Canais de marketing: descubra quais são os ideiais para a sua estratégia

DIWE
August 25, 2021
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07 minutos
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Marketing

Existem muitos canais de marketing e conhecê-los é indispensável para que você possa traçar uma estratégia que realmente funcione e traga resultados.Esses canais representam as diferentes formas de conquistar novos leads e, consequentemente, clientes.É importante ressaltar que a sua empresa não precisa investir em todos eles, mas naqueles que fazem sentido para o seu público-alvo.Continue lendo o nosso post, conheça os principais canais de marketing e veja as suas principais características para escolher os melhores para sua estratégia.

Quais são os principais canais de marketing?

Confira os mais utilizados pelas empresas.

Redes sociais

As redes sociais são um dos meios mais explorados pelas empresas que desejam se aproximar dos seus consumidores. As mais conhecidas e utilizadas são:

  • Facebook,
  • Instagram,
  • LinkedIn,
  • TikTok,
  • Twitter.

Isso se dá, principalmente, pela alta popularidade dessas redes, que são utilizadas diariamente para se relacionar com familiares, amigos e com marcas.Segundo a Hootsuite, empresa especializada na gestão de mídias sociais, 56% das mulheres entre 16 e 24 anos fazem pesquisas sobre marcas nesses canais de marketing.Dessa forma, estar neles é necessário para todas as empresas que desejam ser achadas e se aproximar do seu público.Para utilizá-las, não esqueça de criar conteúdos que chamem atenção e não sejam totalmente comerciais. Foque nos educativos e engajadores.

E-mail marketing

O e-mail é outra estratégia muito utilizada pelas empresas. A sua versatilidade permite a criação de conteúdos para diferentes etapas do funil.Assim, sua empresa pode enviar newsletters para quem ainda está se informando e promoções para quem está pronto para comprar, por exemplo.

Tráfego direto

O tráfego direto representa as pessoas que chegam até o site da sua empresa digitando diretamente o endereço na barra. Ou seja, a pessoa já conhece a sua marca e deseja saber mais informações sobre ela.Esse canal é um pouco mais complicado de dominar, devendo-se investir pesado em ações de branding e em ações direcionadas para o site. Além disso, é importante que o endereço seja fácil de digitar e não levante dúvidas no usuário.

Busca orgânica

Quando alguém faz uma pesquisa em um buscador, como o Google ou o Yahoo!, aparecem vários resultados. Se o da sua empresa está no meio e alguém resolve clicar, tem-se o tráfego orgânico.Esse é um dos canais mais difíceis para ter bons resultados de forma rápida, uma vez que é preciso investir em SEO e na criação de conteúdo atrativo de forma estratégica.

Mídia paga

A mídia paga consiste em uma abordagem que mostra anúncios de divulgação do negócio em diferentes canais de marketing, como nos buscadores e nas redes sociais citadas anteriormente.Para isso, deve-se comprar esse espaço virtual, que pode ser no Google Ads, Instagram Ads ou o Facebook Ads.

Referência

A referência é um canal que divulga a sua marca por meio de citação em outros sites e portais. Isso pode ser feito por meio de:

  • guest posts,
  • entrevistas locais,
  • criação de parceiras,
  • compartilhamento de conteúdo criado.

Como escolher os melhores canais de marketing?

Não existe uma fórmula pronta para que as empresas decidam o melhor caminho. Tudo dependerá diretamente do público-alvo e da persona do negócio.Nós recomendamos utilizar combinações que se complementam. Se você quer trabalhar com busca orgânica, por exemplo, por que não colocar um formulário no site para que as pessoas recebam newsletter?É uma maneira de incentivar a conversão dos leads e investir em uma segunda estratégia.Em resumo, não há como definirmos quais são as melhores estratégias para o seu negócio. Você precisa ver quais são os canais de marketing que mais combinam com a sua empresa e com os seus objetivos atuais.Se você precisar de ajuda para traçar um planejamento completo e escolher os canais de marketing para sua empresa, entre em contato conosco. Vamos conversar, conhecer sua cultura e auxiliar você em todo o processo.