Estratégias aderentes ao mercado: como trazer para o setor da saúde

DIWE
October 19, 2020
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07 minutos
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Dados e Estratégia

No setor de saúde, pacientes são clientes. E diferente de outros mercados, as estratégias para que o negócio tenha cada vez mais êxito, são bastante especiais. Já que esse mercado lida com a vida e não apenas serviços e produtos. Por isso, é essencial implementar recursos da maneira como o público exige.Atuar no mercado de saúde é delicado, principalmente quando tocamos no assunto marketing e propaganda. Afinal, o público não usa os serviços da área porque quer, mas sim, porque precisa cuidar de seu bem-estar e qualidade de vida.Ter um olhar voltado ao negócio partindo de que ele deve ser gerido com base no relacionamento, é a chave para elaborar excelentes estratégias. Neste post, você vai entender quais são os desafios e recursos que devem ser usados para criar ações de alto impacto positivo nesse setor!

Tome cuidado com a propaganda relacionada à saúde

É por meio da propaganda que os clientes conhecem o seu negócio, identificando atributos que formam a identidade da empresa. Porém, cada campanha e veiculação devem ser feitas com muito cuidado.De maneira geral, o público do setor de saúde tem um apelo muito voltado ao relacionamento. Portanto, as propagandas, não devem focar apenas em produtos ou serviços, mas sim, em como o negócio vai gerar a segurança que eles precisam nesse sentido.Também, a linguagem usada deve equilibrar as qualidades do serviço, produto e empresa e, ao mesmo tempo, ser honesta e humanizada. Trazer esse apelo para a comunicação de forma geral é premissa para o sucesso da estratégia.

Conheça o seu público

Esse o primeiro passo para formatar estratégias eficientes no setor de saúde. Com dados consistentes sobre os clientes e potenciais consumidores, a equipe de marketing conseguirá criar campanhas assertivas.Linguagem adequada, trabalhar em cima das maiores necessidades dos clientes e de como o seu negócio vai solucionar os problemas dessas pessoas, são fundamentais.

Investir no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um braço direito do setor de saúde, e mesmo de maneira tímida, ele já é aderido por grandes empresas do meio. Muito diferente do marketing tradicional, que tenta vender planos, produtos e promoções, antes de entregar informação de qualidade.Com a revolução 4.0, a internet móvel e a acessibilidade a canais digitais, a informação se tornou a joia do século. Nesse sentido, o seu negócio deve informar aquilo que o cliente busca, para criar um canal de confiança com ele, com e-books, blog posts, conteúdo em vídeo etc.Dessa maneira, a relação entre empresa e paciente se constrói baseada em educar o consumidor, e não tentar vender serviços e produtos que ele mal conhece.

Tenha presença digital

Totalmente relacionada ao marketing de conteúdo, a presença digital é uma das ferramentas mais necessárias à nova moeda do século, a customer experience.Um site otimizado para diversos formatos e com informação consistente, um blog atualizado, redes sociais com conteúdos novos e canais de relacionamento com o cliente. Esses são o novo trivial de qualquer negócio da era moderna.E no setor de saúde, empresas devem formatar estratégias que incluam cada desses recursos e muitos outros, principalmente de Inbound Marketing.Mudar em um mundo que exige velocidade de adaptação, principalmente quando falamos no setor de saúde, que ainda é muito tradicional, não é simples. Por isso, é essencial usar o que o digital oferece e acompanhar sempre as tendências do setor. Para assim, alinhar-se às mudanças que a área e cliente 4.0 impõem, a tempo.E você já sabe qual o nível de maturidade digital da sua empresa? Ainda não? Com a nossa Ferramenta Profound Score. você pode identificar o nível de maturidade da sua empresa em 4 pontos fundamentais: Presença Digital, Processos & Tecnologia, Desafios Digitais e Perfil. Confira!