Conheça as 5 ferramentas de Business Intelligence mais utilizadas nas empresas
Grande parte da população mundial tem acesso à internet, utilizando-a para trabalho, estudo, lazer e uma infinidade de outros assuntos pessoais e de trabalho.
A cada pesquisa feita no Google ou curtida em uma rede social, o usuário deixa rastros que podem ser monitorados, usando essas informações para gerar inteligência competitiva, desde que sejam adotadas ferramentas de Business Intelligence (BI) para captar e analisar dados que vão ajudar a otimizar o desempenho de sua empresa.
Conheça 5 dessas ferramentas de BI que vão te ajudar a ter uma melhor gestão de informações para tomadas de decisões bem mais assertivas.
Business Intelligence: conceito e benefícios
O Business Intelligence existe para orientar decisões estratégicas, melhorando o desempenho da empresa e aumentando sua competitividade. Para isso, o BI se baseia em dados que fornecem informações sobre o mercado e o comportamento dos consumidores, por exemplo.
Tendo em vista a quantidade absurda de dados gerados diariamente (dentro e fora de seu ambiente organizacional), é impossível que a capacidade humana possa coletá-los e analisá-los, separando o que é realmente relevante para a empresa. Aqui entram em cena as ferramentas de BI, estruturando esse infinidade de informações, transformando-as em indicadores compreensíveis para que as pessoas possam, então, usar sua capacidade para interpretá-las e utilizá-las para gerar resultados aos negócios.
Essas ferramentas proporcionam muitas vantagens, entre elas:
- Gestão de dados eficiente, ágil e atualizada;
- Compartilhamento rápido de informações com todos os interessados;
- Fornecimento de insights para aumentar competitividade e lucro;
- Melhora na produtividade e qualidade de serviços e produtos;
- Redução de custos, dada a visão geral de processos.
5 ferramentas de BI para sua empresa obter melhores resultados
Confira a seguir 5 ferramentas de BI mais usadas nas empresas. Conheça, compare, escolha a ideal para seus negócios e prepare-se para crescer!
O primeiro benefício desta ferramenta para Business Intelligence é que ela é gratuita, bastando ter uma conta no Gmail, e se conecta à outras fontes de informações da plataforma – Google Sheets, AdWords, Trends -, criando um dashboard personalizável e muito útil para diversas áreas da organização.
Além disso, permite gerar relatórios bastante claros, customizáveis e prontos a serem compartilhados.
Integrando diversas fontes de dados, entre elas aplicativos em nuvem, redes sociais e planilhas, essa ferramenta de BI permite criar dashboards e relatórios de modo muito fácil e rápido. Suas métricas são atualizadas em tempo real, podendo ser facilmente observadas via desktop, tablets ou smartphones.
Usa tecnologia em cloud para que os analistas dos dados visualizem e analisem as informações organizacionais de modo inteligente, confiável e claro. Um de seus grandes diferenciais é oferecer resposta feitas pelos analistas. Basta introduzir questões como, por exemplo, qual região do país ofereceu melhores retornos de vendas, que a resposta ocorre de modo rápido.
Ferramenta de Business Intelligence que permite implementar, em tempo real, variadas análises e segmentações detalhadas de todos os canais de marketing usados por sua empresa. Com ela, também é possível identificar o público-alvo de maior relevância para suas campanhas; gerar relatórios personalizados e compartilhá-los – inclusive pelo smartphone.
Plataforma de BI personalizável permitindo criar recursos que atendam exatamente as necessidade de seu negócio. Mesmo tendo esse grande vantagem, a plataforma não oferece suporte técnico, ficando essa tarefa a serviço de sua própria equipe de TI.
Gostou das dicas de plataformas de BI? Qual delas se adequa mais às necessidades de seu negócio? Escolha e obtenha insights para se destacar no mercado!
Para saber mais, leia também: Data driven: o sucesso do marketing baseado em dados.