Como as empresas podem transformar o ambiente ao qual pertencem?

DIWE
September 3, 2019
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07 minutos
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Negócios

Vivemos em plena era da transformação digital e muitos ainda insistem em encapsular o uso das novas tecnologias. A comunicação é intensa e peça chave para transformar, acompanhar e desenvolver o ritmo do mercado, tendências, comportamento e vida de seus consumidores.Para acompanhar este ritmo, é indispensável contar com soluções tecnológicas e organizacionais que facilitam e organizam as rotinas corporativas. Porém, todo esse processo de desenvolvimento, muitas vezes fica retido nas corporações e, ao mesmo tempo, seus gestores não conseguem perceber o quanto isto pode ser útil à sociedade.Leia também: O papel das empresas na transformação culturalGrandes empresas geram tendências e possuem grande representatividade nos meios que participam. Projetos sociais, ambientais, campanhas de conscientização. Tudo isso interfere diretamente na vida de seus colaboradores e consumidores. No entanto, isto não deveria ser algo feito somente por marcas renomadas.Mas, para que esses reflexos sejam positivos, é preciso entender as necessidades dos que fazem parte da corporação, de seus clientes e principalmente estar aberto à críticas de ambos.

A primeira etapa é abrir a mente

Sim, exatamente isso. Não é porque algo está dando certo que não existe uma forma de melhorar. Pode parecer besteira, mas a rotina diária e os hábitos enraizados ofuscam o horizonte de novas possibilidades.O foco na melhoria contínua, metas e compromissos não permite, na maioria das vezes, buscar novas formas de interagir, melhorar a vida e o mundo em volta de seus clientes. É possível entregar valor à eles e todo o enviroment que a empresa pertence.Para isso, é necessária toda uma etapa de reconhecimento profundo de seus consumidores e como seus produtos, serviços e campanhas podem ajudar todo o círculo de pessoas envolvidos com a corporação. Além disso, é indispensável estar aberto às novas tecnologias, e entender como usá-las para reconhecer quem realmente é seu cliente, quais suas reais necessidades, expectativas e desejos para então entregar soluções efetivas para esta pessoa.Leia também: Qual o papel do marketing na transformação das empresas?

A tecnologia possibilita um meio colaborativo entre empresa e sociedade

As tecnologias que estão à disposição de qualquer empresa como IoT, Big Data, A.I. e muitas outras, colaboram na automatização na maioria dos processos em uma empresa, No entanto, elas também podem ser usadas para melhorar a vida de seus clientes e suas respectivas networks.Como? Este artigo é um exemplo, você o encontrou por meio de ferramentas, canais e motores de busca, e agora está absorvendo informações que poderão te ajudar a ter novas ideias, pensar de outras maneiras. E não é só isso, analise todas as facilidades que a tecnologia te disponibiliza. Se você quer comer algo, está na palma da mão, se quer comprar um produto, dois ou três toques já está pago com seu cartão. É uma relação simbiótica entre a empresa, colaboradores e clientes, num ambiente cooperativo, onde o consumidor recebe valor e a marca fideliza o cliente.Em grande escala, todo o comportamento é alterado, a vida é agilizada, o acesso à informação facilitado. Você se imaginava comprando coisas e pagando suas contas em seu celular há 10 anos atrás? Hoje é uma coisa muito simples e corriqueira.Isto somente é possível hoje, graças a contribuição das corporações por meio de suas tecnologias, que um dia eram usadas para otimizar processos internos e atualmente fazem parte da vida de todas as pessoas. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira o papo que tivemos com Márcio Rodrigues, Managing Director da Avaya Brasil, que explica como as grandes corporações transformam o ambiente no qual estão inseridas e quais passos o empreendedor deve seguir para reconhecer, entender e entregar valor aos clientes por meio da inserção de tecnologias. Confira!