Adtech e Martech: saiba o que eles podem fazer por seu negócio

DIWE
May 25, 2022
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05 minutos
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Tecnologia

Nos últimos tempos, muitas tecnologias têm surgido para atender as necessidades do marketing moderno. Exatamente por isso, duas estratégias têm ganhado espaço: Martech e Adtech.

Descubra agora qual o potencial que elas oferecem e como usá-las em suas ações de marketing digital.

Martech e Adtech: entenda a diferença

Apesar de estarem relacionadas e se complementarem, essas duas tecnologias desempenham funções diferentes. Saiba mais sobre cada um deles.

Martech

É um termo que nasceu da junção das palavras marketing e tecnologia, sendo usado para designar uma especialidade que usa o conhecimento dessas duas áreas para automatizar processos do setor, coletar e analisar dados, bem como fornecer meios de uma marca interagir e fidelizar clientes.

O Martech faz uso da infraestrutura tecnológica já existente para aprimorar seu planejamento de marketing. Confira alguns exemplos de funcionalidades e ferramentas usadas – toda elas ajudam a aprimorar a experiência do consumidor:

  • Análise de navegação visando melhor eficiência de canais e lojas virtuais, buscando entender as preferências de seus consumidores e melhorar o atendimento;
  • Softwares de relacionamento, CRM, que permite conhecer e atender melhor os clientes, integrando-se às plataformas de marketing, compartilhando dados e aprimorando a experiência dos consumidores;
  • Uso de chatbots messenger para agilizar e melhorar o atendimento aos clientes;
  • Ferramentas de automação de marketing no geral.

Adtech

Originário das palavras advertising (ou propaganda, em português) e tecnologia, seu papel é adotar recursos tecnológicos de terceiros – como Google, Facebook, LinkedIn ou YouTube – para conquistar novos leads e, posteriormente, fazer negócios com eles.

Para isso são usados, entre outros:

  • Google Ads: mais antiga plataforma a oferecer espaço para anúncios na internet, disponibiliza dados completos que permitem maximizar o alcance e desempenho do anúncio;
  • Facebook Ads: tendo um foco de interação mais familiar, é preciso um trabalho detalhado, feito por especialistas, para obter o desejado alcance com os anúncios;
  • LinkedIn: uma das redes profissionais mais importantes do planeta, revolucionou o modo de ofertar e buscar propostas de emprego e outras atividades de interesse profissional;
  • YouTube: espaço para divulgação de vídeo, é a número 1 em sua área. Permite propagandas pagas, canais patrocinados e outros meios das marcas se destacarem e conquistarem autoridade e novos leads.

Adotando Martech e Adtech em sua estratégia

Uma estratégia digital que dê bons resultados exige uma abordagem abrangente, colocando Martech e Adtech no centro das atenções. Mas, para alcançar a eficiência desejada é preciso que sejam aplicadas por profissionais que dominem ambas as práticas.

Após uma análise da realidade e necessidades de seu negócio, esses especialistas vão elaborar um plano personalizado, permitindo que tenham benefícios como automatização de processos, melhor gerenciamento dos canais, maiores retornos com os anúncios online.

Essas e outras vantagens são comprovadas pela pesquisa da Resultados Digitais e Rock Content, em 2018, onde foi constatado que 70% das empresas nacionais já utilizam ferramentas de automação, obtendo 4,3 mais leads qualificados e segmentados e 57% a mais na taxa de conversão – se comparadas às organizações que não fazem uso desses recursos.

Já a pesquisa da empresa NuvemShop sobre Artech (2018), aponta que:

  • 21% das vendas online ocorreram através de redes sociais;
  • 50% dos e-commerces tiveram aumento no número de visitas e fechamento de vendas, por meio dessas redes;
  • O Instagram teve 60% das transações comerciais e o Facebook 37%.

Mesmo sendo indicada para negócios que já tem canais digitais em pleno funcionamento, Martech pode ser adotada já no início de um empreendimento. Inclusive combinando com a utilização de Artech.

Com o apoio da tecnologia, as estratégias digitais tornam-se mais eficientes e os resultados são muito mais positivos.

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