Diversidade no meio corporativo: melhores resultados, pensados para pessoas
Atualmente, as relações humanas acontecem com um nível maior de liberdade, dignidade e reconhecimento. Este tipo de comportamento tornou inevitável a discussão de temas sobre respeito no trabalho, qualidade de vida e capacidade de reconhecimento das competências e habilidades como prioridades para que exista reciprocidade entre empresas e seus colaboradores.
Além das corporações compreenderem a necessidade e importância desses temas, elas precisam reconhecer que a falta de diversidade é um problema muito sério para as empresas e, principalmente, para toda a sociedade.
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Os reflexos de um ambiente corporativo diversificado
Roupas, cores, ideias, comportamentos e pensamentos iguais transformam as corporações num ambiente intolerante, tóxico para o desenvolvimento e distribuição de conhecimento, experiências e habilidades.
Mesmo assim, algumas empresas, gestores e equipes de trabalho, ainda insistem na “uniformidade” de perfis e comportamento como padrão de excelência e produtividade. Porém, quanto mais diversificados são os times, melhores são os resultados em todos os aspectos, não única e necessariamente os econômicos.
Um estudo realizado pela McKinsey, empresa de renome no segmento de consultoria empresarial, revelou que as organizações que consideram diversidade como parâmetro relevante no recrutamento entregam resultados 25% melhores que as que não fazem isso.
A McKinsey também afirma os seguintes números:
- Quando a diversidade étnica e racial é presente dentro de um setor, as chances de resultados acima da média é de 35%, para diversidade de gênero 15%;
- Nos EUA, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica dentro de uma empresa o lucros são aumentados em 0,8%.
Esse estudo deixa bem claro que apostar na diversidade é uma estratégia excelente para obter melhores resultados. As vivências, experiências e características únicas de cada pessoa causam impactos e potencializam habilidades em relações interpessoais e profissionais que colaboram em seu desenvolvimento social e corporativo.
A diversidade em todas as suas formas vai muito além dos resultados
É muito importante investir em diversidade para conseguir melhores equipes, processos, produtos e serviços prestados. No entanto, este tipo de estratégia, vai muito além de resultados. Respeitar e celebrar a diversidade aprimora o modo como as pessoas se auto identificam e como percebem, aceitam, entendem e respeitam o próximo.
Este tipo de desenvolvimento intelectual afeta e direciona as interações e relações no meio corporativo e, consequentemente, ultrapassam as fronteiras organizacionais e começam a fazer parte do cotidiano pessoal dos colaboradores, disseminando a importância da diversidade para seus filhos, familias, amigos e todos que fazem parte de sua vida.
Segundo a Forbes, a diversidade nas empresas é um dos principais impulsionadores da criação de um ambiente inovador e componente-chave para o crescimento em escala global.
A fórmula básica para a diversidade está evoluindo rapidamente. Não é mais simplesmente uma questão de criar uma força de trabalho heterogênea, mas usar essa força para criar a inovação produtos, serviços e práticas comerciais que podem destacar uma empresa e dar-lhe uma vantagem competitiva no mercado.
E conforme as empresas competem em escala global, diversidade e inclusão freqüentemente precisam mudar, pois diferentes mercados e culturas têm definições variadas de o que significa diversidade.
Múltiplas vozes levar a novas idéias, novos serviços e novos produtos, e incentivam o pensamento imediato. Empresas não podem mais verem os esforços de diversidade e inclusão separados das suas práticas de negócios.
Desta maneira, quando uma empresa investe no desenvolvimento dos colaboradores e incentiva a diversidade em todas as suas formas, ela está aprimorando a comunicação, adaptação e receptividade às mudanças não somente deles, mas, sim, de todo o seu círculo de convivência.
Mas apesar de ser um tema que vem ganhando cada vez mais destaque no meio corporativo, diversas empresas ainda sofrem Para você se aprofundar no assunto e entender como as grandes corporações têm trabalhado este tema, a nova edição do ProTalks traz Ana Paula Duarte, Senior Media Director da Unilever, para explicar sobre o papel da grandes empresas na transformação da sociedade. Aperte o play!