Briefing: como elaborar para o seu produto?

DIWE
December 19, 2016
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07 minutos
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Marketing

Um briefing do produto é um documento essencial para a elaboração de campanhas promocionais de qualquer empresa. Com este documento os redatores e o time de marketing da sua empresa serão capazes de criar ações promocionais que transmitam todas as características do produto.

Mas quais informações devem estar em um bom briefing do produto? Quais erros devemos evitar? Veja tudo o que você precisa saber para criar um bom briefing do produto neste post. Acompanhe!

Inclua um histórico da sua empresa

O primeiro elemento de um bom briefing do produto é um breve histórico da empresa. Informações como a data de fundação, quem são os sócios e algumas informações gerais sobre cases de sucesso fazem toda a diferença em um briefing.

O histórico da empresa deve ir além destas informações, falando também dos conceitos que a marca valoriza e como ela se posiciona no mercado, destacando os valores da empresa e outras informações que ajudem a compor a identidade da marca.

Descreva quem é o público-alvo do produto

Um bom briefing deve deixar claro qual é o público-alvo daquele produto específico, buscando esclarecer com o maior número de detalhes possíveis os comportamentos de consumo, os problemas que enfrenta e como o produto irá ajudá-lo na solução destes problemas.

Conhecendo bem o seu público-alvo, seus problemas e objetivos, você será capaz de entregar mais do que características dos produtos, mas deixar claro para seus clientes todos os benefícios que eles receberão ao fechar negócio com sua empresa, tornando sua mensagem ainda mais convincente.

Faça uma pesquisa de mercado

É indispensável ter informações sobre o mercado em que seu produto atuará em seu briefing. Neste documento é preciso apontar quais são as tendências do mercado e as possíveis mudanças que poderão acontecer no futuro.

Vale a pena também relacionar quais são os principais concorrentes diretos e indiretos de seu produto, além de listar suas principais campanhas promocionais, bem como os diferenciais que reforçam a comunicação com o público-alvo.

As informações sobre o mercado ajudarão sua empresa a evitar erros na promoção, posicionamento e a se preparar para grandes mudanças no mercado de uma forma geral.

Deixe bem claro quais são os objetivos da empresa

O briefing deve deixar bem claro quais são os objetivos de sua empresa em relação aquele produto específico. O objetivo é a conquista de uma maior participação do mercado? É um valor de faturamento específico? Atender um novo segmento de clientes?

Responda a estas perguntas para evitar a elaboração de estratégias de marketing que não ajudem sua empresa a conquistar seus objetivos estratégicos. Quanto mais claras as metas, mais assertiva será a sua comunicação.

Inclua informações estratégicas sobre a empresa e seu mercado

Para que seu briefing do produto seja ainda mais objetivo, é essencial que você inclua informações estratégicas sobre sua empresa, pois ajudam a dar uma visão ainda mais ampla sobre o negócio.

Faça uma análise SWOT de sua empresa, detalhando todas as forças e fraquezas de sua organização, além das oportunidades que podem ser aproveitadas e as ameaças que devem se preocupar.

A elaboração da Matriz BCG também é muito útil em um briefing, principalmente para detalhar em que estágio encontra-se aquele produto específico. Saber onde se encontra seu produto dentro da Matriz BCG pode ajudar a criar campanhas de marketing mais eficientes e capazes de gerar resultados para a empresa.

Especifique quais serão as ações de promoção

Um briefing do produto bem-feito contém informações sobre como serão as ações promocionais, detalhando cada uma delas.

Especifique como será a página sobre o produto no site de sua empresa, se serão produzidos folders e outros banners promocionais, como serão as ações de promoção nas redes sociais e até mesmo as campanhas de divulgação no rádio e na TV.

É importante destacar que estas ações promocionais devem ter relação direta com os objetivos do produto.

Defina um orçamento para o lançamento do produto

Tão importante quanto os objetivos a serem alcançados e as ações de promoção do produto é a definição do orçamento disponível para este lançamento.

Sabendo qual é o orçamento disponível para o lançamento do produto você será capaz de definir as ações promocionais de divulgação sem ser barrado pelo financeiro de sua empresa, evitando imprevistos e ações realizadas pela metade, que prejudicam a conquista dos objetivos.

Saiba quais os erros mais comuns em um briefing do produto

Tão importante quanto saber quais as melhores práticas que devem ser seguidas para criar um briefing do produto eficiente é saber quais são os erros mais comuns e que devem ser evitados. Confira a lista dos erros que você deve evitar:

Fazer um briefing curto demais

O briefing é um documento que norteará todas as ações dos times de marketing, design e até mesmo o time comercial de sua empresa e, por isso, deve ter o máximo de informações possíveis, capazes de ajudar o trabalho de toda a equipe.

Um briefing com ausência de informações ou mesmo com informações incompletas pode prejudicar toda a estratégia, atrapalhando a conquista de resultados de sua empresa.

Criar um briefing muito extenso ou muito detalhado

É inegável que quanto maior for o número de informações úteis em um briefing melhor para sua empresa. Porém, o excesso de informações em um briefing é tão prejudicial quanto a incompletude delas, pois exige muito tempo para sua elaboração e leitura, comprometendo o entendimento das informações básicas do projeto pelos envolvidos.

Lembre-se que um briefing do produto bem-feito deve conter o máximo de informações úteis, que farão uma diferença positiva no trabalho de todos os envolvidos no projeto.

Não ser realista

O briefing do produto deve ter informações mais realistas possíveis, não importa se isso quer dizer que o produto de seu concorrente é melhor que o seu, ou mesmo que as ações que ele realiza são mais objetivas.

Omitir estes dados pode prejudicar toda a sua campanha promocional, pois não ajudará os envolvidos a criarem estratégias eficientes para o momento específico de seu produto.

Criar um briefing de produto não é tarefa fácil, mas é indispensável para garantir o sucesso de sua empresa. E agora que você já sabe como criar este documento é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu.

Ainda tem alguma dúvida sobre como criar o briefing de seu produto? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo!