Qual o papel do marketing na transformação das empresas?
Afinal, qual o papel do marketing diante dos novos desafios mercadológicos e como realmente colocar em prática estratégias em mercados que estão em constante processo de mudança? Segundo Peter Drucker, pai da administração moderna, o Marketing é responsável por tornar supérfluo o esforço do time de vendas. É basicamente conhecer e entender tão bem o comportamento de compra e consumo de um cliente, a ponto de que o produto ou serviço seja ofertado no momento adequado e se venda sozinho, com seus diferenciais e atribuições. Dentre os diversos fatores que influenciam uma estratégia de marketing empresarial, independente de seu tamanho ou mercado, eles dizem respeito à sociedade, às forças ambientais e à própria organização, seus principais valores e objetivos. E diante dos novos desafios que as corporações estão enfrentando para acompanhar as mudanças mercadológicas, é importante que o time de Marketing seja visto como peça fundamental e estratégica para garantir ações que consigam se comunicar com clareza ao novo consumidor.
Valores e propósitos
Dos fatores fundamentais para a eficiência do papel do marketing dentro de uma organização, deve-se levar em conta a importância da definição e clareza na transmissão dos valores e propósitos da empresa. Os valores de uma corporação dizem respeito a forma como ela é gerida. São crenças pré estabelecidas que dão a cada negócio uma identidade. Esses elementos pressupõem um conjunto de regras que define o comportamento da empresa e seus colaboradores na busca por seus resultados e definem a ética dos comportamentos empresariais. Os propósitos por sua vez, determinam o impacto das entregas e soluções de uma organização no mercado em que atua, na vida de seus consumidores e colaboradores, no meio ambiente e na sociedade como um todo. A definição destes elementos é fundamental para o sucesso de atuação, uma vez que além de atrair colaboradores alinhados aos propósitos da empresa para elaboração de novos projetos e a criação de cenários internos com cada vez mais diversidade, é possível encurtar a relação com o consumidor mostrando o negócio além de suas entregas finais e consequentemente aumentando a oportunidade e fechamento de novos negócios.
Diversidade
A falta de diversidade dentro das organizações também é um elemento que atrapalha na efetividade da implementação das estratégias de marketing. Um estudo realizado pela McKinsey mostrou que organizações que consideram a diversidade no recrutamento de seus colaboradores, são 25% mais eficazes que empresas sem esta práticas.Porém, vale entender que diversidade vai muito além de resultados melhores. Ela não envolve apenas as relações entre as pessoas, ela está diretamente atrelada à maior comunicação, menor chance de gargalos e desalinhamentos internos. Apostar em diversidade é apostar em uma cadeia de enriquecimento cultural para a empresa. Pessoas com diferentes origens, crenças, etnias, classes sociais, entre outros, quando parte de um mesmo propósito, podem compartilhar ideias e visões diferentes e fomentar soluções que não seriam possíveis se todos tivessem vivências parecidas.Um ambiente com espaço para diversidade faz com que os conflitos que atrapalham a produtividade e eficiência, seja cada vez menos frequentes. O estudo ainda por cima, mostra que empresas onde a diversidade é reconhecida e praticada, possui uma taxa 50% menor em conflitos comparadas à outras organizações.
O novo consumidor
Entender o comportamento de compra e consumo do cliente é uma das principais dores dos times de marketing, principalmente se levarmos em consideração a velocidade e liquidez dos ambientes em que estão inseridos e a forma com que absorvem e consomem conteúdo. Muito além de entender como a tecnologia é influenciadora neste processo, é compreender como entregar valor ao consumidor de forma clara, objetiva e que realmente seja um facilitador na vida desta pessoa. Outro ponto importantíssimo nesta equação é a experiência do consumidor, ou seja, a forma com que sua empresa, desde o primeiro contato, até o pós venda, atua em prol de ofertar as soluções certas para as necessidades específicas do consumidor.
É preciso mudar.
O caminho para a mudança é árduo, mas não impossível. E justamente pensando em mostrar a você, que é possível sim trazer a transformação pra dentro de casa e garantir o desenvolvimento de novas soluções e estratégias, que criamos o Protalks, uma Websérie onde conversamos com os maiores nomes transformadores do mercado brasileiro e como as empresas têm enfrentado os desafios que surgem todos os dias.Confira agora mesmo o papo que batemos com André Siqueira, Cofundador da Resultados Digitais, onde falamos sobre o papel e a importância do marketing como área estratégica na busca pela transformação, diferenciação e busca por novas oportunidades.https://youtu.be/s9Yn9HNRJsA