4 principais projeções para a área de TI até 2020

Ficar atento as principais projeções para a área de TI (e todas as outras que façam sentido para o seu negócio) é o que vai garantir que você esteja preparado para as movimentações do mercado.

As melhores previsões para os próximos anos sugerem contínuo surgimento de novas tecnologias, aplicativos e ferramentas digitais. Em meio a tantas possibilidades, devem destacar-se as empresas de TI capazes de associar seus produtos a um bom trabalho de marketing digital.

Se engana quem acredita que comunicação na era digital se resume a utilizar as redes sociais. Um bom plano de comunicação é um dos pilares de sustentação das variadas áreas de atuação. Considerar público alvo da empresa, canais de comunicação mais utilizados pelos consumidores e as regras de cada meio são ações valiosas se destacar nos buscadores, como o gigante e quase onipresente Google.

Mas como e quanto uma empresa de tecnologia da informação deve investir em marketing digital e o que isso significa?

Não é possível definir um preço: a dica é fazer uma análise de dados de consumo dos usuários, a partir dos resultados obtidos, elaborar um planejamento que foque no fortalecimento dos pontos positivos e na reorganização dos demais (e, claro, utilizar a nossa Calculadora de Budget de Marketing).

A tecnologia é o meio, e as pessoas são o fim e começo

Separamos 4 pontos  aos quais você precisa estar atento para continuar tendo diferencial competitivo.

O usuário

Quando um aplicativo ou ferramenta é desenvolvido, seu objetivo é tornar mais fácil ou agradável a vida do usuário. A diversidade de ferramentas no mercado pode ser contornada direcionando foco do desenvolvimento para alguns pontos chave como, a experiência do usuário.

Os consumidores devem se sentir confortáveis utilizando o produto oferecido. Os usuários são, depois de você, os principais interessados no sucesso do seu produto. Suas dicas e sugestões podes ser importantes para adequar o serviço ao seu público, além de criar um laço de confiança com os consumidores.

A equipe de TI

Não é novidade que escritórios podem ser ambientes estressantes e até mesmo desmotivadores. A tendência para os próximos anos vem mostrando as caras há algum tempo:  ambientes amigáveis e confortáveis podem representar grande avanço no desenvolvimento de novas tecnologias.

Considere as grandes empresas de TI do Vale do Silício, como o Google e o Facebook: esses gigantes do mercado investem muito na qualidade do espaço de trabalho dos seus colaboradores. Um ambiente amigável favorece a integração entre os membros da equipe, assim como a criatividade e a inovação.

Inovação

Assim, é possível sobreviver às mudanças rápidas que a internet e os usuários demandam. Ter coragem para testar novos caminhos para o futuro pode ser a chave para o sucesso. Com o avanço da Transformação Digital,  ser inovador e disruptivo deixou de ser diferencial para se tornar item de sobrevivência.

Design

Um produto bonito pode vender mais. O mesmo vale para sites e aplicativos. Ofereça designs mais práticos e elegantes.

Onde entra o Marketing Digital nas empresas de TI?

A comunicação interna e pública das empresas de TI começam a esforçar-se mais para engajar os consumidores por meio das redes sociais, por exemplo. O Brasil atingiu, em agosto de 2017, a marca de 50 milhões de usuários no Facebook.

Apesar de os parâmetros para a otimização das buscas na plataforma serem segredos, experiências demonstraram que imagens e vídeos aumentam as chances de compartilhamento de conteúdo. Produções exclusivas podem fidelizar um cliente.

O Marketing Digital é a união estável entre os serviços de tecnologia oferecidos e a linguagem que funciona nas redes. Segundo a Content Trends, em 2017, as estratégias mais utilizadas pelas empresas de marketing digital são as publicações em redes sociais (85,3%) e conteúdos originais em blogs (65,6%).

Aposte em trabalho de otimização para buscadores como Search Engine Optimization (SEO) para disputar a primeira página de resultados do Google e Bing:

  • Palavras chave
  • Conteúdo relevante
  • Links externos (para outros sites)
  • Links internos (para conteúdo próprio)
  • Intertítulos e listas (para melhorar a experiência do usuário e incentivar o compartilhamento)
  • Atenção aos Titles e Meta Descriptions (afinal, você não quer que os três pontinhos escondam justamente o serviço que você oferece)

Por onde começar a trabalhar com Marketing Digital em empresas de TI

Apesar das tendências, cada empresa de TI deve descobrir sua própria fórmula com base na análise do perfil dos seus clientes. Para isso, a análise de dados é essencial. É preciso desenvolver meios para incorporar o Marketing Digital ao dia a dia da empresa. Confira cinco passos que podem ajudar na transformação digital das empresas de TI:

  • Definir um objetivo
  • Aprenda com seus erros analisando experiências do passado
  • Fale a mesma língua que as pessoas com quem deseja se comunicar
  • Faça um balanço dos seus recursos para saber onde investir

Se você ainda não tinha se dado conta da importância do Marketing Digital para empresas de tecnologia, agora já sabe a importância do planejamento estratégico para transformar o dia a dia da empresa. E se tiver alguma dúvida, vem conversar com a gente 😉

Equipe Diwe

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