depois que você realmente compreende a essência por trás de tudo, garantimos que montar estratégias e alcançar resultados positivos fica bem mais fácil.   

Muito importante: conheça bem as limitações legais do marketing na área da saúde

Médicos e outros profissionais da saúde podem divulgar seus serviços com muita eficácia, mas não podem se esquecer das limitações legais para isso, por isso é importante entender e respeitar os limites definidos pelo Conselho Federal de Medicina. Por isso, é importante também contar com parceiros estratégicos que entendam do assunto.

Tenha em mente também que ao falarmos sobre estratégias de Marketing Digital para o setor da Saúde, para reforçar o relacionamento com o seu cliente, foque na tríade: segurança, credibilidade e confiança.

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Equipe Diwe

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