Qual é o papel e o propósito das empresas hoje?
Afinal, qual o papel das empresas na vida do consumidor, na sociedade e nos mercados em que estão presentes hoje? Foi-se o tempo em que o sucesso de uma empresa era medido pelo quanto ela vendia, ou pelo tamanho de sua operação. Ao longo da história e neste constante processo de mudanças, percebemos que cada vez mais é preciso pensar no papel das organizações além dos produtos ou serviços que elas fornecem. As grandes corporações devem ter em mente que seus produtos ou serviços são facilitadores na vida de seus clientes, e que além disso, elas devem proporcionar experiências e a boa relação com o consumidor, mostrar seus compromissos com o ambiente, a sociedade e seus valores.
O novo consumidor
A tecnologia e o acesso à informação tem sido os grandes balizadores das mudanças de comportamento de compra e consumo. Acontece que este novo consumidor, além de informado, crítico e analítico, é preocupado com a segurança de suas informações, com a sociedade e com os impactos que a forma com que consome causam no meio ambiente. Por isso, é importante que as organizações tenham consciência da importância da atuação além do processo de compra, a forma com que se posicionam em relação ao impacto de suas ações na sociedade e como seus serviços podem ser facilitadores na vida de seus consumidores. Vale lembrar que toda empresa é construída com base em valores que permeiam sua forma de atuar e ver o mundo. Sabe aquela sessão do site em que ficam a missão, visão e valores do seu negócio? Então, empresas que obtém sucesso neste processo de transformação que estamos passando, conseguem efetivamente tirar estes valores do papel, passando a mensagem aos seus colaboradores, ao mercado e consequentemente ao seus clientes.
O papel das empresas na sociedade
Qual é o legado que o seu negócio vai deixar para as próximas gerações? Os valores da empresa são os mesmos que os seus? Você acredita no impacto positivo das ações que realiza na sociedade? O primeiro e mais importante passo para abraçar uma causa ou adotar um posicionamento neste sentido, é entender que estas ações, por mais simples que sejam, não devem ser tratadas e levadas como algo feito para vender mais, é preciso incentivar os colaboradores, engajá-los e encontrar as melhores formas de transmitir o posicionamento aos consumidores que as consequências positivas ao negócio virão. Somente no Brasil, para se ter uma ideia, negócios de impacto social movimentam um mercado global de U$ 60 bilhões, com um registro de crescimento de 7% ao ano, segundo Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), rede de empreendedorismo de países em desenvolvimento. Ainda de acordo com a pesquisa, foram alocados U$ 1,3 bilhão em investimentos de impacto na América Latina, tornando o Brasil o segundo maior mercado na região.
Os impactos positivos no mercado
Uma grande mudança ou transformação não surge do dia para a noite, o processo é constante e realizado no dia a dia da corporação, na superação de cada desafio, no pequeno processo atualizado ou no novo software que facilita a operação. Essas mudanças e melhorias causam impactos positivos na forma de trabalhar, mas deve-se ter em mente que as tecnologias não são o fim e sim o meio facilitador deste processo. Essa mudança que tanto falamos, abrange diversos aspectos que vão além da operação ou da forma positiva que impactam o ambiente que estão inseridas. Empresas de sucesso são inovadoras em seus mercados, tornando-se referência em seus setores e ajudando outras empresas com suas experiências e expertises. O compartilhamento de ideias e inovações, além de fazer com que uma corporação se torne referência no meio, fortalece o ecossistema em que ela está inserida, abrindo oportunidades de crescimento e aprendizado com outras corporações, a definição de parcerias e o surgimento de novos negócios, por exemplo.
Soluções profundas merecem discussões profundas
Os pontos mencionados acima fazem parte de uma pequena parte neste processo todo de mudança que estamos passando. Entender as principais tendências, questões e desafios das corporações, é o caminho ideal para o direcionamento das ações a serem tomadas. E é com o objetivo de trazer à mesa todas as questões que impactam as empresas como um todo, seus valores, o papel que elas exercem no ecossistema que estão inseridas e como devem impactar a vida de seus consumidores de forma positiva, que nós da DIWE, o convidamos para conferir o episódio do #ProTalks em que batemos um incrível papo com a Renata Altenfelder, Diretora de Marketing da Motorola na América Latina onde falamos sobre todos estes temas e um pouco mais!https://www.youtube.com/watch?v=zu9lLee7Jec&feature=youtu.be