relacionamento com o cliente

7 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

Para se destacar nesta era pós-digital, onde a grande maioria das empresas já utiliza a tecnologia para aprimorar produtos, processos e estratégias de marketing, o melhor caminho é conhecer profundamente o perfil de seus clientes. Para isso, é indispensável que a gestão de relacionamento entenda e antecipe as necessidades de seus consumidores.

Estabelecer este tipo de gestão, também conhecido como Customer Relationships Management (CRM), é redirecionar a estratégia do negócio e utilizar os clientes como centro dela, pois hoje a oferta é bem maior que a procura e são os consumidores que determinam o nível de qualidade de um produto/serviço.

Então, para que você se direcione e saiba como se diferenciar no relacionamento com o cliente, separamos neste conteúdo 7 dicas simples e efetivas. Boa leitura!

 

1- O primeiro passo para um bom relacionamento com o cliente é ter e demonstrar real interesse por ele

A primeira etapa é entender que “tratar” bem seus clientes está além dos protocolos de boa educação e bons costumes. O falso interesse é notado até em uma simples imagem numa rede social. Hoje, os consumidores são bombardeados por marketing e por isso estão ligados no que é verdadeiro ou superficial.

Saiba que a maioria dos consumidores busca autenticidade nas marcas, eles captam quando o interesse é somente no lucro e não na realização do cliente. Desta forma, o relacionamento com o cliente se torna o principal objetivo e o resultado nos negócios é consequência deste comportamento.

 

2- A qualidade do pós-venda é tão importante quanto fechar negócio

Realizar uma venda é apenas o começo do relacionamento com o cliente. É preciso manter contato e saber se o que foi adquirido supriu as necessidades/expectativas. O abandono depois da venda é o principal indicador de falta de interesse e compromisso com o consumidor e deixa evidente que o interesse era somente no dinheiro.

Utilize os dados cadastrais de seus clientes para manter contato no canal mais adequado para eles (e-mail, telefone, whatsapp,), coletar o feedback completo e para concretizar o compromisso de sua marca com os clientes. Eles precisam se sentir ouvidos.

Além disso, você pode entregar benefícios exclusivos aos clientes recorrentes para fidelizá-los e incentivá-los a continuar comprando.

Lembre-se, o objetivo é criar uma relação sólida que passe confiança para seus clientes e os transforme em propagadores de sua marca.

 

3- Fique ligado(a) no Customer Success (Sucesso do Cliente)

O conceito Customer Success está em crescimento, pois tem se mostrado uma estratégia muito efetiva na fidelização e captação de clientes. Trata-se do acompanhamento próximo do consumidor, onde além de avaliar a satisfação com a compra, é verificado se o uso do produto/serviço aconteceu da melhor forma, com todas as funcionalidades entendidas.

Você pode se aprofundar no assunto e dedicar um profissional para fazer este link com seus clientes e garantir que ele supra todas as necessidades, esclareça dúvidas e acompanhe o consumidor o quanto for necessário.

O objetivo não é realizar todas as vontades e sim direcionar o cliente para que ele se sinta seguro, satisfeito e se torne um defensor da marca.

Leia também: Customer Experience: a moeda do século – gere valor e encante clientes

4- Utilize a tecnologia a seu favor no relacionamento com o cliente

Conforme o número de clientes aumenta fica impossível gerir o relacionamento com eles apenas com os esforços humanos da equipe e seus dispositivos. 

Um sistema CRM para a organização de sua cartela de forma intuitiva, ágil e inteligente pode ser vital para o relacionamento com o cliente. 

É uma ferramenta completa que permite a segmentação e organização dos clientes de acordo com a necessidade de cada empresa, além de permitir a automação do disparo de emails de promoções, lançamentos, conteúdos educativos, informativos e etc.

Obs: Não deixe o processo robotizado, repetitivo e insistente. Bombardear o cliente com emails não é o caminho, preze pela qualidade e pelo valor agregado ao cliente e defina uma agenda com periodicidade ideal para seu público.

 

5- Colete dados e conheça melhor seus clientes

Para utilizar com efetividade o CRM é preciso conhecer profundamente o perfil de seus clientes. Para isso, você pode, por meio dos cadastros, coletar os dados pessoais úteis e viáveis, aumentar o número de canais de contato e estimular a interação contínua para obter o maior número de informações possíveis, além de acompanhar o comportamento de seus clientes em todas as etapas de seu funil de vendas.

Também é muito interessante desenvolver uma Persona, que seria uma imagem do cliente “ideal” baseada no comportamento de seus consumidores. Com isso você tem um norte para produzir conteúdos que atingem e agregam valor ao seu público.

 

6- Uma boa gestão de relacionamento com o cliente depende de uma equipe com conhecimento

Estabelecer uma gestão de relacionamento com o cliente é mudar a forma de pensar da equipe e seus gestores. Sua equipe precisa entender o tipo de cliente que lida para entregar sempre o que ele precisa, na hora certa e da melhor maneira possível.

Desta forma, se torna impreterível o treinamento de sua equipe contendo as seguintes questões:

  • Qual a melhor forma de interagir com nossos clientes?
  • Qual o canal de comunicação mais adequado para lidar com cada um deles? A equipe tem domínio em todos esses canais?
  • Que tipo de contato o cliente espera? Quais temas, informações e novidades ele gostaria de receber?
  • O que leva nosso cliente escolher nossos produtos/serviços em vez de adquirir da concorrência?

Essas são somente as diretrizes do treinamento, é providencial que ele seja bem estruturado e realizado com frequência, visando sempre aprimorar a qualidade do atendimento, visto que hoje o comportamento de consumo se altera muito rapidamente.

 

7- Conte com parceiros estratégicos

Por mais que você acredite estar preparado e que já tenha as informações que precisava para ter uma gestão de relacionamento com o cliente de qualidade, é preciso reconhecer que você não é um especialista no assunto e, por isso, pode ser muito válido procurar parcerias estratégicas.

Especialistas terceirizados trabalham somente com isso e, portanto, entendem bem o feeling do negócio, além de conseguir implantar/estabelecer o sistema de CRM, coletar os dados necessários para definir a melhor persona, os conteúdos mais adequados e ações mais assertivas. Tudo isso para garantir que seus clientes tenham uma jornada de compra mais humanizada, que se encaixa no perfil de necessidades/expectativas.

E então, pronto para aplicar as dicas em suas empresa? Para aprender muito mais sobre relacionamento com o cliente, marketing digital e tendências do segmento, mergulhe fundo no blog. Se precisar de ajuda, fale com um diwer.

[optin-monster-shortcode id="tc7sfgapf4vareut0m0e"]
Equipe DIWE
Equipe DIWE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *