Gamificação como aliada da inovação corporativa
Já aproveitou seus pontos para tomar aquele cafezinho sem pagar nada por ele? Já praticou ou aprendeu uma língua nova por aplicativo?
Reparou em como a gamificação está presente no nosso dia a dia? O conceito aparece nos programas de pontos, nas atividades relacionadas à educação e também nas recompensas por metas alcançadas pelo seu departamento.
Através de elementos como narrativa, desafios e prêmios, diferentes organizações aumentam o engajamento dos clientes e colaboradores, elevando a fidelização e os lucros. Assim, uma característica que, normalmente, aparece em jogos é adaptada para um contexto distinto, motivando e tornando algumas tarefas mais prazerosas. Por isso, compreender o universo dos jogos e utilizar algumas de suas características no dia a dia pode ser um diferencial para lideranças que desejam se aproximar de seu time.
Nas escolas, entidades que incorporam esta estratégia sabem que precisam competir com a distração dos smartphones. Por isso, a gamificação propõe a participação ativa de toda a classe, individualmente ou em grupo, partindo de uma atmosfera familiar: os jogos. Desse modo, o processo de ensino se torna flexível e motivador, já que os estudantes recebem estímulos para completar suas tarefas. Também aguçam seu espírito competitivo e a colaboração, que são duas qualidades importantes nas etapas futuras de suas vidas.
A gamificação também pode ser aproveitada pelas empresas, a fim de gerar envolvimento junto aos clientes. Em um mercado altamente competitivo e repleto de opções, fidelização vale ouro, pois diminui as chances de churn e preserva a carteira de clientes. Assim, a empresa mantém sua saúde financeira e lucratividade. Já junto aos colaboradores, o objetivo costuma ser um dos quesitos essenciais na hora de atrair e ganhar a confiança, porque o time precisa estar satisfeito para tratar o consumidor bem.
Benefícios da gamificação
Existem diversas vantagens para as empresas que adotam uma estratégia inovadora, incluindo características dos games em suas relações com funcionários e clientes. Listamos algumas delas.
- Eleva o engajamento, que é o nível de envolvimento com a marca;
- Agrega um diferencial competitivo, dando destaque para a empresa frente à concorrência;
- Estabelece uma relação ganha-ganha com clientes e parceiros, a partir de prêmios como descontos;
- Reforça uma visão positiva sobre a companhia;
- Transforma atividades monótonas em tarefas interessantes e recompensadoras;
- Facilita a transmissão e assimilação de novos conhecimentos.
Exemplos de gamificação em empresas
Confira alguns cases de sucesso para se inspirar:
Starbucks
A marca está entre as mais conhecidas do ramo, e uma das razões que contribui para o sucesso é o My Starbucks Rewards™. O programa de fidelidade é simples, exigindo apenas que o cliente se cadastre e pague o que consumir com o cartão ou aplicativo Starbucks.
Microsoft
A Microsoft foi uma das empresas que adotou a gamificação para aprimoramento interno da empresa. O Microsoft Dynamics 365 usa dos princípios dos “esportes fantasy” para criar engajamento numa experiência de jogo.
BRMalls
A rede adotou a gamificação no Black Moedas, um jogo de realidade aumentada com ofertas através de ação presencial e digital. Utilizaram o aplicativo para escanear moedas espalhadas pelos shoppings da rede durante a Black Friday.
Duolingo
A empresa instituiu um sistema de níveis, metas diárias, conquistas e selos. Além disso, ela envia notificações aos usuários lembrando das tarefas dos cursos, e criou um sistema de logins diários.
Nike
A marca permitiu aos usuários de seus aplicativos a chance de obter recompensas reais, conforme eles se exercitavam. Uma forma de incentivar seus clientes a praticarem atividade física, aliando compras com os valores que a marca defende.
Aplicar os elementos da gamificação em sua empresa pode resultar em inúmeros benefícios. Use o seu lado de jogador para lidar com essa estratégia, acumulando experiência ao longo das fases para vencer desafios cada vez maiores e alcançar o resultado esperado, sem deixar de se divertir no caminho.
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