Quem é o Gestor de Marketing hoje

DIWE
January 1, 1970
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07 minutos
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Marketing

Antes, ser um bom gestor de Marketing estava muito associado a saber analisar e operar os clássicos 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção). Hoje, a realidade é diferente.Porém, dentro dos setores de uma empresa, a área de marketing talvez seja a que se reinvente com maior velocidade. Novas tecnologias, novas tendências, novos nichos de mercado, novo consumidor, novas formas de comprar e se comunicar, novas necessidades… Segundo o Fórum Econômico Mundial, todos que quiserem crescer pessoal e profissionalmente terão que aprender novas habilidades como ser mais criativo, capacidade de gerenciar pessoas, negociar melhor, trabalhar colaborativamente entre outras. O aprendizado será contínuo e flexível para ocupação de novos formatos de trabalho.De acordo com o relatório da Forrester, 88% das organizações concordam que o papel da CMO mudou nos últimos dois anos e continuará a mudar nos próximos dois anos.Mas afinal, quem é o gestor de marketing hoje? Listamos algumas características desse profissional.

Profissional curioso e investigativo

A curiosidade e o desejo de investigar todos os elementos que influenciam o sucesso da empresa são essenciais para um bom gestor de marketing - e continuarão a ser por muito tempo.Este gestor precisa sim se atentar tanto aos números positivos, que confirmam o bom posicionamento da empresa, quanto à concorrência e aos fatores externos (economia e política) para buscar novas ideias e respostas para crises. Mas, mais importante que isso, ele precisa alinhar a organização em torno do foco no cliente, usando dados e análises para fornecer experiências de impacto para o consumidor - e isso só acontece se esse gestor estiver intrinsecamente preocupada com as necessidades do seu mercado, humanizando suas ações.55% dos CMOs relatam uma falta de entendimento comum de quem são os seus clientes em toda a empresa.

Dominar diversas tecnologias

Um bom gestor de marketing deve enxergar novas tecnologias como possibilidades. Até mesmo um aplicativo de uso pessoal pode ser utilizado para fundamentar uma proposta de marketing inovadora ou, simplesmente, para melhorar a comunicação interna da equipe.Testar aplicativos e ferramentas de gestão e marketing pode trazer novos insights, novas parcerias, novas soluções.Mas tendo em mente sempre dois pontos: 1) a tecnologia é sempre o meio e nunca o fim e, 2) a necessidade de dosar o seu empenho e desempenho entre ser generalista e especialista.

Catalisador de inovação

A maioria dos profissionais de marketing que incorporam o papel de catalisador da inovação afirmam que dados e inteligência podem ajudá-los a avançar na agenda de crescimento. É ser realmente inovador, todos os dias

Sem esquecer, é claro, de estimular a mesma atitude frente aos seus liderados, criando uma equipe de alta performance.

.Ter visão ampliada do negócio como gestor de marketing

A visão ampliada do negócio e do mercado em que ele está inserido permite que o gestor de marketing tenha uma perspectiva realista para o crescimento do negócio.Ainda que seja possível captar muito mais leads com estratégias mais arrojadas e maiores, é preciso compreender o impacto financeiro disso nas contas da empresa e também a capacidade da área de produção de processar um número grande de informações num período curto de tempo. Dados são o ouro hoje.Os CMOs também têm um papel real a desempenhar na transformação dos negócios, já que além de estarem melhor posicionados para liderar uma transformação de negócios centrada no cliente em suas organizações (já que estão em contato direto com os consumidores), eles também estão na vanguarda para impulsionar a próxima fase da transformação digital: gerenciamento da experiência do cliente.À medida que o mercado evolui e, com ele, o papel do Marketing também, os gestores da área precisam estar prontos para se adaptarem também - de maneira inovadora, criativa, rápida e adaptável. Mas como estar pronto para mudar? Neste episódio do ProTalks, conversamos com Milton Longobardi, Chairman do CMO Council na América Latina, em que ele conta um pouco mais sobre os vários chapéus que esse profissional precisa usar.[VÍDEO PROTALKS]

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