O poder do propósito é real no ambiente de trabalho?
Qual é o seu propósito de vida? Ele combina com as propostas da empresa em que atua? Fazer essa reflexão é muito importante para compreender se você está no caminho certo no ambiente de trabalho. Também é fundamental conhecer as motivações da companhia para se diferenciar no mercado.Por meio da definição de um propósito, a organização consegue estabelecer sua cultura, valores e comportamentos aceitáveis dos funcionários. Muitas companhias têm dificuldade de fazer essa avaliação por conta própria e acabam contratando serviços de consultoria digital para obter um diagnóstico completo. Quer compreender melhor por que essa definição é essencial para o ambiente de trabalho? Acompanhe!
Por que é necessário ter um propósito na organização?
Todas as pessoas trabalham em busca de algum objetivo, pois sem isso o indivíduo se perde em meio ao caminho e fica desmotivado. O grande desafio é conciliar as intenções dos colaboradores com as da empresa para que todos saiam ganhando.Muitas pessoas tornam-se improdutivas e infelizes no ambiente corporativo porque há uma dissonância entre os seus valores e os praticados na companhia. Elas acordam com o simples objetivo de cumprir mais um dia de atividade para receber o salário ao final do mês e pagar as contas.Como mudar isso? A empresa precisa definir o seu propósito na sociedade e auxiliar o funcionário a descobrir o seu. Muitas vezes, isso vai ajudá-lo a perceber que todos trabalham por um bem comum. Na prática, o reflexo será sentido na disposição para desempenhar as atividades, maior resistência ao estresse e aos problemas diários que surgem.Quando o colaborador conhece o objetivo da organização também passa a ter uma visão global sobre os processos da empresa e a importância de sua atividade para o contexto geral. Consequentemente, ele se sente mais motivado, valorizado e pertencente ao lugar em que trabalha.
Como criar uma cultura focada no propósito da companhia?
Em primeiro lugar, é fundamental ter uma mente aberta para ouvir críticas e sugestões de melhorias. Caso contrário, de nada adiantará iniciar um processo de análise interna. Se você já está pronto para dar o próximo passo, é só conferir as dicas:
1. Revise o manual de visão da companhia
Geralmente, as declarações sobre a visão e missão da empresa apresentam uma simples versão sobre o caminho que se pretende percorrer. Todavia, o líder deve levar aos colaboradores uma visão estratégica sobre os principais métodos aplicados para alcançar o objetivo final.O funcionário precisa compreender onde a empresa está e qual é o percurso para alcançar a sua meta. A partir daí ele perceberá a importância da sua atuação no negócio para o sucesso de todos. Isso funciona como um impulso a mais para o colaborador trabalhar motivado e em busca do próprio aperfeiçoamento.
2. Verifique como está o alinhamento do líder com a cultura da organização
Um líder deve compartilhar a cultura da empresa com os seus liderados como forma de solidificar os valores e buscar o engajamento da equipe. Todos devem falar a mesma língua dentro da unidade, pois o objetivo final é o mesmo: o sucesso da companhia.
3. Conheça melhor os seus colaboradores
Quantas vezes você parou para ouvir a sua equipe? Um bom líder serve de inspiração para os outros e favorece o crescimento profissional de cada um. Ele sabe que um colaborador satisfeito apresenta um melhor desempenho dentro do ambiente de trabalho.Sendo assim, programe-se para realizar uma reunião com os funcionários com determinada frequência. Isso pode ser feito a cada bimestre ou semestre, dependendo do contexto em que a companhia se encontra.Esse momento servirá para você conhecer melhor os anseios da equipe, identificar os talentos e as motivações de cada um. Saber ouvir pode gerar bons insights para o desenvolvimento do negócio e também demonstrar aos funcionários que eles fazem parte do crescimento da empresa.A prática ainda funciona como um incentivo para o compartilhamento de ideias a favor do aprimoramento dos processos internos.
Quem pode aplicar o método?
Essa metodologia pode ser aplicada em empresas de diferentes segmentos e portes. Muitas vezes, a maior dificuldade dos líderes é conseguir avaliar o contexto com um olhar crítico para que possam reconhecer os erros e promover melhorias.Por isso, muitas corporações buscam o apoio de uma consultoria digital para contar com a ajuda de “olhos externos”. Os profissionais terceirizados fazem um acompanhamento das rotinas e dos processos desempenhados pela equipe a fim de identificar quais são os gaps que precisam ser modificados.Após a análise, é repassado um relatório com uma visão analítica de 360º da organização para que o líder saiba quais são as principais medidas que devem ser aplicadas para promover mudanças e melhorar a cultura do negócio.Gostou de saber como a definição de um propósito favorece o crescimento da companhia? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis sobre desenvolvimento organizacional e consultoria digital!