A persona desenhada para o seu negócio ainda faz sentido?

DIWE
September 8, 2020
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07 minutos
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Marketing

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing digital é fundamental se basear nas características do público que a empresa pretende alcançar. Além disso, para ter assertividade, a campanha deve ser estruturada em cima da extensão desse público, uma persona.

Resumidamente, a persona é uma figura semi-fictícia do cliente ideal da empresa com detalhes específicos, o pilar das estratégias digitais e indispensável para a produção de conteúdo. Por isso, são usadas como ferramentas fundamentais para o sucesso das campanhas de marketing.

Até aí, tudo bem, é muito provável que isso não seja novidade. Como você está aqui, sua estratégia já deve ter uma persona definida, não é mesmo!? Entretanto, será que a desenhada para sua empresa ainda é eficaz? Ela faz sentido e acompanha as constantes alterações de comportamento das pessoas? Continue a leitura e mergulhe no assunto.

Por quais motivos a persona utilizada em seu negócio pode ser inadequada para sua realidade?

Como todos sabemos e está muito evidente, a era digital que vivemos transformou o comportamento das pessoas. A internet é um universo de informações, as pessoas conectadas recebem MUITA coisa diariamente e tudo isso faz com que a opinião, gostos e expectativas mudam com bastante frequência.

Pense um pouco, quantas coisas você já deve ter achado o máximo, mas depois de 6 meses nem lembrava mais que existia? A resposta vai deixar tudo bem claro para você, as tendências são substituídas por outras muito rapidamente, assim como o desejo das pessoas.

Por isso, como tudo se altera o tempo todo, para sua persona não pode ser diferente, caso contrário, você estará gastando recursos e esforços com um “cliente ideal” que nem existe mais. É preciso atualizar sempre sua persona para se adequar às necessidades mutáveis do novo consumidor.

O que você precisa saber para realizar a reciclagem de suas personas

Primeiramente, se você acredita que a persona utilizada em seu negócio não é mais efetiva, está na hora de entender melhor o comportamento dos seus clientes e como seus produtos/serviços estão contemplando as necessidades e expectativas deles.

Observe o que é preciso identificar antes de desenvolver uma nova persona:

1- Mudança na empresa ou modificações no produto/serviço

Se sua empresa mudou essencialmente em relação aos objetivos, missão, visão e valores, obviamente a persona utilizada antes disso não se encaixará ao seu novo público alvo.

Outro fator relevante é entender que a concorrência influencia diretamente na opinião do seu público alvo, novas ofertas, produtos redesenhados impactam diretamente sobre as expectativas. Fique alerta para entender quais estratégias da concorrência estão sendo efetivas.

2- Alterações na sua base de clientes

Você acompanha de perto as alterações nos perfis de seus principais clientes? Grande parte das empresas começam atuando de uma forma bem nichada e, com o passar do tempo, vão ganhando espaço com pessoas diferentes e, em algumas ocasiões, começam a atender um público inesperado. Sabendo disso, é fundamental que as necessidades, comportamentos e expectativas de seus clientes sejam atualizadas.

3- Relacionamento com o cliente

Sua equipe de atendimento ao cliente está mais por dentro do que ninguém em relação às reclamações e sugestões mais mencionadas. Se aproximar desta equipe é o mesmo que conhecer as insatisfações e desejos de seus consumidores.

Realize uma coleta de informações sobre esses pontos, os dados coletados serão essenciais para redefinir a persona de seu negócio, uma vez que você saberá exatamente o que deve ser alterado, aperfeiçoado ou eliminado de acordo com a opinião de seus clientes.

Levantando as questões citadas nesses três tópicos, você terá os insumos necessários para atualizar a persona usada em sua estratégia de marketing digital. É vital para a construção deste personagem entender e conhecer melhor seu público alvo - ter este conhecimento em mãos é a garantia de uma persona bem definida.

Pronto! Agora você entendeu o motivo de redesenhar sua persona de tempos em tempos e o que é preciso saber para fazer isso, certo? Se quiser aprender muito mais sobre estratégias de marketing digital mergulhe em nosso blog!