Como tomar decisões de marketing orientadas por dados?
Aliar intuição, experiência e análise de dados é a melhor maneira de otimizar as estratégias e tomar decisões mais acertadas. Mas como fazer isso? Marketing Analytics é uma área que coleta e analisa dados. Essa tecnologia ajuda o gestor a entender as padronizações no comportamento das informações, analisar estratégias e tomar decisões. O grande segredo do Marketing Analytics está na transformação de dados em inteligência. Eles devem servir para as empresas tomarem melhores decisões para o seu futuro.
Essa é a premissa do marketing orientado por dados. Todas as decisões passam pela coleta e análise de dados sobre campanhas, públicos e concorrentes, de maneira que a empresa consiga perceber tendências e definir seus caminhos com mais precisão e segurança.
As decisões de marketing orientadas por dados são focadas nos objetivos e KPIs da estratégia. Ao aplicar tecnologia e ciência de dados aos seus processos analíticos, a área de marketing pode entender o que impulsiona as ações do consumidor, refinar suas campanhas de marketing e otimizar seus indicadores, como o ROI.
Apesar da grande quantidade de dados disponíveis hoje e da importância do conceito e do uso de Big Data, ainda há muita dificuldade em transformar estes dados para que eles se tornem informação relevante sobre seu negócio e sobre seu consumidor.
Nesse sentido, tomar decisões baseadas em dados pode não só embasar melhor as estratégias, mas alterar o que for preciso onde realmente seja necessário. O simples julgamento humano, por mais experiente que seja, pode não conseguir identificar com exatidão onde as estratégias de Marketing precisam ser revistas. Os dados, por sua vez, podem mostrar o que, de fato, resultou das ações.
O que fazer para aplicar Marketing Analytics?
Antes mesmo de começar, três etapas são fundamentais. A primeira etapa é rastrear quais são os dados importantes para a sua área de marketing e para sua estratégia e fazer sua coleta e extração. Após rastrear e coletar os dados relevantes para seu negócio, é importante integrá-los em um lugar comum, para se conseguir ter uma visão única e completa do seu cliente e de seu negócio. Depois de coletar os dados e integrá-los, eles precisam ser processados e transformados para gerarem análises relevantes e serem visualizados de uma forma amigável.
A implementação de uma solução de Marketing Analytics com coleta, integração e transformação dos dados traz inúmeros benefícios, como traçar melhores estratégias, conhecer profundamente seu consumidor e construir uma comunicação personalizada com ele.
Como o Marketing Analytics agrega valor para uma empresa?
Uma solução tecnológica de Marketing Analytics agrega benefícios como:
aumento da previsibilidade;
campanhas mais assertivas;
embasamento para a tomada de decisão;
mensuração dos resultados das estratégias.
Se sua marca quer investir em Marketing Analytics, a DIWE é a parceira estratégica perfeita para te ajudar. Oferecemos inovações tecnológicas e inovadoras para otimizar a rotina e os resultados da sua empresa. Fale com um Diwer e conheça nossas soluções.