A importância do mindset ágil em uma cultura moderna e conectadas

O que sua equipe fez de inovador hoje? Nem sempre é fácil aliar bons resultados com o desenvolvimento de processos modernos dentro da empresa. Isso exige a criação de um mindset ágil e focado em performance.

A metodologia é utilizada com mais facilidade em empresas de tecnologia e comunicação, que valorizam a análise de dados para a criação de uma estratégia digital mais eficiente.

Ficou curioso e quer compreender melhor como o conceito pode ajudá-lo no dia a dia? Acompanhe!

O que é mindset ágil?

É uma cultura que valoriza as entregas e experimentações contínuas. O mindset ágil tem como princípios a identificação de objetivos claros, desenvolvimento de processos que geram aprendizagem e correção das falhas. É por meio delas que o time consegue inovar e melhorar a produtividade.

Sendo assim, o conceito foge dos métodos tradicionais utilizados pelas organizações, que exigem a definição de processos e conclusão de uma etapa para dar seguimento à outra.

Essa cultura permite aos colaboradores de uma companhia a interação, a troca de experiências e a avaliação das estratégias mais relevantes para o sucesso.O desenvolvimento de um projeto pode ser baseado em ciclos curtos e simultâneos, permitindo, assim, a experimentação e o aprimoramento constantes.

Quais áreas conseguem lidar melhor com o conceito?

As grandes corporações podem enfrentar maiores dificuldades na hora de adotar uma cultura ágil e moderna. Contudo, isso é possível desde que exista uma mudança de paradigmas e um planejamento por parte dos gestores.

A Ericsson, companhia com mais de 100 mil funcionários, é um exemplo disso. Antes de 2011, a empresa levaria um ciclo de 5 anos para construir seus sistemas. Depois, eles seriam compartilhados às demais unidades para um período de testes e ajustes. Com a mudança para o mindset ágil, o desenvolvimento e atendimento aos clientes ficou muito mais prático e eficiente.

A empresa tem aproximadamente 100 equipes que atuam diretamente com os consumidores, desenvolvendo projetos em ciclos de 3 semanas. Depois, é só realizar as melhorias que forem necessárias. Isso gera mais rapidez na entrega e o cliente consegue perceber o valor do produto mais cedo.

A estratégia gera benefícios para todos os envolvidos: o consumidor, que tem o produto entregue de forma rápida, e a Ericsson, que percebe uma redução na quantidade de projetos em andamento e ainda tem um giro frequente na receita.

Sendo assim, companhias de diferentes segmentos e tamanhos podem adotar uma cultura mais dinâmica e focada em resultados em curto e médio prazo. Todavia, precisam mudar um pouco a mentalidade tradicional, que é baseada em seguir uma sequência lógica com etapas a serem concluídas e resolução de cada problema que surge durante o caminho.

A cultura voltada à inovação promove mudanças nesse paradigma e dá atenção à entrega de qualidade em um curto espaço de tempo. Para tanto, os profissionais trabalham em conjunto, analisam dados, dialogam com os clientes e fazem ajustes para aprimorar a experiência sempre que for necessário.

Como implementar o mindset ágil na empresa?

Muitas vezes, para promover uma mudança mais drástica na cultura de uma organização é preciso buscar a ajuda de profissionais com experiência no mercado. Eles conseguem atuar como facilitadores na hora de traçar um planejamento dos processos, bem como promover treinamentos e workshops com os colaboradores.

Entenda, a seguir, como iniciar essa mudança no seu negócio:

Foco no retorno da organização

Todos os colaboradores precisam compreender que é necessário dar atenção ao retorno gerado para a empresa, seja ele em aspectos financeiros, imagem perante o mercado e os clientes. Portanto, é fundamental estabelecer:

  • metas;
  • métodos de acompanhamento e análise de resultados;
  • práticas de integração entre as equipes.

Esse contexto é percebido mais facilmente nos setores de comunicação das companhias. Os insights sobre marketing digital surgem da análise do mercado, definição de objetivos para as campanhas e monitoramento de métricas de resultados.

Desenvolvimento contínuo

Também é importante mostrar para a equipe que cada dia é uma nova oportunidade de aperfeiçoar o trabalho e os resultados. Algum projeto falhou? Não tem problema! Use esse conhecimento para aprender e desenvolver algo melhor na próxima oportunidade.

Uma estratégia trouxe ótimos resultados? Então, é necessário acompanhá-la e pensar em ações complementares que podem ser aplicadas. Essa prática também é muito comum na área de marketing. Os profissionais sabem analisar o contexto social e os dados gerados pelas ferramentas para criar uma estratégia digital com foco em resultados.

Capacidade de adaptação

Os profissionais também precisam aprender que é necessário adaptar processos e promover mudanças quando algo não funciona adequadamente. Essa característica permite a realização de entregas contínuas e de qualidade, sem que sejam criados atritos internos.

Enfim, adotar a cultura do mindset ágil é uma oportunidade de estimular a inovação e eficiência na empresa. Você se inspirou nessa ideia? Então, assine a nossa newsletter e receba mais dicas para promover melhorias em sua organização!

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.