Estratégia digital para 2020: ainda dá tempo de mudar

DIWE
February 14, 2020
-
07 minutos
-
Dados e Estratégia

Você sabe que desenvolver estratégias de marketing digital robustas é vital hoje em dia para a garantir a constante aquisição e retenção de clientes. No entanto, planejar e validar um plano integrado, alinhado às tendências e ainda capaz de envolver seu público de forma eficaz, é um desafio.O universo digital é dinâmico, o que exige atenção para se antecipar às novidades e criar uma estratégia assertiva. Agora é hora de validar seu planejamento e ajustar os pontos necessários para garantir o sucesso dos resultados. Conheça algumas estratégias digitais que devem estar na pauta do marketing em 2020.

4 estratégias de marketing digital para incluir em 2020

1- Marketing de conteúdo

O conteúdo é o carro chefe de uma estratégia de marketing digital que engaja e converte. Quando aplicado com assertividade, constância e excelência é capaz de educar seus diferentes tipos de clientes (as personas), engajá-los e aumentar sua rede de interessados.Por meio de conteúdos inteligentes e direcionados para a dor do cliente, é possível despertar sua atenção e torná-lo um lead, para depois nutri-lo com mais conteúdos, até torná-lo seu cliente. Portanto, é importante que você não faça qualquer conteúdo, pois ele deve agregar valor aos interessados.Pense em conteúdos que respondam às dúvidas de seus clientes e distribua-os em diversos formatos, como texto, áudio, vídeo, imagem, planilha etc.

2- Voice Search Marketing

Por falar em formato, quando o assunto é estratégia de marketing digital, é importante ficar de olho nesse formato de pesquisa que será responsável por 50% das buscas em 2020, segundo a ComScore. Sua empresa está preparada para atender esse novo comportamento dos consumidores?O cliente hiperconectado busca por soluções rápidas. A pesquisa por voz entrega essa agilidade, pois basta um clique na tela para que a assistente virtual traga a solução. Portanto, é preciso criar conteúdos que atendam às exigências desse novo formato e otimizar o SEO para garantir seu rankeamento nos mecanismos de busca.

3 – Evoluçāo do Google Ads

Centrar a estratégia na experiência do cliente é um dos temas mais requisitados para 2020 e o Google, provavelmente, é o maior case de sucesso nesse assunto. O marketing por keywords vem passando por uma grande reformulação para ser mais eficiente do ponto de vista do usuário e, por isso, passará a ser baseados nos 3A’s do Google: audiência, atribuição e inteligência artificial (AI).Isso quer dizer que as grandes dicas nesse sentido são: é preciso, mais do que nunca, conhecer a sua audiência, pensar em como atribuir valor a ela ao longo da jornada de compra e usar automação para escalar o sucesso.

4- Personalização

Ainda pensando em colocar o cliente no centro, é preciso incluir nas estratégias de marketing digital a personalização das interações e conteúdos que serão disponibilizados para sua audiência. Isso porque disparar mensagem genéricas não faz mais sentido. É preciso unir inteligência de dados e automação de emails com segmentação personalizada.Aproveite esses momentos de interação para oferecer exclusividades, produtos e serviços que se encaixem em sua etapa de conhecimento sobre a solução da sua empresa e conduza-o para o próximo nível na jornada, até chegar finalmente à fase de compra. Esse processo vai aumentar a eficácia na comunicação e encurtar o ciclo de compra.

Dica extra: proteção de dados

Em agosto deste ano, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor no Brasil e traz uma revolução na forma como empresas e indivíduos lidam com dados de terceiros. No marketing digital, as implicações da LGPD têm especial importância, já que a área lida com dados pessoais de usuários da internet, e-mail, e informações sobre o comportamento do usuário na rede (cookies).Corporações que não entrarem nas novas regulamentações estarão sujeitas a multas e outras penalidades, como a exclusão dos dados, o que pode afetar a credibilidade da empresa no mercado. Portanto, é importante ficar ligado nos aspectos jurídicos de proteção de dados para ter sucesso nas suas estratégias de marketing digital a partir desse ano.Para ficar completamente por dentro do assunto, dê play na entrevista abaixo com Henrique Fabretti, especialista em privacidade, segurança de dados e Co-chair na ICPP.

Conheça o profound marketing da DIWE

Para aplicar estratégias de marketing digital que realmente funcionem, a DIWE é a primeira agência brasileira a aplicar profound marketing, uma atuação que tem como premissa o mergulho profundo na realidade do negócio para entender e propor ações autênticas, posicionando-se como parceiro estratégico para alavancar seu negócio.Se você quer dar mais corpo às suas estratégias digitais em 2020, converse com um Diwer e saiba como levar profundidade para suas ações nesse novo ciclo.