4 desafios da transformação digital e como superá-los

DIWE
November 26, 2020
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07 minutos
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Negócios

Vivemos em plena transformação digital, é evidente. Negar essa realidade é o mesmo que declarar derrota para a concorrência. Inserir soluções digitais, trocar processos, culturas organizacionais, transformar o mindset da liderança e estar presente na vida do consumidor em todos os canais possíveis, deixou de ser um diferencial. Agora, é questão de necessidade.Mesmo sabendo disso, transformar o negócio digitalmente não é tão simples quanto trocar a cor do logo ou fachada. É uma transformação multinível, que abrange a empresa como um todo. Não parte somente da hardezinação ou investimento em soluções digitais, é uma mudança na forma de pensar, agir e funcionar de uma organização.Leia também: Ser competitivo vai muito além de usar tecnologias disruptivasPara que você entenda melhor os obstáculos que encontrará durante o processo de transformação digital da sua empresa, vamos destacar aqui os principais desafios e quais as medidas necessárias para superá-los. Boa leitura.

Percepção da necessidade e insegurança de dar o start transformador

Perceber a necessidade de mudar é uma questão de saúde para o negócio. Mesmo sabendo de tamanha obviedade, o mix de insegurança e falta de conhecimento no assunto ainda é um obstáculo enorme para a maioria das empresas no processo de transformação. É como um muro que impede a organização de visualizar novos horizontes, explorá-los e usufruir do que cada um pode entregar de melhor.Embora seja comum os donos, líderes e gestores associarem as melhorias tecnológicas como engrenagens para o crescimento da empresa, ainda é difícil a compreensão do crescimento que essas medidas podem trazer às receitas utilizando estratégias direcionadas para P & D ou de diferentes modelos de negócios.O principal caminho para contornar este primeiro obstáculo é investir em conhecimento e informações de qualidade relacionadas aos benefícios de se transformar digitalmente e apostar em parceiros que esclareçam, definam os meios e promovam essa transformação. Isso é fundamental para entregar aos decisores a percepção de necessidade e de todas as vantagens que podem ser adquiridas por meio da digitalização.

Entender que antes das ferramentas é preciso investir em capital humano

É muito comum para empresas com baixa maturidade digital e em processo de transformação investir no primeiro momento nas soluções tecnológicas para depois focar no capital humano.É importante compreender que, por mais correto que pareça se estruturar digitalmente antes de qualquer coisa, é fundamental investir em capital humano, já que a transformação acontece efetivamente por meio das pessoas. Mesmo com a liderança tendo o papel de analisar, gerenciar e avaliar o desenvolvimento das rotinas e o retorno das ferramentas, quem as usa, explora, testa, organiza e sente qual o real peso delas no cotidiano de uma maneira geral é a equipe liderada.Por isso, é vital em primeira mão, investir no capital humano, seja por contratação de novos talentos ou na educação e treinamento dos que já fazem parte do time. As demissões por falta de alinhamento com o digital, muitas vezes ocorrem por falta de preparação dos profissionais. Assim, elas devem ser usadas em último caso, pois não é interessante perder talentos que podem entender melhor que a liderança sobre o desenvolver das rotinas, processos e até em questões relacionadas à adequação e aceitação da equipe.

Criar uma rotina de testes para promover o aprendizado rápido

O investimento na transformação requer experimentação para avaliar o ritmo, precisão e resultado dos novos hábitos e processos. Este fluxo entrega o aprendizado rápido para a liderança e todos os outros integrantes da equipe.É preciso realizar experimentos curtos para testar hipóteses e introduzir MVP, assim, é possível coletar feedbacks e efetivar o aprendizado rápido na organização. É uma forma de alinhar a equipe e permiti-la realizar atualizações nos produtos/serviços com as melhorias que se adequam às necessidades do consumidor.Entretanto, é preciso ter cuidado. É importante entender que apesar de serem testes rápidos e de curto prazo, o aprendizado se trata de um processo evolutivo, que requer paciência e resiliência. Muitos precisarão ser feitos, grande parte não terá o resultado esperado e uma pequena porção será realmente efetiva e transformadora.Velocidade na transformação é questão de sobrevivência e rápida reação à concorrência, mas, pode ser uma faca de dois gumes. Os testes e o aprendizado rápido devem ser sustentados e desenvolvidos com base em análise de dados e números para compreender o que os experimentos revelaram e o quanto ensinaram ao time.

Deixar de internalizar processos e procurar os parceiros certos para os desafios da transformação digital

Todos os dias, devido à intensa transformação digital que vivemos, inúmeras tendências de mercado e soluções são introduzidas nas corporações. Bons exemplos são: IoT, IA, nuvem híbrida. Sem esquecer das novas estratégias, processos, culturas e o vasto, quase infinito, leque de SAAS.Tudo isso, complica e confunde a tomada de decisões da liderança. É neste momento que é preciso reconhecer a necessidade de contar com a ajuda de parceiros com expertise na transformação e no marketing digital. Uma empresa em processo de transformação ainda não tem a maturidade digital necessária para lidar com tantas frentes e novidades.Desta forma, é um grande erro se equipar e tentar introduzir essas tendências sem nenhum preparo, as chances de complicar os processos, reduzir a produtividade por falta de preparo e, por consequência, diminuir a rentabilidade, é muito maior que de se obter sucesso.Abandonar o passado e abraçar o presente “futurista” que a transformação digital nos oferece pode amedrontar e com certeza o processo será intenso. No entanto, a mudança para o “novo” é benéfica em todos os níveis de uma corporação, o amadurecimento acontecerá ao longo do tempo, desde que os erros sejam evidenciados, resolvidos e os caminhos a serem trilhados, mapeados com precisão.

Quais os principais desafios da transformação digital na sua empresa?

Agora que você conheceu quatro desafios inerentes da transformação digital nas empresas como um todo, está na hora de levar este conhecimento para a prática da sua empresa. Qual o nível de maturidade digital na sua corporação? Fazer esse diagnóstico, identificar os pontos limitantes e os pontos fortes da estratégia neste cenário digital pode colocá-la em vantagem competitiva no mercado.A DIWE desenvolveu o Profound Score, um teste gratuito para identificar o nível de maturidade da sua empresa em 4 pontos fundamentais: Presença Digital, Processos & Tecnologia, Desafios Digitais e Perfil. A partir de respostas rápidas, receba um diagnóstico com informações relevantes para dar mais corpo à transformação digital de forma menos subjetiva e mais prática, aplicada à realidade do seu negócio. Acesse o Profound Score agora mesmo e faça o teste gratuito.