Não é só um post! Descubra como fazer um planejamento de marketing para redes sociais
Bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam mídias sociais diariamente - basta observar as pessoas que estão ao seu lado para constatar isso!Diante de todo esse fascínio que exercem em seu consumidor, claro que são ferramentas perfeitas para gerar interesse e fazer negócios, se posicionar como autoridade em seu segmento, gerar leads e nutrir o relacionamento com seus clientes. No entanto, para que sua empresa consiga resultados positivos não basta criar posts visualmente bonitos e obter comentários. É preciso elaborar um planejamento de marketing eficiente que considere as particularidades de cada canal.Quer saber como? Confira as dicas neste blog post e saiba como criar um planejamento para redes sociais de sua empresa.Importância do planejamento para redes sociaisExistem várias redes sociais disponíveis, todas elas disputando a atenção dos usuários. Para obter todas as vantagens que oferecem, no entanto, é preciso ter uma presença consistente e pensada para cada um desses canais. É aí que entra o planejamento de marketing. Confira as dicas para elaborar o seu.
- Defina os objetivos
Todo planejamento começa com a definição dos objetivos e, quando falamos em mídias sociais, você pode:
- Fortalecer a marca
- Vender mais produtos
- Aumentar a base de leads
- Criar engajamento
Mesmo sendo todos importantes, o ideal é reconhecer o momento que sua empresa se encontra e escolher um deles. Aos poucos, você poderá trabalhar cada um deles.
- Estabeleça os indicadores de desempenho
Os KPIs (Key Performance Indicators) são variáveis que indicarão como está o andamento de seu planejamento, devendo ser selecionados conforme o objetivo que deseja ser atingido. Conheça alguns indicadores:
- Número de fãs ou seguidores
- Tráfego para o site proveniente de redes sociais - conversões na Landing Page
- Quantidade de conversões ou vendas
- Aumento de alcance médios das publicações
- Engajamento - número de curtidas, compartilhamentos e comentários
- Identifique suas personas
Estabelecidos os objetivos e as métricas de desempenho chegou a hora de definir quem é seu público-alvo. Dados demográficos como faixa etária e localização são importantes, mas o que torna sua abordagem mais assertiva são os dados comportamentais (hábitos, dores, preferências, etc).A partir de características reais de seus clientes, crie sua persona e elabore conteúdos que se conectem com suas características e necessidades.
- Escolha as redes sociais e defina a frequência de postagem
Escolha aquelas com as quais o seu público interage com mais frequência e depois estude as particularidades das mídias selecionadas para obter os melhores resultados possíveis.Avalie a frequência ideal, analisando o perfil de sua persona, e faça testes até certificar-se do que é melhor para sua marca. Mas, atenção: após definir o time certo, mantenha a periodicidade escolhida porque essa continuidade garantirá engajamento.
- Tenha um cronograma definido
Sem organização será quase impossível manter a constância e qualidade de suas publicações, por isso, elaborar um cronograma é parte essencial de seu planejamento de marketing.
- Monitores suas ações
Monitore suas ações e faça testes continuamente para certificar-se de que fez as escolhas mais acertadas.
- Avalie seu planejamento de marketing
Estude detalhadamente os resultados obtidos, identificando possíveis erros e, se necessário, revise seus planos e faça os devidos ajustes - não esqueça de registrar todo o processo para histórico e aprendizado de toda a equipe.Neste post mostramos como você pode fazer um planejamento de marketing para redes sociais. Agora, é só colocar em prática.Para isso, aprofunde suas informações lendo artigo que mostra como como construir uma presença digital eficiente para sua marca.