Conheça as 5 ferramentas de Business Intelligence mais utilizadas nas empresas

DIWE
May 11, 2022
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05 minutos
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Tecnologia

Grande parte da população mundial tem acesso à internet, utilizando-a para trabalho, estudo, lazer e uma infinidade de outros assuntos pessoais e de trabalho.

A cada pesquisa feita no Google ou curtida em uma rede social, o usuário deixa rastros que podem ser monitorados, usando essas informações para gerar inteligência competitiva, desde que sejam adotadas ferramentas de Business Intelligence (BI) para captar e analisar dados que vão ajudar a otimizar o desempenho de sua empresa.

Conheça 5 dessas ferramentas de BI que vão te ajudar a ter uma melhor gestão de informações para tomadas de decisões bem mais assertivas.

Business Intelligence: conceito e benefícios

O Business Intelligence existe para orientar decisões estratégicas, melhorando o desempenho da empresa e aumentando sua competitividade. Para isso, o BI se baseia em dados que fornecem informações sobre o mercado e o comportamento dos consumidores, por exemplo.

Tendo em vista a quantidade absurda de dados gerados diariamente (dentro e fora de seu ambiente organizacional), é impossível que a capacidade humana possa coletá-los e analisá-los, separando o que é realmente relevante para a empresa. Aqui entram em cena as ferramentas de BI, estruturando esse infinidade de informações, transformando-as em indicadores compreensíveis para que as pessoas possam, então, usar sua capacidade para interpretá-las e utilizá-las para gerar resultados aos negócios.

Essas ferramentas proporcionam muitas vantagens, entre elas:

  • Gestão de dados eficiente, ágil e atualizada;
  • Compartilhamento rápido de informações com todos os interessados;
  • Fornecimento de insights para aumentar competitividade e lucro;
  • Melhora na produtividade e qualidade de serviços e produtos;
  • Redução de custos, dada a visão geral de processos.

5 ferramentas de BI para sua empresa obter melhores resultados

Confira a seguir 5 ferramentas de BI mais usadas nas empresas. Conheça, compare, escolha a ideal para seus negócios e prepare-se para crescer!

  1. Google Dat Studio

O primeiro benefício desta ferramenta para Business Intelligence é que ela é gratuita, bastando ter uma conta no Gmail, e se conecta à outras fontes de informações da plataforma – Google Sheets, AdWords, Trends -, criando um dashboard personalizável e muito útil para diversas áreas da organização.

Além disso, permite gerar relatórios bastante claros, customizáveis e prontos a serem compartilhados.

  1. Microsoft Power BI

Integrando diversas fontes de dados, entre elas aplicativos em nuvem, redes sociais e planilhas, essa ferramenta de BI permite criar dashboards e relatórios de modo muito fácil e rápido. Suas métricas são atualizadas em tempo real, podendo ser facilmente observadas via desktop, tablets ou smartphones.

  1. IBM Watson Analytics

Usa tecnologia em cloud para que os analistas dos dados visualizem e analisem as informações organizacionais de modo inteligente, confiável e claro. Um de seus grandes diferenciais é oferecer resposta feitas pelos analistas. Basta introduzir questões como, por exemplo, qual região do país ofereceu melhores retornos de vendas, que a resposta ocorre de modo rápido.

  1. Adobe Analytcs

Ferramenta de Business Intelligence que permite implementar, em tempo real, variadas análises e segmentações detalhadas de todos os canais de marketing usados por sua empresa. Com ela, também é possível identificar o público-alvo de maior relevância para suas campanhas; gerar relatórios personalizados e compartilhá-los – inclusive pelo smartphone.

  1. Birt

Plataforma de BI personalizável permitindo criar recursos que atendam exatamente as necessidade de seu negócio. Mesmo tendo esse grande vantagem, a plataforma não oferece suporte técnico, ficando essa tarefa a serviço de sua própria equipe de TI.

Gostou das dicas de plataformas de BI? Qual delas se adequa mais às necessidades de seu negócio? Escolha e obtenha insights para se destacar no mercado!

Para saber mais, leia também: Data driven: o sucesso do marketing baseado em dados.