5 estratégias de vendas e marketing para a construção civil

A quarta revolução industrial proporciona ferramentas que transformaram o comportamento dos clientes, hoje definidos como consumidor 4.0. A facilidade de acesso às informações, solução de dúvidas por meio de rápidas pesquisas no Google e redes sociais, tornou o consumidor mais exigente. Desta forma, é imprescindível para qualquer empresa, o uso de uma nova estratégia de vendas e marketing para garantir competitividade.

As estratégias “feijão com arroz” de vendas e marketing para o ramo da construção civil, apesar de serem indispensáveis, não são mais tão eficazes quanto eram e o retorno sobre o investimento com essas práticas está cada dia menor. É necessário inovar, entender como seu cliente pensa, agregar valor à ele e personalizar ao máximo seus produtos e serviços.

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Os times de Vendas e Marketing, comumente trabalham separados em empresas atuantes no mercado da construção civil. Essas equipes atendem a objetivos e metas relacionados à seus respectivos setores.

Estratégias de vendas inovadoras, se inspiram na integração dos setores de vendas e marketing com definições de metas e objetivos em comum.

Continue a leitura e descubra 4 dicas para integrar estratégias de vendas e marketing e dar um upgrade nos resultados de seus negócio.

Como otimizar sua estratégia de vendas para a construção civil usando marketing digital

Atualmente, a internet é definitivamente a principal ferramenta de vendas. É neste espaço virtual que seus clientes irão te encontrar mais facilmente, por isso ter um site é obrigatório. 

Contar com uma estratégia de vendas bem estruturada e sustentada com marketing digital é fundamental para atrair mais cliente e manter-se sempre competitivo. 

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Confira essas 5 estratégias e aplique em sua empresa:

Estimule a comunicação entre suas equipe de vendas e marketing

O primeiro passo é unir essas duas equipes, mas não falamos de reuniões semanais. É necessário haver interação contínua entre os times de marketing e vendas.  Essas equipes entendem seus clientes em diferentes estágios do seu funil de vendas. A experiência que o vendedor tem com o cliente é diferente da percepção que a equipe de marketing tem e vice versa, todos têm a colaborar e possuem a mesma importância.

Reserve um espaço específico para esses dois times fazerem brainstorms, estimule a convivência e a troca de experiências. Este tipo de reunião rende muitos frutos e dá asas à grandes campanhas e vida para novos projetos.

Entenda seu produto e seus concorrentes

Não importa se o seu produto é um prego, um fio de arame, uma casa, um edifício ou um condomínio. Se o seu cliente em potencial procura o tipo de solução que você oferece, tenha certeza que ele já está ciente dos mínimos detalhes do seu produto e quais os outros fornecedores disponíveis. É necessário definir qual seu “carro-chefe” para saber quem é seu cliente e como seus concorrentes os abordam.

Defina seu alvo

Quem vai adquirir seus produtos e serviços? O senhor que faz pequenas reformas? Uma construtora? Famílias recém formadas em busca do primeiro imóvel? Um grupo de investidores? É necessário definir quais são seus reais clientes em potencial e quais de seus produtos interessam a cada um deles. Só assim é possível definir como oferecer cada produto para cada cliente específico.

Use a tecnologia e o marketing de conteúdo para personalizar seu atendimento

É preciso personalizar, agregar valor, manter um relacionamento com seus consumidores, somente desta forma você consegue avança-los em seu funil de vendas e mantê-los em um bom relacionamento com sua marca.

Este funil possui 5 etapas: Descoberta -> Reconhecimento -> Interesse -> Compra -> Fidelização.

A atuação no online, gerando conteúdo de valor e permitindo associações da sua marca aos influenciadores certos para o seu público alvo, é uma tendência que já está deixando dezenas de empresas para trás. Portanto, ter um olhar inovador e saber que estratégias on e off são complementares e potencializam os resultados dos times de marketing e vendas.  

Leia também: 7 inovações na construção civil para transformar o seu negócio

Conteúdos personalizados

Explore seus produtos e serviços e evidencie como suas soluções podem resolver problemas no cotidiano de seus clientes. Os conteúdos geram autoridade à sua marca e passa confiança à seu cliente em potencial.

Se o seu empreendimento for uma loja de materiais de construção, você pode criar conteúdos que ensinam a armazenar recursos produtivos, como usar corretamente certas ferramentas, tipos de matérias primas e suas diferenças ou como fazer certo material render mais em sua obra.

No caso de uma construtora, a abordagem seria outra, o direcionamento dos conteúdos podem ser sobre como o bairro do empreendimento é bem localizado, quais tipos de comércio se encontram na região, lista de documentação necessária para comprar ou vender imóveis, vantagens de ter casa ou apartamento, como decorar bem seu imóvel, entre outros. 

Esses conteúdos personalizados podem ser disponibilizados em seu blog ou divulgados por meio e-mail marketing. Quando se trata de conteúdos ricos, como um ebook por exemplo, é interessante criar uma landing page para captação de leads. 

Com clientes preparados para compra, a equipe de vendas não perde tempo entrando em contato com pessoas que não possuem real interesse em suas soluções. 

Além disso, com seu consumidor ciente do que precisa e como isso vai solucionar seus problemas, o processo de compra é reduzido e a experiência na negociação se torna positiva.

Como a DIWE pode ser parceira estratégica da sua empresa

A DIWE é uma agência especializada em trazer profundidade para sua estratégia de marketing digital, eleita desde 2016 uma das TOP 5 agências de Inbound Marketing do Brasil. 

Entre a expertise da agência estão empresas da construção civil, com cases de sucesso, por exemplo, na Weber quartzolit, líder mundial em produção de argamassas, em um projeto que levou a uma transformação dentro da empresa e se estendeu para outras marcas do grupo Saint-Gobain.

Por meio de uma planejamento estratégico imersivo e alinhado com todos os setores da empresa, foi possível implementar ações de marketing online e offline que reverteram em resultados acima do esperado. 

Fale agora mesmo com um Diwer e entenda como a DIWE pode te ajudar a ter sucesso na sua estratégia de vendas. 

Equipe Diwe

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