Mudanças no Facebook: como conquistar mais espaço para meu negócio?
O Facebook anunciou no perfil do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, mais uma mudança no seu algoritmo. Com o objetivo de privilegiar conteúdo de amigos, a plataforma alterou seu feed e exibirá menos conteúdo das páginas. Essa notícia causou preocupação entre marcas e veículos. E gerou a dúvida: como conquistar mais espaço para meu negócio com as mudanças no Facebook?Zuckerberg comentou em seu perfil sobre essa mudança: “Nós construímos o Facebook para ajudar as pessoas a ficarem conectadas e nos aproximando com as pessoas que importam para nós. É por isso que sempre temos amigos e família no núcleo da experiência. A pesquisa mostra que o fortalecimento das nossas relações melhora o nosso bem-estar e felicidade”.Atualmente a prioridade do feed é para publicações de amigos, ou seja, feitas a partir de perfis. O alcance das páginas é bastante reduzido, quando comparado ao perfil. Isso atinge diretamente as empresas que têm presença na plataforma, dificultando o alcance do conteúdo orgânico. É importante ressaltar que essa mudança atinge o alcance orgânico das páginas e não o alcance no geral.
Qual o impacto para meu negócio?
Com menos espaço no feed, as páginas terão a exibição de seus conteúdos reduzidos, o que irá influenciar diretamente o engajamento. Como o espaço no Feed de Notícias é limitado, mostrar mais posts de amigos e de familiares e atualizações que motivem conversas implica na exibição de menos conteúdo público, incluindo vídeos e outros posts de publishers e de negócios.
Mídia Paga
Além das ações orgânicas, a carta na manga que temos para atrair mais engajamento e aumentar a autoridade da marca é a publicidade da rede. O Facebook Ads é a chave para manter a sua marca viva, independente das mudanças no algoritmo. Cada vez mais você terá que investir para alcançar seu público.Assim como nas demais mídias, o espaço para anúncio precisa de investimento. Um investimento que traz um retorno mensurável, preciso e que ajuda na tomada de decisões é muitas vezes mais relevante para seu negócio que as mídias tradicionais. Tanto pelo investimento inicial, pois investir em rádio ou TV exige mais recursos financeiros.E nesse momento de transição de algoritmo você tem duas escolhas. Pode se lamentar, não usar os recursos da rede e deixar seu público órfão de conteúdo. Ou se adaptar, reinventar e criar estratégias que te fazem ganhar mais notoriedade. A escolha é sua.
Como manter a presença da marca no Facebook?
Posts que gerem engajamento. Que façam com que a interação entre os usuários da rede social. Por exemplo, lives normalmente motivam mais interações e elevam a audiência. Esse tipo de ação tem até cinco vezes mais interação que vídeos nativos. Publicações que solicitam a participação do usuário, dicas, perguntas, temas que estão em alta são exemplos de outras ações que podem engajar seu público.Para saber se o desempenho das suas ações e se elas estão trazendo o retorno esperado é necessário fazer análises e seguir boas práticas, principalmente para os anúncios do Facebook Ads.Entenda mais sobre como destacar seus anúncios e obter o resultado esperado na nossa Série Insight 2018: Campanhas pagas.