9 principais métricas para você acompanhar as ações de marketing digital

DIWE
December 19, 2023
-
06 minutos
-
Marketing

No mundo cada vez mais tecnológico, a humanidade gera um volume imenso de dados todos os dias. Esses dados são gerados a partir dos rastros que deixamos na internet, por meio de diferentes canais. Sabe aquela busca na internet, ou aquelas informações que você preenche para baixar um conteúdo bacana? Então, cada passo a passo percorrido gera uma base dados.

Com uma base de dados é possível desenvolver ferramentas, como é o caso do Chat GPT. Trazendo para a realidade do marketing digital, os dados ajudam a conhecer as necessidades do lead, medir as eficácias das ações de marketing, obter os insights corretos para melhorar a performance e analisar se os investimentos estão tendo retorno financeiro esperado.

Por isso, toda vez que falar sobre marketing digital é imprescindível conhecer as métricas referentes à esse tema. Mas você conhece as principais métricas para acompanhar as ações de marketing do seu negócio? Leia esse conteúdo e fique por dentro!

O que são métricas?

As métricas do marketing digital são, basicamente, o tratamento de dados, durante um determinado período, usados para mensurar se as ações de marketing estão tendo eficácia ou não. Essas informações são utilizadas como ferramentas de análise e monitoramento, e impactam diretamente nas ações estratégicas da empresa.

As métricas orientam as tomadas de decisão dos gestores, garantindo a melhor performance das atividades de marketing. Imagina que a sua empresa possui uma página de rede social com postagens diárias. Você deve se preocupar apenas em fazer postagens diárias, ou também deve analisar o alcance, a integração e compartilhamento dos conteúdos publicados? Então, essa análise é realizada a partir do monitoramento das métricas.

Existem as métricas operacionais, que são métricas rotineiras do setor de marketing. Elas determinam se o marketing está seguindo pelo caminho certo. São métricas de consumo de conteúdo, engajamento e conversão. E, existem as métricas de negócio, que são as métricas mais atrativas para os investidores, pois mostram o retorno financeiro das ações de marketing para a empresa.

Embora os donos das empresas brilhem os olhos para as métricas de negócio, saber trabalhar as métricas operacionais pode gerar, efetivamente, o aumento nas vendas. Isso quer dizer que todas as métricas são importantes de alguma maneira para os negócios.

Qual a importância de mensurar ações de marketing?

No mundo digital, usar métrica é bem comum, no marketing digital não seria diferente. Lembra do tempo em que as publicidades de outdoors faziam sucesso? Esse era um tipo de conteúdo que não tinha como medir quantas pessoas tinham sido atingidas com ele, nem tão pouco saber quantas adquiriram o produto divulgado por conta da visualização da publicidade no outdoor. Mas o tempo passou (ainda bem!) e a realidade do marketing digital é bem diferente.

Entender a importância de mensurar não é uma tarefa tão difícil, entretanto, o que preocupa de fato a maioria dos profissionais de marketing é entender o que medir e como medir. São tantos dados disponíveis que definir “qual” e “como” medir parece confuso. 

Inicialmente, é necessário reunir informações que realmente mostrem os efeitos das ações de marketing para a marca. Depois defina a frequência para mensurar esses dados.

Mas qual a frequencia correta de mensurar? Depende! Se você deseja mensurar  a atividade de marketing para um evento que vai acontecer daqui duas semanas, talvez, a análise diária seja importante. Mas se você deseja mensurar as ações do dia-a-dia, o monitoramento pode ser diferente.

Passo a passo para definir com que frequência você deve mensurar:

  • Crie uma possibilidade de mensuração (ex.: medir semanalmente);
  • Acompanhe as métricas e identifique padrões;
  • Defina a frequência com base nessas informações obtidas.

7 principais métricas do marketing digital 

Se o seu negócio não possui métricas de marketing, o nosso conselho é que você mude essa realidade o quanto antes! E para ajudar você nessa tarefa tão difícil, reunimos as principais métricas de marketing digital. Acompanhe!

1-Retorno sobre investimentos (ROI)

Essa métrica é tão importante que criamos um conteúdo apenas para falar sobre ela. O ROI é uma métrica vinculada a receita da empresa relacionada a um determinado investimento em marketing. Como o próprio nome indica, o ROI é um indicador utilizado para saber quanto a empresa teve de retorno dos investimentos em Marketing.

O cálculo para essa métrica é o seguinte:

ROI = Receita total – Investimento em Marketing / Investimento em Marketing 

2-Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC é um métrica utilizada para saber quanto a companhia gasta para conquistar um novo cliente. Também é uma métrica relacionada a saúde financeira da empresa.

Nessa métrica, além de considerar todos os gastos relacionados a campanha de marketing, considere também outros custos relacionados, como os salários dos profissionais envolvidos.

CAC = Custo total de aquisição (despesas + investimentos ) / Total novos clientes

3-Ticket médio

É um indicador de desempenho das vendas em um determinado período. O Ticket Médio revela quanto cada cliente, em média, gastou nos serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa.

Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês

4-Valor do Tempo de Vida do Cliente (Lifetime Value ou LTV)

É uma métrica importante para empresas que prestam serviço por assinatura ou contratos recorrentes. O Lifetime Value calcula o valor médio que cada consumidor gastou durante todo o tempo em que ele consumiu o produto ou serviço. 

O Valor do Tempo de Vida do Clientes deve ser maior que o Custo de Aquisição por Cliente (CAC).

LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente (em número de meses)

5-Custo por Lead (CPL)

O Leads podem ser gerados por diferentes canais (redes sociais, mídia paga, e-mail marketing, busca orgânica). Esses canais são importantes fontes de nutrição do relacionamento da empresa com os consumidores. 

O Custo por Lead nada mais é que o valor investido para gerar cada lead.

CPL = Investimento total na campanha / Quantidade de leads gerados

Se um empresa tem um alto CPL, mas uma baixa taxa de conversão de lead em clientes, isso é sinal de que ela deve rever suas estratégias.

6-Métricas de redes sociais

Uma empresa pode interagir com seus consumidores por diferentes redes sociais - Instagram, YouTube, Facebook, TikTok e outras.

Independente da rede escolhida, monitorar as métricas é fundamental. Com elas é possível identificar possíveis gargalos que impedem a fluidez no relacionamento do consumidor com a empresa. As métricas são:

  • Alcance: quantas pessoas estão sendo alcançadas com cada conteúdo publicado;
  • Engajamento: interação do público com o conteúdo. A quantidade de pessoas que comenta, compartilha, curte ou realiza qualquer interação rápida oferecida pela rede;

Seguidores: número de pessoas que tem interesse no conteúdo e, por isso, seguem a página nas redes sociais.

7- Métricas de E-mail Marketing

A sua equipe de marketing pode elaborar um e-mail marketing bem atrativo, ao mesmo tempo em que consegue uma lista de contato de e-mails dos leads em potencial. Entretanto, todo esse esforço não será calculado se não forem monitoradas as métricas adequadas. As métricas de e-mail marketing são:

  • Taxa de abertura de email - mostra quantas pessoas que abriram o e-mail enviado. Avalie constantemente essa lista, vale excluir contatos de pessoas que nunca interagem com os conteúdos enviados.

Taxa de clique de email - mostra quantas pessoas clicaram no link enviado no corpo do email. Analisar essa métrica é interessante para descobrir quais os formatos geram maior engajamento dos leads.

8-Métricas de Blog

Pageviews - número de visualizações das páginas. Identifica quais as páginas são mais acessadas. Ajudam a entender qual formato de conteúdo é mais atrativo para os leads.

Tempo de leitura - mostra quanto tempo, em média, os leitores ficaram navegando no mesmo conteúdo. É uma oportunidade para traçar estratégias envolvendo os leitores, e os conduzir a consumir outros conteúdos.

Fonte do tráfego - mostra de onde vieram os leitores. Se foram pelo trabalho de SEO, redes sociais ou e-mail marketing.

Taxa de conversão - primeiramente, você definir o que pretende converter com o conteúdo: baixar um e-book, usar a versão teste de um produto, assinar a newsletter, finalizar uma venda, entre outras. 

Por exemplo, se um post teve 100 visitas e 30 pessoas realizaram a ação desejada, isso significa que a taxa de conversão é de 30%.

9-Custo por Clique (CPC) 

É uma importante métrica de Mídia Paga. O Custo por Clique mostra quanto está sendo investido para que o usuário clique no link divulgado na campanha. 

Cálculo de CPC = custo total da campanha / total de cliques

Uma estratégia é realizar o Teste A/B, onde duas versões de anuncio são divulgadas no Tráfego Pago. Avaliando o Custo Por Clique você consegue analisar qual o formato teve melhor performance e gerou conversão.

Considerações finais

As métricas aqui compartilhadas são apenas algumas das tantas opções disponíveis no mercado. Se você já acessou o Google Analytics ou o resultado de análise do Instagram ou Facebook, você já deve ter reparado quantos dados você obtém das pessoas que acessam seus conteúdos. Isso é ótimo! Mas pode ser aí que os gestores de marketing se perdem.

Com tantos dados e métricas, existem dois erros graves cometidos por gestores. Por um lado, com tantas informações, eles não conseguem organizar os dados e acabam não medindo nada. Por outro lado, os gestores entendem que todas as informações são verdadeiramente úteis e medem tudo.

Em ambos os casos o resultado é desastroso. Por isso, tenha sempre indicadores-chave de performance (KPI)  para guiar nas tomadas de decisão.

Dificuldade em definir métricas das ações de marketing do seu negócio? Descubra como a DIWE e o nosso time de especialistas podem ajudar você nesse desafio! Conheça o jeito DIWE de criar soluções!

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