Como a Metodologia Ágil pode transformar o trabalho do Marketing?

DIWE
November 7, 2023
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09 minutos
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Agilidade

A sociedade está cada dia mais acelerada e, para acompanhar o novo comportamento de consumo no mundo digital, o marketing precisa se ajustar aos novos tempos. Nesse contexto, o Marketing Ágil, ou também chamado Agile Marketing, traz a conexão necessária para o setor responder prontamente as transformações do mercado.

O Marketing Ágil conduz a organização para a mudança de mentalidade em todos os níveis, principalmente a liderança. Por isso, quanto mais conhecimento as profissionais tiverem a respeito do tema, mais enriquecedora serão as ações para implementação das metodologias adequadas.

Neste artigo você vai entender sobre o conceito, como implementar, os frameworks, os obstáculos e as vantagens apresentadas por empresas que entenderam como a Metodologia Ágil pode transformar o trabalho do Marketing.

O que é Marketing Ágil?

O termo Marketing Ágil surgiu pela tradução da expressão em inglês Agile Marketing. Ele compreende a aplicação da Metodologia Ágil na gestão de projetos de marketing. A metodologia não nasceu na área de marketing, e sim na indústria de tecnologia da informação e foi amplamente conhecida após o Manifesto Ágil, uma espécie de guia para desenvolvimento de softwares. Desde então, tem sido aplicada em diferentes indústrias e setores.

Talvez tenha sido a área de tecnologia a primeira a perceber que o mundo digital transformaria o ciclo de vida dos produtos, tornando-o cada vez mais curto. Hoje, é possível ver essa realidade em diversos ramos, como: bens de consumo, automotivos, eletrônicos, e tantos outros. A fácil interação com outros países faz com que o acesso a novas ofertas desperte novos desejos nos consumidores. 

E vai um pouco mais além. No setor de vestuário, por exemplo, as roupas em alta no verão da Europa, podem ser vistas nas vitrines das lojas no Brasil no final do inverno (período do verão europeu), como moda primavera. Ou seja, a moda não é mais regional. Se não existisse diferença de temperatura nas diversas partes do mundo, toda população mundial poderia utilizar o mesmo estilo de roupa em igual período. Algo inimaginável há 20 anos atrás.

Leia também o artigo Como o pensamento ágil pode acelerar o time to market.

Depois desta breve contextualização, fica mais fácil compreender porque o Marketing Ágil se faz necessário. Além disso, uma pesquisa chamada de Relatório do Marketing Ágil aponta diversos benefícios nas equipes que possuem estrutura ágil no gerenciamentos das suas operações:

  • Os membros da equipe ficam mais motivados - 20% dos funcionários se sentiram mais valorizados como profissionais após o lançamento do marketing ágil.
  • Os entraves surgem mais cedo - a prática interativa garante que os problemas não passem despercebidos por um longo período, fazendo com as soluções sejam mais práticas.
  • O trabalho sai mais rapidamente  - uma equipe passou de um ciclo de lançamento de campanha de dois meses para duas semanas.

Como implementar um Marketing Ágil?

Passou da época em que o marketing era visto como uma palavra da moda. Atualmente ele assume o seu lugar como imperativo de negócios. Entretanto, para implementar o Marketing Ágil o desafio inicial para as empresas tradicionais é a mudança de mentalidade, pois estruturas complexas e burocracias andam na contramão do Ágil.

A saída para essas organizações é sustentar em paralelo uma frente que garante a manutenção estável e lucrativa, junto com outra frente que assegura identificar novas oportunidades de crescimento.

Com as empresas cientes da necessidade dessa mentalidade de inovação, fica mais fácil apresentar os componentes para a implementação do marketing ágil.

Análise de dados em tempo real

Com o auxílio de novas tecnologias, e da Inteligência Artificial (IA), a empresa deve investir em ferramentas para a captura e análise de dados em tempo real.

O monitoramento de mídias sociais, como rastreamento das interações dos usuários e filtros de debates, podem ser significativos para identificar algumas ações como: previsão de tendências, opinião dos usuários com relação ao produto e a marca, e criação de um comparativo do comportamento do consumidor com os concorrentes.

Tanto nas lojas físicas, como no e-commerce, o monitoramento da jornada do cliente também fazem parte desse processo. Entender qual o tempo que os consumidores levam desde o conhecimento sobre o produto (acesso ao site ou a loja) até a decisão de compra e quais as razões da demora dessa jornada.

Times interdisciplinares e descentralizados

A formação de pequenos times interdisciplinares e descentralizados focados em projetos específicos (chamados squads) dão agilidade ao desenvolvimento do negócio. O ideal é que os times sejam compostos por profissionais de diferentes especializações, como: marketing, produto, engenharia e tecnologia (tech).

Um desafio ao se adotar esse modelo de equipe é dar autonomia a eles nas tomadas de decisão. Aprovações multietapas atrasam as entregas e impedem avanços significativos.

Trabalhar com processo simultâneos

No marketing ágil é fundamental saber operar com tarefas simultâneas. Cada equipe avança, fazendo a sua parte. Além de dar agilidade, evita que a equipe fique ociosa por um longo período e tenha acúmulo de trabalho em outro. 

Para que esse modelo de processo tenha sucesso, a solução é dividir o fluxo de trabalho em etapas menores. Assim, quando for identificada alguma falha, fica mais fácil corrigi-la.

Esse modelo exige uma atenção! A integração das equipes devem ser frequentes, a fim de manter o alinhamento sobre o projeto e manter atualizadas as informações relacionadas às melhorias aplicadas.

Experimentações

Uma parte importante do Marketing Ágil são os aprendizados coletados diretamente com o cliente, isso acontece por meio de análises pós lançamentos identificando como foram os impactos das ações para os públicos. Com isso, levantam-se hipóteses para otimizar ações e pensar novos desdobramentos que podem ser ainda mais eficazes. Mas antes de lançar uma campanha ou uma ação muito robusta correm pequenos experimentos para validar as hipóteses levantadas na etapa de aprendizado.

Por meio das experimentações e aprendizado rápido, as empresas evitam a falha de lançar campanhas ou ações complexos tardiamente.

Frameworks do Marketing Ágil

Para o gerenciamento de Marketing Ágil ser eficaz existe uma estrutura de trabalho a ser compreendida e aplicada. Veja os frameworks que você pode aplicar na sua empresa!

Scrum

As equipes baseadas no framework scrum são multidisciplinares, compostas por pequeno grupo de pessoas que operam em pequenos ciclos de atividades, de 1 a 4 semanas, chamados Sprints. Os feedbacks recolhidos são fundamentais para a melhoria do próximo sprint.

Kanban

Este framework permite a visualização ampla do fluxo de trabalho. O Kanban se mostra essencial para a gestão do processo e traz como vantagens a facilidade de identificar tarefas a serem feitas, em produção e finalizadas. Além de atribuir com facilidade os responsáveis por cada etapa.

Lean

Como o próprio nome já revela, esta estrutura Lean (pode ser traduzida como enxuta) consiste em enxugar tarefas a fim de dar maior agilidade. Esse framework se tornou conhecido em startups, pois são empresas com escassez de recursos e pessoas.

Framework ideal

No geral, cada estrutura se complementa, por isso, o modelo híbrido tem sido mais adotado pelas empresas.

Quais são os obstáculos que o Marketing Ágil encontra?

Falta de treinamento ou conhecimento

Empresas tradicionais desejam ter agilidade nos processos, mas não oferecem treinamentos adequados aos profissionais. Por falta de conhecimento, não é surpreendente descobrir que menos de 40% dos profissionais adotam o marketing ágil à sua rotina. 

Além de oferecer capacitação autônoma para cada membro da equipe, a contratação de uma empresa parceira estratégica é uma excelente opção para as empresas que desejam monitorar se os frameworks estão sendo aplicados da maneira correta. 

Empresas acreditam que estão bem do jeito que estão

Empresas tradicionais, principalmente as que sobreviveram após a pandemia, acreditam que não há nada em seus processos que necessitam de melhoria. Mesmo que o nível de insatisfação dos profissionais seja evidente, o termômetro medidor dessas empresas, no geral, é o lucro.

Vale ressaltar que o aprendizado rápido com os erros e a otimização dos processos, tanto de marketing, quanto dos processos gerais, além de explorar novas oportunidades, preparam as empresas para saberem agir prontamente em momentos de crise.

Liderança não oferece suporte

Embora a falta de suporte da liderança não seja vista como o principal obstáculo para o marketing ágil ser colocado em prática, este fator impede que os resultados alcancem a real vantagem competitiva.

Isso ocorre pois, sem o apoio da liderança, o orçamento para aquisição de novas ferramentas é escasso, as equipes não ganham autonomia para tomada de decisão e as metas não estão alinhadas com o trabalho ágil. Por fim, não é possível ter dimensão concreta sobre as vantagens da aplicação dessa metodologia.

Quais as vantagens do Marketing Ágil?

O Marketing Ágil é um excelente recurso para o adequado gerenciamento de projetos. Além disso, segundo o Relatório de Marketing Ágil, essa metodologia apresenta as seguintes vantagens:

  • melhora da produtividade;
  • melhor gerenciamento sobre prioridades nas mudanças;
  • crescimento da inovação;
  • aceleração da entrega de campanhas;
  • melhora da visibilidade do projeto.

Ter o cliente no centro é uma das premissas mais comum até mesmo no marketing tradicional. Porém, os antigos caminhos para atrair novos clientes ou fidelizar os atuais precisam ser reformulados. Afinal, os usuários revelam novos hábitos de consumo. No marketing ágil, o aprendizado rápido e a interface constante (feedback), fazem com que os desejos dos clientes ganhem voz durante o processo de desenvolvimento.

Se você deseja ter uma empresa parceira para transformar o seu Marketing em Ágil, conheça o time DIWE.

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