Estudo de caso: como o Parceiro da Construção transformou-se em um novo negócio com Profound Marketing
Já pensou se o seu negócio pudesse se beneficiar dos desafios que vem enfrentando? Transformar desafios em estratégias valiosas é o que faz o Profound Marketing. Você sabe do que se trata?
Essa metodologia é capaz de encontrar oportunidades nos problemas, gerando um fluxo contínuo de entregas, performance, resultados e aprendizados.
Com um mergulho profundo na realidade do negócio é possível entender quais são as principais barreiras que impedem o crescimento da empresa e quais estratégias podem ser desenvolvidas para resolvê-las. O impacto é reverberado em todas as áreas do negócio.
A seguir, vamos entender melhor o que é Profound Marketing, como essa estratégia é desenvolvida na DIWE e um estudo de caso que comprova sua eficiência. Continue a leitura e saiba mais.
Ir além com Profound Marketing
De forma simplista, podemos dizer que o Profound Marketing é o que o próprio nome já diz, ir à fundo na realidade do negócio para criar estratégias mais eficientes. Mas, de forma mais completa, podemos defini-lo como uma integração entre marketing, dados, negócios e tecnologia que tem como principal objetivo fomentar o crescimento da empresa.
Principais bandeiras do Profound Marketing
Para entender melhor como funciona essa metodologia, basta olhar algumas de suas bandeiras - das quais também somos defensores!
Nos livramos dos excessos: é preciso olhar para cada cliente como um projeto diferente, com necessidades específicas, para entregar aquilo que é essencial;
Espontaneidade: nos permite revisitar nossa estratégia constantemente, sem medo de mudar e melhorar;
Explorar o desconhecido: questionamos sim, mas também propomos soluções. Acreditamos que toda empresa é única e suas soluções também precisam ser;
Projetos mais livres: desenvolvemos relações de confiança, o que gera liberdade para executar projetos melhores;
Dados precisam gerar informações: cada relatório precisa gerar informações relevantes, que conectam todas as áreas e esforços e trazem inteligência.
Benefícios do Profound Marketing
Com o Profound Marketing a sua marca é capaz de consolidar-se em seu segmento, permitindo alcançar mais clientes e obter resultados reais através de uma metodologia efetivamente testada.
Podemos destacar os benefícios:
- Estratégias Robustas;
- Ferramentas Personalizadas;
- Análise e avaliação de dados;
- Acompanhamento de performance;
- Melhorias contínuas.
Com Profound Marketing falamos de negócio
Como funciona o Profound Marketing aplicado pela DIWE? São 6 passos desenvolvidos exclusivamente pelos nossos especialistas para levar resultados relevantes ao seu negócio.
1- Discovery
Tudo começa pelo porquê. Você traz seu desafio, nossa equipe coleta e analisa os dados de mercado, transformando-os em informações estratégicas e relevantes para solução do seu problema.
2 - Strategy
Nessa etapa, traçamos a estratégia mais assertiva para sua empresa, as ações são focadas em entregas personalizadas.
3 - Experience
Apresentamos o que será realizado para executar a estratégia construída.
4 - Show
Nesta fase, entregamos a estratégia de valor personalizada para sua marca.
5 - Results
Através da análise dos resultados e da comparação com os objetivos estratégicos traçados anteriormente, geramos relatórios que agregam transparência aos processos e possibilitam ter insights que impactam no conhecimento organizacional.
6 - Learnings
Comparamos o esperado e o realizado, com isso geramos insights para novas tomadas de decisão.
Agora que você já conhece a metodologia da DIWE na aplicação do Profound Marketing, mergulhe em um case de sucesso: como uma ideia da Saint-Gobain em oferecer ensino a distância transformou-se em um novo negócio.
Parceiro da Construção: a ideia que virou oportunidade de negócio
Transformando o desafio do cliente em um produto de sucesso, o Parceiro da Construção foi criado a partir da parceria entre DIWE e Saint-Gobain, passando de uma plataforma de educação para uma valiosa oportunidade de mercado.
O Parceiro da Construção tem valor inicial estimado em R$ 40 milhões, com mais de 100 mil usuários, tendo dobrado sua base nos últimos dez meses. Atualmente são mais de cem programas de qualificação para profissionais do setor da construção civil, como pedreiros, pintores, arquitetos, engenheiros, instaladores e revendedores.
Agora, a plataforma deixa de ser parte da Saint-Gobain para se tornar uma empresa independente.
Para chegar até aqui, a ideia passou por todas as fases da metodologia Profound Marketing da DIWE. Confira a aplicação na prática:
1 - Discovery
Problema detectado
Com a necessidade de ter um atendimento de balcão qualificado, alinhado com os produtos da marca e capaz de explicar aos clientes suas especificidades e usos, a Saint-Gobain via na ideia de criação do Parceiro da Construção a oportunidade perfeita de ter uma plataforma educacional voltada para essa dor.
O cliente trouxe uma necessidade/vontade que era de criar uma espécie de EAD. Mas ainda não tínhamos o porquê que se transformaria na chave do negócio. Então, imergimos dentro do segmento para entender a necessidade que as lojas e revendas tinham relacionados aos produtos da Saint-Gobain. Então foi aí que surgiu a resposta: os atendimentos de balcão nos pontos de revenda não eram qualificados. Parte das lojas e vendedores não sabiam quais as especificações, usos e diferenciais dos produtos da Saint-Gobain.
2 - Strategy
Pensando fora da caixa
Entendendo o problema e o que faz dele um grande desafio para a empresa, a DIWE imergiu na realidade do cliente e buscou ideias e estratégias capazes de superar esse obstáculo e oxigenar o mercado, direcionando o foco para além da qualificação lojista, mas também para o prestador de serviço, abrindo assim a possibilidade para um negócio em modelo plataforma.
Depois de descobrir qual era o problema, essa foi a hora de pensar em uma estratégia, mas o grande ponto aqui foi entender o porquê. Entendemos que não podemos buscar uma solução sem entender a jornada.
Qualquer transformação que a gente queira causar, precisa de uma provocação, isto é: o lugar onde queremos chegar.
3 - Experience
Experiência fora do comum
Tendo o constante processo de discovery, learning e delivery como base de avanço e mitigação de riscos, o Parceiro da Construção foi ganhando forma, saindo da ideia de um aplicativo, para uma plataforma que, além de capacitar o público da marca, possibilita o alavancamento do profissional ao encontro de oportunidades e ganhos econômicos.
O Parceiro da Construção não é um aplicativo ou uma plataforma, ele apenas se viabiliza através do aplicativo e da plataforma (tecnologia).
Mas o Parceiro da Construção é aquilo que acontece no momento em que um aplicador, um pedreiro, um profissional da construção civil, ganha um dinheiro no bolso, ou fecha um novo negócio pelo que o Parceiro da Construção proporcionou a ele.
Por isso, transformar o Parceiro da Construção em um negócio não foi algo do dia para a noite, mas um encontro de aprendizados, oportunidades com transformação e a melhor forma de entregar isso para o cliente e oferecer a melhor experience foi através da tecnologia aplicada no portal e no app.
4 - Show
Parceria e Confiança
Esse é o momento em que o depósito de confiança da Saint-Gobain na DIWE fez toda a diferença. Em toda viabilização de um projeto, a confiança é essencial para permitir que ambas as partes façam o necessário para garantir o sucesso da transformação que tanto buscam. Foi nesse momento que entendemos que nada conta entregar uma estratégia de valor personalizada para uma marca se as duas partes não estão comprometidas a correr o risco.
A Saint-Gobain foi essencial em acreditar na DIWE para conduzir o projeto através desse processo de ir atrás do porquê. Então a Saint-Gobain acreditou no processo e sabia que eles não queriam apenas uma tecnologia, eles queriam transformação e sabiam qual ponteiro eles queriam mexer. Portanto, essa evolução foi acontecendo gradualmente.
5 - Results
Resultados e Transformação
Os resultados que obtivemos com o Parceiro da Construção foram essenciais para nosso mapeamento de infraestrutura tecnológica. Foi o momento ideal para analisar e começar a transformar uma ideia em um negócio, considerando o crescimento e a reestruturação que estava prestes a acontecer.
6 - Learnings
Colhendo os aprendizados
Uma proposta inicial para um EAD se transformou num app, depois num portal e passou por sua emancipação, chegando ao ponto que está hoje, como um negócio. Em todos esses momentos, o aprendizado esteve presente na transformação, que não necessariamente está relacionada à tecnologia, mas, sim, à imersão feita no negócio. Essa é a fase de recolher os aprendizados e, através disso, transformar em novos caminhos, negócios e possibilidades.
A partir da percepção inicial de que as pessoas querem se capacitar, a DIWE fez uma grande imersão cultural para entender o cenário e buscar soluções não apenas para a persona, mas soluções personalizadas para cada indivíduo que fizesse uso da plataforma como recurso.
Hoje, a plataforma cria novos significados dentro da realidade de um parceiro que não foram imaginados anteriormente. Um certificado ou o resultado de um teste que o parceiro adquire no portal é chave para fechar um trabalho ou o reconhecimento de suas habilidades.
Essa é uma das etapas mais importantes da Metodologia Profound, pois, é a hora de entender que a transformação digital não necessariamente está relacionada à tecnologia, e sim à imersão que é feita naquele negócio.
Essa é a fase de learnings dentro da metodologia Profound: recolher os aprendizados e, através disso, transformar em novos caminhos, negócios e possibilidades.
Alcance resultados reais no seu negócio
Se inspirou com a sinergia entre Profound Marketing e resultados de sucesso? Leve essa estratégia para sua empresa também. A DIWE é especialista em Profound Marketing, construindo soluções personalizadas que geram resultados muito além do online.
Nosso time de especialistas multidisciplinares aproxima as marcas do sucesso. Em parceria com a equipe interna do cliente, abordamos seus desafios com a profundidade necessária, criando estratégias que possibilitam ganhos exponenciais.
Converse com um Diwer e dê o primeiro passo para o seu negócio alcançar resultados reais.