Tendências de tecnologia para a educação que você precisa conhecer

DIWE
October 30, 2020
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07 minutos
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Tecnologia

Hoje, a conectividade é fator essencial em qualquer setor, e na educação ele é ainda maior. O que indica que esse mercado deve buscar esforços trazer cada vez mais essa vantagem para dentro das organizações. E essa é apenas uma das tendências que o meio educacional tem para daqui em diante.O mundo mudou, principalmente com o choque causado pela pandemia do coronavírus. Com isso, todas as frentes de uma empresa de educação tiveram que se adaptar rapidamente. Além de diversas tecnologias que mesmo em um mundo antes da Covid-19, já ditavam as regras do que já era obsoleto no setor.Veja neste artigo, quais são as principais ferramentas, tecnologias e principalmente inovações digitais que estão ditando os rumos da educação mundial!

Big data é a nova base de dados da educação

Trazer o maior volume de informações, extrair dados e interpretá-los em gráficos otimizados. Essa é uma definição básica do Big Data e de como essa tecnologia traz enormes benefícios ao setor.O Big Data consegue, por exemplo, trazer o máximo de detalhes sobre o perfil de alunos, corpo interno e pontos fortes e fracos da empresa. O que gera insights para mudanças, investimentos e corte de despesas e custos à companhia.

Ensino personalizado é tendência

Não mais olhar para uma sala, e sim para o aluno. Essa é a premissa da personalização no ensino, que mostra que resultados mais consistentes são obtidos com a dedicação pontual a cada aluno.O mundo é diverso e a sociedade entendeu que é preciso ter planos que atendam a essa diversidade. Seus efeitos em companhias, já é traduzido em dados. Um estudo publicado pela consultoria McKinsey, mostra que empresas que trazem esse aspecto como parâmetro para ações, tem até 25% de melhoria em resultados.Empresas que investem em ações baseadas nesse olhar “homeopático” ao aluno, cada qual com necessidades, anseios e desejos diferentes sobre o ensino, saem na frente.

Gamificação é método mais eficiente de ensino

Imagine alunos aprendendo conteúdos extremamente técnicos com a diversão que um jogo oferece. A gamificação faz isso e muito mais, ao traduzir conteúdos complexos em games.Com a tecnologia, o material fica em um formato alinhado a uma linguagem jovem e de alta aderência de alunos, principalmente dos ensinos básico e fundamental. Além de que o senso de grupo, a atenção e o protagonismo são muito explorados.

Realidade virtual e aumentada

Com a realidade virtual a aula de hoje visita qualquer lugar do mundo e até do universo. Não só essa tecnologia proporciona imersões vivas em locais distantes, como também traz a facilidade de explorar épocas e projetos históricos.Ou seja, a realidade virtual e a aumentada garantem diferenciais que presencialmente seriam quase impossíveis de serem feitos, tanto por motivos econômicos quanto logísticos.

Programação será o básico de 2020 em diante

Programação já é o “arroz com feijão” das novas gerações e das necessidades que um mundo hiper conectado exige como básico para entender sistemas e como eles operam.HTML, CSS, Javascript. Essas linguagens de programação entram do ensino básico à graduação, em diversos setores da educação. Com o avanço de uso de novas tecnologias, dispositivos mobile e inteligência artificial, todo profissional já precisa aprender o básico de programação.Pois, daqui não muito tempo, do nível júnior ao C-level estarão usando as mesmas ferramentas, o que exige entender como elas operam.Trazer novas tecnologias ao setor de educação também pede velocidade. Fator essencial que coloca empresas alinhadas às necessidades dos clientes, que estão sempre em evolução.Acompanhe mais artigos, dados e notícias sobre inovação aqui no blog da DIWE!