Sua marca pode se dar ao luxo de não ter presença digital?
É inegável que qualquer marca hoje em dia precisa ter uma presença digital, desde as menores até as multinacionais.E, dentro da estratégia digital, existe um canal que tem se destacado nos últimos anos: as redes sociais.Isso se dá pela facilidade e popularidades que elas têm, afinal, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos uma conta, seja no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Twitter ou em outra das tantas opções que existem.Mas, será que as redes sociais continuarão sendo importantes no posicionamento digital do futuro? Essa pergunta é um tanto desafiadora para se responder, e levanta questionamentos interessantes.Continue lendo para verificar nossas reflexões e conferir alguns dados interessantes sobre o tema.
As redes sociais na presença digital hoje
Segundo o Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação, na sua última pesquisa realizada, há mais de 134 milhões de brasileiros com acesso à internet.Desses, 76% utilizam com frequência as redes sociais.Ou seja, esse canal faz parte da vida da maioria dos brasileiros e é utilizado como distração e para o consumo.De acordo com a pesquisa Social Commerce, 74% dos consumidores do Brasil utilizam as redes sociais para comprar e 76% as usam para saber mais sobre itens que desejam.Ao consultar a página de uma empresa, 56% desejam ver a avaliação de outros clientes e 54% querem comparar preços.E isso ocorre em todas as classes econômicas. Cerca de 75% dos consumidores da A e B, por exemplo, procuram a opinião de outras pessoas antes de comprar um item. Enquanto para as classes C, D e E essa porcentagem é de 65%.
A polêmica da Bottega Veneta
Enquanto muitas marcas grandes estão começando a investir na sua presença digital nas redes sociais, a Bottega Veneta resolveu deletar todas as suas contas.Caso você não saiba, a Bottega Veneta é uma marca de moda italiana de luxo que atua no mercado desde 1966 e é uma referência no segmento.Nesse ano a empresa deletou todas as suas contas nas redes sociais, o que foi explicado pelo diretor criativo, Daniel Lee, como uma forma de sair desse mundo, que, além de não ser saudável e produtivo, não cria individualidade.Esse pode ser o início de uma nova tendência que já é prevista pelo The New York Times, a diminuição no tempo de tela como um símbolo de status, invertendo o conceito da tecnologia para a elite.Essa tendência se fortificou ainda mais durante a pandemia, onde ter relações pessoais e próximas é algo cada vez mais raras.
Qual o futuro das redes sociais na presença digital?
É impossível sabermos, exatamente, qual é o futuro das redes sociais e se elas continuarão fazendo parte das estratégias de presença digital.Mas, com as informações que temos hoje, podemos falar que esse canal realmente é relevante para o consumidor atual e que faz a diferença.Afinal, você não quer que um possível cliente ache seu concorrente ao procurar por você nas redes sociais e não encontrar, não é?O que o caso da Bottega Veneta nos mostra é que apenas estar nos canais corretos não é mais suficiente.O consumidor quer ter uma conexão verdadeira com a marca, o que é reforçado pelas pesquisas que mostram que os clientes preferem comprar de empresas que compartilham os mesmos valores que eles.
Reinvente sua presença digital
Apesar de não sabermos prever o futuro, podemos afirmar com toda certeza que publicações vazias e sem conteúdos relevantes não trazem mais resultados.Busque engajar e mostrar para os seus seguidores que sua marca realmente se importa com eles. Vá além do comercial, busque educar.Se você gostou desse conteúdo e deseja mais ficar por dentro das novidades do marketing, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram.